Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Teoria de Piaget: saiba mais sobre ela

13/04/2021 às 11:23 PNL

Teoria de Piaget: saiba mais sobre ela

Desde que nascemos, começamos a aprender uma infinidade de coisas no dia a dia. Mas esse complexo processo de aprendizagem pode ser explicado de diversas formas. E uma delas é pela teoria de Piaget. Por isso, elaboramos esse artigo que vai te explicar com mais detalhes essa teoria, que é referência para milhares de estudiosos de diversas áreas do conhecimento. Bora aprender um pouco mais? 

O que é a teoria de Piaget?

Elaborada pelo renomado biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), essa teoria diz respeito ao complexo processo de desenvolvimento da inteligência humana. Piaget descreve que o nosso conhecimento de mundo acontece através da interação espontânea do indivíduo com o meio em que vive. 

A teoria de Piaget ainda defende que a capacidade de conhecimento de uma criança acontece sempre por etapas e vai se aprimorando quando ela passa de uma fase para outra. Esses períodos de desenvolvimento sugerem, segundo a teoria, que a construção de qualquer tipo de aprendizagem só acontece com a interação do indivíduo com objetos e outras pessoas. 

Assimilação e Acomodação

Esses dois elementos chaves são fundamentais para que a teoria de Piaget fique mais fácil de ser entendida. Todo o processo de aprendizagem humana, que também pode ser compreendido com a hipnose, se apoia nesses dois importantes conceitos. Vamos entendê-los melhor:

Assimilação

A assimilação é o processo na qual a criança adquire uma informação nova que ela não conhecia antes. E isso acontece através das experiências diárias, seja através de um novo desenho animado ou um brinquedo que ela nunca tinha visto. Em outras palavras, a assimilação é quando uma criança está aberta ao aprendizado constante e o seu cérebro está receptivo para armazenar o máximo de informações possíveis.

Acomodação

Já na fase de acomodação, a construção do conhecimento da criança se concretiza com a participação direta de um adulto. Quando ela começa a reconhecer as coisas, é normal confundir alguns objetos  parecidos. E com a intervenção de uma pessoa adulta, que vai mostrar para ela os nomes de cada objeto, a criança vai acomodar a informação em seu cérebro e criar um esquema de definição na sua mente. 

Estágios de desenvolvimento da aprendizagem humana 

Segundo a teoria de Piaget, os estágios de desenvolvimento da aprendizagem humana são: 

Sensório-motor

Nesta fase (0 a 2 anos), a criança não tem nenhum tipo de autonomia e está focada no agora. A interação com os objetos ainda é pouca e sua capacidade de aprendizagem é bem pequena. Nessa idade, o bebê consegue colocar objetos uns sobre os outros ou até ordená-los, de acordo com o tamanho de cada um. Segundo Piaget, as primeiras noções da sua existência começam a ficar mais evidentes no cérebro. 

Pré- operatório

Essa fase é marcada pelo evidente imediatismo e  vai dos 2 aos 7 anos. A criança começa a reconhecer a necessidade de adaptação ao meio em que vive. Nesse período, começa o processo de fala de tudo aquilo que a criança assimilou e acomodou antes. A fase pré-operatória é marcada pela existência de um ego enorme, em que a criança acha que o mundo gira ao seu redor. Ela quer ser o centro das atenções, a qualquer custo.

Operações concretas

Nessa fase, que vai dos 7 aos 12 anos, a criança começa a desenvolver um conhecimento que tenha relação com as outras pessoas mais velhas da sua convivência. A sua compreensão em relação ao seu “mundo colorido” fica mais evidente e ela consegue usar brinquedos como quebra-cabeças ou dominó. O pequeno também é capaz de fazer operações mentais com objetos concretos e começa a ter suas primeiras noções de tolerância. Mas situações abstratas ainda podem parecer um tanto confusas. 

Operações formais

A partir dos 12 anos de idade, acontece um maior desenvolvimento da nossa inteligência. Mudanças perceptíveis no corpo, por causa dos hormônios, já podem ser notadas. Alguns sentimentos como revolta, incertezas e inseguranças também são bastante comuns nessa fase. O adolescente já consegue resolver cálculos matemáticos mais complexos, pois a lógica está bem mais aguçada. A sua visão de mundo se torna mais concreta, bem como a sua resiliência.

Desenvolvimento da moral na teoria de Piaget 

Segundo a teoria de Piaget, o desenvolvimento da moral nos seres humanos pode ser entendido por três fases. Conheça quais são: 

Anomia

Essa fase vai até por volta dos 5 anos. Não existe a noção de moral nesse período e a conduta do pequeno é guiada unicamente por suas vontades. A criança não vai se satisfazer até que seja plenamente atendida. A obediência acontece totalmente por força do hábito e não por saber o que é ou não correto. 

Heteronomia

Já nessa fase, que vai dos 5 aos 10 anos, um novo tipo de comportamento costuma aparecer. Para a criança, tudo aquilo que os outros dizem que é certo, vai ser sempre correto e sem nenhum tipo de interpretação da sua parte. O mesmo acontece com aquilo que é errado, de acordo com o julgamento alheio. A opinião própria ainda não está formada. 

Autonomia

Após os 10 anos de idade, começa a fase de autonomia de uma pessoa. Algumas normas de conduta começam a fazer mais sentido para o pré-adolescente, que tem uma maior capacidade de distinção do que é certo ou errado. Os acordos com os pais ou responsáveis costumam ser mais frequentes. Pouco a pouco, a autonomia do indivíduo vai sendo formada, desde que sejam respeitadas as particularidades de cada um. 

O fato é que a teoria de Piaget e todas as suas fases, nos permite entender um pouco melhor como é construído o conhecimento humano. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®