Aprenda a lidar com o bloqueio mental e descubra como a hipnose pode te ajudar

28/10/2021 às 16:04 Hipnose

Aprenda a lidar com o bloqueio mental e descubra como a hipnose pode te ajudar

Você já se sentiu preso por causa de uma bloqueio mental? Apenas uma pequena minoria de muita sorte conseguirá responder que não. Afinal, é totalmente compreensível e natural se sentir preso em uma carreira, insatisfeito com um relacionamento ou desconte com a rotina do dia a dia. 

O bloqueio mental pode ser extremamente frustrante e pode afetar a vida profissional, os relacionamentos interpessoais e até mesmo a vida pessoal. Muitos são os fatores que podem desencadear o bloqueio dos pensamentos, desde analisar demais até se sobrecarregar com muitas tarefas. 

Mas afinal de contas, você sabe o que é um bloqueio mental e como você superá-lo? Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos trazer possibilidades para que você supere o bloqueio mental através de estratégias eficazes, e até mesmo através da Hipnose

O que é um bloqueio mental?

O bloqueio mental, ou bloqueios da mente, são ações de defesa inconscientes que agem na tentativa de evitar o sofrimento. E como se, com o acúmulo das experiências vividas, o individuo sobrecarrega-se a mente com esta altíssima quantidade de informações armazenadas. 

Dentre estas informações, muitas podem ser consequência de traumas de infância e experiências ruins do passado. 

Embora a ação do bloqueio mental tente proteger, na grande maioria das vezes, eles acabam impedindo que a pessoa transforme seus sonhos em projetos concretos. 

Exemplos mais comuns de bloqueios mentais

Medo de errar

Quando o receio de fazer algo e não dar certo se torna mais forte que a sua vontade de tirar um projeto do papel, é bastante claro que você pode estar sofrendo com um bloqueio mental. É importante estar pronto para lutar pelos seus sonhos e aceitar caso algo não dê certo. Porém, quando a mente foca apenas nos insucessos, o bloqueio mental toma conta da nossa vida.

Crenças limitantes 

Se ao começar um projeto qualquer, você passa a analisar cada mínimo detalhe e a possibilidade de as coisas não darem certo e, consequentemente, o seu planejamento falha e a realização nunca acontece, o seu bloqueio mental pode estar ligado a crenças limitantes

Complicar o que é simples

É claro que muitas decisões dependem de uma análise cuidadosa. No entanto, há coisas simples do dia a dia que precisam e podem ser resolvidas de forma imediata.

Quando uma pessoa faz atividades simples tornarem-se difíceis, pode estar sendo dominada por bloqueios da mente. Afinal, quando uma coisa simples é analisada de forma exagerada, ela se torna complexa e evita o progresso.

Três estratégias eficazes para superar um bloqueio mental

Para superar um bloqueio mental, é essencial se valer de estratégias que se concentrem na raiz do que mantêm a pessoa presa. Desta forma, algumas estratégias eficazes são:

  1. Concentre-se no presente: se você está enfrentando um bloqueio mental, é provável; que haja algo incomodando você no passado ou que esteja se preocupando demais com o futuro. Portanto, reserve alguns minutos do seu dia para viver o presente.

  2. Reconheça a sua evolução: por mais contraditório que parece, quanto mais frustrado nos sentimos, mais próximo será o nosso avanço. Este sentimento de bloqueio é normal à medida que crescemos e evoluímos para superar nossos obstáculos. 

  3. Reprograme sua mente: anote exatamente tudo o que você está pensando e que está limitando suas ações. Quando as crenças limitantes revisitarem, busque substitui-las por crenças fortalecedoras. 

Como a hipnose ajuda a tratar bloqueios mentais?

Você sonha em realizar vários dos seus sonhos, mas nunca consegue dar o primeiro passo para tirá-los da sua mente? De forma geral, um bloqueio mental é resultante de eventos traumáticos que, em sua grande maioria, aconteceram na infância. 

Através de sessões de hipnoterapia, o hipnólogo buscará com o seu cliente descobrir a origem do bloqueio, através de técnicas que permitiram o acesso de lembranças ‘arquivadas” no inconsciente. 

Descoberto a origem do bloqueio mental, será trabalhada a ressignificação, ou seja, a reinterpretação da lembrança. Além disso, a hipnose ajuda o cliente a desenvolve autocontrole e autoconhecimento, características importantes para que o individuo consiga tirar um projeto do papel e colocá-lo em prática.

Quer aprender mais sobre hipnose? Conheça o curso de hipnose do IBND. Uma formação completa para você mergulhar no incrível universo a hipnose!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK