Autoconsciência: o que é e como desenvolver?

26/04/2021 às 15:03 PNL

Autoconsciência: o que é e como desenvolver?

Você é uma pessoa que consegue identificar os seus comportamentos, as suas emoções? Se sim, isso é sinal de que você tem a autoconsciência desenvolvida. Aqui neste artigo, vamos mostrar como a autoconsciência é um conceito importante, como desenvolvê-la e como ela pode ajudar no nosso desenvolvimento pessoal.

A autoconsciência é um dos pilares da inteligência emocional. Sendo a base para qualquer pessoa que deseja mudar a sua forma de agir. A maioria das pessoas acredita que é como é porque é desse jeito e não há como mudar, porém, se pararem para pensar vão perceber as vantagens que ter consciência do são pode trazer para suas vidas.

O que é autoconsciência?

Autoconsciência é ter um conhecimento profundo sobre si mesmo. E ao contrário do que pode parecer, não é mesma coisa que o autoconhecimento. Então, basicamente esse conceito consiste em se esforçar ao máximo para se conhecer profundamente.

Desenvolver a autoconsciência é importante para ir além de qualquer outra habilidade socioemocional, é ter um conhecimento supremo sobre si mesmo.

Quais são os tipos de autoconsciência?

Segundo a psicologia, há dos tipos de autoconsciência: a pública e a privada. Falaremos mais sobre elas abaixo:

Autoconsciência Pública

A autoconsciência pública é quando pessoas são conscientes ao ponto de entenderem como elas parecem para os outros. Em outras palavras, elas sabem exatamente como são interpretadas e julgadas por outras pessoas.

Dessa forma, a autoconsciência pública é bastante comum em situações em a pessoa é centro das atenções. Muitas vezes, ela leva uma pessoa a aderir certas normas sociais para ser aceito por amigos, colegas e parentes.

Quando tomamos consciência da forma que somos avaliados pelos outros, buscamos modificar comportamentos e modos de pensar para sermos aceitos. Esse é um ato comum do ser humano, afinal todos queremos ter amigos, ser sociáveis.

Autoconsciência Privada

Esse tipo de autoconsciência significa que a pessoa se conhece profundamente, sabe quais são os principais aspectos do seu ser, tendo total consciência de sua forma de pensar e agir.

Se olhar no espelho e se reconhecer é um tipo de autoconsciência privada, por exemplo. Sentir o coração bater mais forte quando está de frente para alguém que você gosta também é uma forma de autoconsciência privada.

Conheça a nossa Formação em PNL.

Como desenvolver a autoconsciência?

Agora que você entendeu os tipos de autoconsciência, acredito que já deu para entender a importância de desenvolver esse conceito. Se conhecer profundamente é essencial para controlar as suas emoções, pensamentos e modificar hábitos para alcançar melhores resultados.

Confira abaixo algumas dicas para desenvolver a autoconsciência:

Explorar o autoconhecimento é fundamental

Por mais que já tenhamos dito no texto, que autoconhecimento e autoconsciência não são a mesma coisa, é importante entender que ambos andam lado a lado. Para chegar à autoconsciência, a pessoa precisa desenvolver o autoconhecimento. Um não existe sem o outro.

É fundamental que você entenda como você funciona, o que lhe faz bem e como você age no dia a dia. Esse é o primeiro passo para modificar comportamentos, tudo começa por você reconhecer e identificar formas de pensamento e ação.

Depois que você entende como você age ou pensa, você precisa partir para a autoconsciência, que visa buscar respostas mais profundas como: por que eu ajo dessa forma? O que me motiva a fazer isso?

É importante entender que quando falamos em autoconsciência, queremos dizer de um conhecimento tão profundo sobre si mesmo que a pessoa chega ao ponto de entender a sua lógica de pensar e agir.

Controle a impulsividade

Agir por impulso é uma maneira de fazer pensamentos e ações que queremos mudar prevalecerem em nosso ser. Portanto, é essencial que nesse processo de desenvolvimento da autoconsciência, nós foquemos em controlar a impulsividade.

Aqui, a inteligência emocional é importante para controlar as suas emoções. As situações diárias exigem que tenhamos equilíbrio emocional e para isso é importante começar a refletir sobre nossas ações, antes de agir.

Obter o controle da impulsividade é importante porque você toma melhores decisões. Com o tempo, você perceberá que ter controle sobre as suas emoções é vantajoso para o seu modo de agir e pensar e para os resultados que você espera obter.

Pratique a empatia!

Ter mais empatia no dia a dia é uma atitude muito importante para desenvolver a autoconsciência. Se colocar no lugar do outro em diferentes situações é importante para entender como os outros pensam e como nós mesmo reagimos em nosso cotidiano.

Observar e compreender o comportamento dos outros é uma forma de desenvolver a autoconsciência. Essa é uma maneira de se adaptar a diferentes situações, sem precisar vive-las. E também de controlar a impulsividade para não tomar decisões ou ter comportamentos que desrespeitem outras pessoas.

Faça o nosso curso practitioner em PNL!

O curso de PNL do IBND tem dupla certificação internacional. Aqui você aprende tudo sobre programação neurolinguística com profissionais reconhecidos no mercado.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK