A importância de se hidratar

23/07/2021 às 21:04 Hipnose

A importância de se hidratar

O ser humano é capaz de permanecer sem comer, mas sobrevive pouco tempo sem ingerir água. Será que a água é tão importante para nossa saúde? Vamos dar uma olhada!

A água

A água é o componente fundamental para a formação dos líquidos corporais, por isso algumas pessoas afirmam que nosso corpo é formado por água. Dessa forma, ela está presente na formação da saliva, que ajuda na digestão dos alimentos, no líquido sinovial, que auxilia na mobilidade das articulações e no humor vítreo e nas lágrimas, no líquor que circunda o sistema nervoso central, na produção de urina pelos rins e no sangue, permitindo a ele fluidez e perfusão de órgãos e tecidos.

Além disso, a água é considerada um solvente, no qual são dissolvidas substâncias que chamamos de solutos, principalmente o sódio, cloreto, fosfatos e sais proteinados, cálcio, magnésio, potássio, hormônios e metabólitos em geral.

O papel da água no corpo humano

Estudos apontam que podemos viver quatro vezes menos sem água se compararmos com a necessidade de ingestão de alimentos. A água desempenha uma série de funções importantes no organismo humano, tais como:

  • Estrutural: todas as células precisam de água para sua estrutura e funcionamento.
  • Lubrificante: componente dos fluidos, como saliva, secreções e sangue.
  • Solvente: serve como meio para reações químicas e dissolve eletrólitos como sódio, cálcio, magnésio e nutrientes como carboidratos e proteínas. A água é um meio fundamental para as reações físico-químicas que acontecem no organismo. Essas reações são importantes, por exemplo, para transformar energia, contração muscular e secreção hormonal, além de outras.
  • Transporte e circulação sanguínea: a água transporta nutrientes para as células e remove os metabólitos produzidos por elas. A água permite que o sangue seja fluido e chegue a todos os órgãos.
  • Termorregulação: auxilia na manutenção da temperatura corporal, por exemplo, favorecendo a perda de calor em ambientes quentes.

A hidratação

Hidratar-se é fundamental para o bom funcionamento das atividades cerebrais, intestinais e musculares, e possui importante papel deste na performance de atividades físicas, até a textura da pele.

A água é o elemento fundamental para transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. O corpo não produz água, dessa forma, é preciso buscar água para que o organismo funcione regularmente, a isso chamamos de hidratação.

O corpo elimina naturalmente cerca de 2,6 litros de água por dia e tudo isso precisa ser reposto. Mas não basta apenas tomar alguns litros e ficar despreocupado, pois a eliminação exacerbada de água também pode levar consigo minerais responsáveis por funções intracelulares. Não adianta ingerir muito líquido com o objetivo de manter o corpo hidratado se esse líquido não for rico em minerais como sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cloreto. Por isso, é importante observar a qualidade da água e os componentes de bebidas “artificiais” que consumimos diariamente.

A importância de se hidratar

Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, na regulação da pressão arterial, entre outras. Veja como a hidratação funciona em diversos órgãos e sistemas:

  1. Digestão: a água é fundamental para que o trato intestinal funcione bem, especialmente quando ingerida em conjunto com fibras. A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes, colaborando em quadros de constipação.
  2. Rins: órgão responsável por filtrar o sangue, os rins bem hidratados conseguem expelir toxinas e resíduos do corpo com mais facilidade.
  3. Circulação: um corpo bem hidratado apresenta melhor circulação sanguínea, com melhor fluidez, pois deixa o sangue menos espesso, além de manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas.
  4. Cérebro: é importante citar que o cérebro é formado por 75% de água e consome a maior parte dos nutrientes que ingerimos, é uma parte do corpo que precisa de muita energia para desempenhar suas tarefas e a água é que transportará essa carga energética que o corpo precisa, além da resiliência que a mente necessita.
  5. Pele: quando não hidratados, retemos mais líquidos e sódio no corpo, deixando a pele e a boca ressecadas, sendo recomendada maior ingestão de líquidos bem como verificar o motivo da retenção.

Como se hidratar?

A combinação ideal para manter o corpo hidratado é consumir água rica em eletrólitos e minerais que auxiliam a absorção de nutrientes pelas células, como cálcio, magnésio, potássio, sódio, manganês, cromo, fósforo e cloro.

A quantidade de água a ser ingerida por dia varia conforme as características físicas de cada indivíduo e conforme os fatores externos como prática de esportes e condições climáticas. O ideal é procurar orientação profissional para saber a dose certa recomendada em cada caso, por mais que popularmente o bom senso comum indique o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Estima-se que a necessidade do total de água para homens sedentários é de aproximadamente 2,5 litros por dia, podendo aumentar até 6 litros em caso de atividades físicas ou temperaturas quentes. Estudos afirmam que as mulheres teriam menor necessidade de ingestão de água do que homens.

Existem outras formas de se hidratar, tais como com água de coco natural, frutas e vegetais, fibras e nutrientes, sais não refinados, bebidas hidratantes e misturas formuladas para a hidratação contendo eletrólitos essenciais para manter o chamado balanço hídrico, ou seja, a diferença entre a água que entra no organismo menos o total de água perdido através dos mecanismos corporais.

Desidratação

A desidratação é uma condição complexa caracterizada pela redução da ingestão ou perda excessiva de água. Um dos principais mecanismos que o organismo implementa para prevenir a desidratação é a sede, que é ativada mesmo quando existe uma pequena redução de água corporal. Além disso, o organismo envia alguns sinais aos rins para reter água e sódio.

A redução da ingestão de água é mais frequente em populações de risco como idosos, crianças, adolescentes, gestantes e mulheres que estejam amamentando. Por isso, procure sempre se hidratar!

E você, gostaria de auxílio técnico para estabelecer novas metas para maior saúde e qualidade de vida? Quer aprender novas abordagens em saúde? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa. Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

AZEVEDO, P. et al. Água, hidratação e saúde. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. 2016.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK