O que é psicopedagogia?

10/04/2021 às 19:33 PNL

O que é psicopedagogia?

O conhecimento humano, bem como todo o seu processo de construção e aprendizagem, pode ser algo complexo e desafiador. Mas existe uma área extremamente importante e que pode te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto: a psicopedagogia. Elaboramos esse post que vai te explicar mais a respeito sobre esse tema. Preparado (a) para aprender mais? Então, continue a leitura. 

O que é psicopedagogia?

Podemos dizer que a psicopedagogia é o resultado da união de duas importantes áreas do conhecimento: a psicologia e a pedagogia. Mas a psicopedagogia vai mais além e aborda assuntos da neurologia e até da antropologia. O objetivo dessa área é entender como funciona a assimilação e a construção do conhecimento por parte do ser humano. 

Se olharmos por um determinado ponto de vista, desde o nosso nascimento, estamos rodeados por infinitas possibilidades e somos bombardeados por uma enxurrada de informações a todo instante. E o que isso significa? Que estamos em constante aprendizagem, o que contribui para a construção do conhecimento humano. 

Qual a importância da psicopedagogia? 

Se você está pensando que a função da psicopedagogia é apenas o processo de alfabetização de uma pessoa, por exemplo, está muito enganado (a). Essa área pode servir como empoderamento para uma pessoa que está com dificuldade em seu processo de aprendizagem, principalmente no que diz respeito aos fatores emocionais.

A psicopedagogia pode e deve ser usada no ambiente escolar. Essa estratégia pode ser aplicada de forma preventiva na orientação dos pais e professores sobre a identificação de possíveis falhas ou sinais que mostram que o aprendizado do aluno está deficiente. A intenção, nesse caso, é fazer com que todo o conteúdo ensinado seja devidamente absorvido e compreendido. 

Psicopedagogia clínica e institucional: quais as diferenças? 

A psicopedagogia pode ser aplicada em duas importantes áreas: clínica e institucional. Cada uma delas vai exigir conhecimentos distintos e pode ser usada de formas diferentes. Conheças as diferenças entre elas: 

Psicopedagogia clínica

O profissional que atua nessa área é o psicopedagogo. A psicopedagogia clínica é voltada para atendimentos em consultórios. O paciente recebe um atendimento individual, pois cada pessoa tem uma necessidade ou problema diferente. Nessa área, não é incomum que o atendimento seja realizado juntamente com outros profissionais da neurologia ou psiquiatria. 

É claro que tudo vai depender do objetivo da pessoa. Na psicopedagogia clínica, a intenção é identificar as causas que estão dificultando o processo de aprendizagem. Além disso, são oferecidas soluções viáveis que possam amenizar ou até superar o problema do paciente. Algumas técnicas podem ser usadas pelo psicopedagogo. 

Psicopedagogia institucional

Já a psicopedagogia institucional atua com pequenos grupos. O psicopedagogo pode atuar em escolas, empresas, hospitais, instituições filantrópicas, dentre outras. O seu objetivo pode variar de acordo com a demanda das pessoas e, claro, de cada instituição envolvida com o processo. A hipnoterapia pode ser bastante útil na vida desse profissional. 

O psicopedagogo institucional vai fazer uma minuciosa avaliação de todos os comportamentos no dia a dia e identificar as principais causas que estejam atrapalhando o bom desempenho dos colaboradores de uma empresa, por exemplo. Todo o trabalho, nesse caso, é feito em grupo. Vale ressaltar que uma determinada equipe de funcionários pode ter necessidades diferentes de outra, no que diz respeito à produtividade. 

Quer se tornar um psicopedagogo? Conheça as principais atribuições

Se você quer atuar na área da psicopedagogia e acredita que tem o perfil adequado para exercer bem essa função, conheça as principais habilidades pessoais que todo psicopedagogo deve ter, para prosperar:

Ética

A ética é uma competência exigida em qualquer profissão. Mas quando a área lida diretamente com pessoas de todas as idades, classes sociais e com os mais variados problemas, essa habilidade parece ficar mais em evidência para o psicopedagogo. Vale redobrar a atenção, nesse sentido. 

Saber se expressar bem

Todo psicopedagogo precisa ser um profissional comunicativo e conseguir entender quais são as necessidades das pessoas, de uma forma rápida e dinâmica. Ter a capacidade de estabelecer um diálogo franco, aberto e baseado na confiança, é primordial para quem deseja atuar nessa área. 

Saber escutar

Além de saber se comunicar com eficiência, o psicopedagogo precisa ser um bom ouvinte. É claro que estabelecer um diálogo eficiente é importante, mas escutar com atenção todas as necessidades e problemas da outra pessoa, também conta. Na verdade, tudo é questão de equilíbrio: falar e escutar na hora e na medida certa. Ter resiliência também é fundamental. 

Ter bom controle das emoções

O psicopedagogo vai enfrentar algumas situações complexas e desafiadoras no dia a dia, em sua profissão. Por isso, ter um bom controle emocional pode ser de grande valia. Pode até não ser fácil manter o controle das emoções, principalmente diante das dores alheias, mas isso é necessário. Estar bem consigo mesmo (a) pode ajudar bastante a encarar esse desafio. 

Empatia

Empatia nada mais é do que saber se colocar no lugar da outra pessoa. Aliás, essa é uma qualidade que toda pessoa no mundo deveria ter. Mas os profissionais que lidam com outros seres humanos, precisam ter essa importante habilidade muito mais aguçada, no dia a dia. 

Comprometimento com o trabalho

O psicopedagogo poderá ter que enfrentar situações que irão exigir a máxima dedicação e comprometimento com as atividades. Cada pessoa tem uma necessidade diferente e vai precisar de um acompanhamento constante. E quanto mais comprometido o profissional for, melhor para ele, que vai prosperar na área escolhida. 

Agora que você já sabe o que é psicopedagogia e conhece suas atribuições, que tal contar com um bom profissional dessa área para dar suporte aos colaboradores da sua empresa? 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK