A verdade por trás do Google

09/08/2021 às 19:10 Hipnose

A verdade por trás do Google

Uma das empresas mais influentes no mundo, com ferramentas utilizadas por milhares de usuários a cada segundo, o Google se tornou parte do nosso dia a dia. Você sabe como funciona o Google enquanto empresa? Então dá uma olhada!

O autor

Alejandro Suárez Sánchez-Ocaña, autor do livro "A verdade por trás do Google" é um investidor e empresário do setor de novas tecnologias, vice-presidente da Associação de Investidores e Empreendedores da Internet e de uma série de páginas informativas na internet. Fundou sua primeira empresa em 1998, sendo consultor e assessor da Business Angel, com bastante atuação na área de negócios internacionais, cujas principais abordagens são temas que afetam a sociedade digital e as empresas espanholas.

O início

O germe que viraria o Google teve início em 1998 quando, quase sem querer, surgiu uma das empresas mais poderosas e inovadoras do mundo. Seus criadores, Sergey Brin e Larry Page tinham, na época, 23 e 24 anos de idade, conheceram-se na Universidade de Stanford durante o doutorado. Larry Page formou-se em engenharia da computação, enquanto Sergey se dedicou às ciências matemáticas e em engenharia da computação.

Na época, a Internet ainda era um mundo novo a ser explorado. Larry Page começou a estudar a estrutura da World Wide Web (na época formada por servidores e sites) e pelos links entre eles. Alguns anos depois, o Google havia alcançado a incrível cifra de um bilhão de sites registrados. Antes do surgimento do Google, os buscadores não eram um grande negócio e não se investia muito nesse tipo de ferramenta, abrindo caminho para classificar a importância de cada página. O primeiro funcionário do Google se chama Craig Silverstein, outro estudante de Stanford, acompanhou e trabalhou lado a lado com os fundadores desde o início.

O projeto foi apresentado a uma série de investidores ao longo de seu desenvolvimento, superando obstáculos para competir com outras ligas de capitalização importantes. No final de 1999, o Google recebia em média 7 milhões de visitas diárias, um número baixo que já trazia alegria ao time de desenvolvedores. O quadro de funcionários foi tomando forma, principalmente com engenheiros que não ganhavam grandes salários.

Processo seletivo

O Google é vista como uma empresa peculiar desde o seu início, com suas instalações atípicas e seleção de funcionários com entrevista realizada diretamente pelos dois fundadores. Às sextas-feiras eram realizadas festas agradecendo pelo dia de folga, principalmente nos ambientes emergentes da empresa no Vale do Silício, Estados Unidos.

Pessoas menos experientes, não é incomum confundir o Google com a própria internet e faz com que aumente a sua popularidade e, consequentemente, a busca por trabalhos que contemplem o método descontraído do Google.

Google atualmente

Hoje em dia, o Google é muito mais que um buscador, sendo uma das maiores e mais diversificadas empresas tecnológicas do mundo. Com a evolução da empresa, os dados armazenados na base de dados passaram a ser operados por um robô de buscas, o Googlebot, imprescindível para seguir cada link e revistar a rede em busca de sites escondidos. Assim, ele armazena e enriquece a base de dados, permitindo mostrar respostas muito mais específicas às perguntas dos usuários. Calcula-se que para isso, o algoritmo precise resolver uma equação de 500 milhões de variáveis e mais de 2 bilhões de termos.

O sistema de busca está disponível em mais de cem idiomas, entre eles inglês, castelhano, catalão, francês, português, alemão, chinês, árabe, japonês, coreano e outros.

Muitas pessoas dariam quase a vida para trabalhar nos idiossincráticos escritórios do Google na Califórnia, no conhecido complexo Googleplex, no qual mais de 26 mil funcionários se deslocam de patinete e dispõe gratuitamente de restaurantes com comidas de cinco continentes, áreas de lazer, piscina ou creche. É uma companhia jovem e descontraída, que oferece recreação para adultos em conjunto com o trabalho, até mesmo não parecendo uma empresa.

Por trás de tudo isso, existe uma importante carga de marketing, ajustada pelos responsáveis da própria empresa. Milhares de pessoas visitam o complexo Googleplex para admirar o entorno da empresa, dessa forma, a empresa adquiriu milhões de adeptos, oferecendo serviços gratuitos para o usuário e, ao mesmo tempo, melhorando a experiência do uso da rede.

Vantagens do Google

A tecnologia permite inúmeras vantagens ao usuário, como corrigir a ortografia das buscas. Praticamente todos os serviços do Google, desde a classificação de páginas até a inserção de publicidade, funcionam sem intervenção humana.

Um dos principais segredos do Google é que ele cria constantemente novos serviços para melhorar a experiência do usuário. Além disso, a empresa conhece o seu usuário com perfeição, sabe que o mais irritante é a publicidade maciça, irrelevante, mal segmentada e com formatos agressivos, por este motivo a página inicial é branca, além de ser muito rápida para carregar, motivo pelo qual o usuário não costuma abandoná-la.

O email do Google

O Gmail, o email do Google, foi uma das ferramentas oferecidas pela empresa que mais atraiu usuários, por ser um correio eletrônico rápido que conta com a tecnologia de busca do Google e uma capacidade de armazenamento de até 7 GB, tendo seu início em abril de 2004.

Inicialmente, o email era liberado apenas para funcionários, passando para os usuários após. No entanto, só podia se cadastrar no Gmail as pessoas que recebessem um convite de outra pessoa cadastrada até ser aberto, em 2007.

Amplitude da empresa

Em 2011, após o surgimento da Google Inc., a plataforma contava com cerca de 26 mil funcionários e continua crescendo. As principais empresas concorrentes do Google atualmente são grandes empresas como a Apple, o Yahoo e a Microsoft, se transformando até mesmo em uma ferramenta de informação, aquisição de inteligência emocional e autoconhecimento.

E você, utiliza ferramentas de tecnologia para aprender mais e melhor? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referência:

SÁNCHEZ-OCAÑA, A. A verdade por trás do Google. Editora Planeta. 1ª edição. 2012.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK