Aprenda a como resolver problemas complexos de maneira simples com a PNL!

17/04/2022 às 20:37 Dicas

Aprenda a como resolver problemas complexos de maneira simples com a PNL!

Para qualquer área na qual um profissional atue, uma das mais importantes características é sua capacidade de transformação. Afinal, em uma sociedade que vive constantes e intensas mudanças, já não é o mais forte que sobrevive, e sim o que melhor se adapta às mudanças. 

Em um contexto profissional, inúmeras são as habilidades que um profissional deve desenvolver para mantê-lo em crescimento. E dentre essas habilidades soft skills, a capacidade de saber como resolver problemas complexos é essencial.

E tal capacidade esta diretamente ligada a habilidade de inteligência emocional. Isso porque as pessoas tendem a reagir impulsivamente para solucionar problemas, e nesta impulsividade, podem acabar cometendo erros graves que seriam evitados com um melhor gerenciamento de suas emoções. 

Esta é uma característica muito importante, por exemplo, nos andamentos de processos com uma visão ampla do problema e um pensamento rápido com foco na solução. 

Quer aprender como resolver problemas complexos de maneira mais simples?

 A seguir neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) te daremos algumas orientações para que isso aconteça. Vamos lá!

Seis orientações para aprimorar sua habilidade de resolver problemas

  1. Identifique o problema 

Ao lidarmos com um problema de alta complexidade, é normal que nosso olhar se direcione a diferentes pontos de atenção. Por isso, é vital que você tenha um entendimento claro do que precisa ser resolvido. 

Quando tentamos resolver uma série de pequenos problemas que são parte de um único problema maior, a tarefa de resolução se torna muito mais difícil, você não concorda?

  1. Faça pesquisas e estude casos

Depois de ter uma definição clara do problema que tem que ser resolvido, será preciso averiguar e pesquisar sobre a natureza do problema e suas possíveis causas. 

Esse processo de pesquisa pode incluir o exame de causas de problemas semelhantes que foram resolvidos no passado ou podem, por exemplo, envolver a elaboração de perguntas a pessoas envolvidas no problema. 

  1. Procure soluções viáveis 

Pesquisado o problema e encontrada as potenciais causas, é chegada a hora de pensar nas soluções possíveis. 

Essa fase pode requerer criatividade e brainstorming para que você chegue em algumas soluções ideais, bem como algumas soluções alternativas caso seu primeiro conjunto falhe. 

  1. Não tenha medo de tomar decisões 

Definida sua lista de soluções possíveis, restrinja metodicamente suas ações para a melhor solução. 

Se você estiver trabalhando em equipe, tente tomar decisões em conjunto e chegar a uma solução consensual com todos da sua equipe.

  1. Coloque sua decisão em prática 

Implemente a solução escolhida de forma planejada e deliberada. Evite correr diretamente para a ação antes de planejar estrategicamente o que precisará ser colocado em prática. Ações colocadas em prática sem planejamento, geralmente levaram a uma solução malfeita que não atinge o resultado pretendido. 

  1. Monitore os resultados 

Observe como sua solução está funcionando e decida se outras ações precisam ser tomadas. 

Para isso você pode definir um prazo para observação antes de fazer o acompanhamento e decidir se de fato fará ou não alterações em seu plano.  

Torne-se um especialista em resolver problemas!

A PNL (sigla para Programação Neurolinguística) trata-se de uma técnica capaz de proporcionar inúmeros benefícios a profissionais do ramo da advocacia no seu dia a dia, entre elas: como identificar a linguagem do cliente, como se expressar de forma clara, como se comportar com mais inteligência emocional e como resolver problemas de forma mais simples. 

No curso de pnl online oferecido pelo IBND e ministrado pelo pedagogo Rodrigo Huback com mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento e excelência humana, você aprenderá a:

  • Desenvolver habilidades de liderança;

  • Enxergar novas possibilidades profissionais;

  • Conectar-se com seus clientes e equipe de trabalho;

  • Dominar uma linguagem mais persuasiva, clara e eficaz;

  • Formular metas e objetivos;

  • E muito mais

Aprenda em casa com mais de 220 aulas 100% online e receba certificação internacional como Practioner em PNL!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK