A importância das metas diárias para a produtividade

10/01/2020 às 16:08 Coaching Dicas PNL

A importância das metas diárias para a produtividade

A maioria das pessoas reclama que não tem tempo para tudo. O dia deveria ter 30, 36 horas para podermos fazer tudo o que precisamos ou queremos. Apenas 24 horas é pouco para muitas atividades, isso nos torna menos produtivos.

Para lhe ajudar a resolver esse problema, vamos mostrar como o uso de metas diárias pode ser efetivo para uma gestão eficiente do seu tempo e uma vida mais produtiva. Colocar metas de produção pode ser a saída para organizar a sua vida pessoal e profissional.

Qual é a importância das metas diárias?

Todo dia vivemos um turbilhão de expectativas. Tudo o que precisamos fazer, respostas e resultados sobre o que já fizemos, o que não falta é motivo para termos mais ansiedade.

Sempre existirão situações adversas no nosso dia a dia, coisas que não sairão como nós gostaríamos, por isso é importante ter metas para tentar fugir de contratempos e não ter frustrações. Essas frustrações podem reduzir bruscamente a nossa motivação e destruir de vez a nossa produtividade.

Para otimizar toda a rotina diária, é muito importante estabelecer metas. Isso é muito importante para termos uma noção concreta do que poderemos e não poderemos fazer. Assim, podemos definir prioridades e sermos mais práticos no dia a dia.

A definição de metas diárias também é uma maneira de acabar com a procrastinação. Se você definir metas diárias, para cada dia da semana por exemplo, você terá mais motivação para cumpri-las. E saberá que se deixar de cumprir alguma meta, o seu dia seguinte ficará mais pesado, o que pode impulsionar a realização das tarefas no prazo.

Estipular metas diárias ajuda a criar um compromisso consigo mesmo, além de nos ajudar a nos prepararmos psicologicamente e fisicamente para as nossas atividades. E a cada dia, com 100% das metas cumpridas, você se sentirá mais motivado e disposto.

Como definir metas diárias?

Para otimizar a sua produtividade, as metas diárias devem ser coerentes, mensuráveis e estarem dentro da sua realidade. Saber que a meta é alcançável e, principalmente, saber os motivos pelos quais você precisa cumpri-la é a chave para lhe ajudar a definir as suas metas diárias.

Confira as nossas dicas abaixo:

Estipule o tempo para a realização de cada meta

Não adianta lotarmos a nossa agenda de tarefas se sabemos que não dá para fazer tudo em 24 horas. Durante o dia temos que ter nossos momentos de trabalho, de descanso, de lazer, das tarefas de casa, e por isso precisamos ter tudo organizado e dentro do que podemos realizar diariamente.

A primeira dica para definir metas diárias é estipular o tempo necessário para a realização da meta. É importantíssimo que reservemos um tempo para cumpri-la no dia determinado.

Não adianta tentar fazer tudo em um dia. Isso, além de ser impossível, afeta a nossa concentração e diminui a nossa produtividade.

O ideal é que você defina a sua meta e estipule o tempo para realizá-la. Assim, você consegue fazer todas as tarefas necessárias para cumpri-la no mesmo dia.

Você pode aprende a criar metas e formular objetivo em nosso Curso de PNL.

Faça a fragmentação das metas

Existem metas que não podem ser definidas e cumpridas em um mesmo dia. Quando nos envolvemos em um novo projeto, por exemplo, sabemos que não terminaremos no mesmo dia.

Afinal, existem muitas tarefas que devem ser executadas para concluirmos 100% do trabalho.

Quando temos projetos mais extensos e complexos, o ideal é fragmentar as metas. Faça isso, estipulando metas para o cumprimento de cada parte/tarefa do trabalho.

Essa é uma excelente maneira de evitar a procrastinação e programar a entrega do projeto com folga no prazo.

Divida as tarefas por dia e tente antecipar em até 48 horas a entrega do trabalho. Assim, caso haja imprevistos, você terá tempo hábil para reorganizar suas metas e ainda conseguir o trabalho dentro do prazo estipulado.

Liste todas as suas metas

Não adianta apenas definir as metas, para facilitar o cumprimento e organização é essencial que você coloque suas metas em listas.

Assim, você pode ir acompanhando o seu desenvolvimento com a realização de tarefa por tarefa.

Dessa forma, você consegue guiar o seu dia de produção e evitar esquecer de fazer alguma tarefa.

Da mesma forma, você tende a entender melhor o seu ritmo para acomodar suas metas, de acordo com o que você consegue produzir diariamente.

Defina prioridades

Outra ação importante para o cumprimento das metas é a definição de prioridades. Dessa maneira, você pode começar o dia com as tarefas mais importantes, evitando atrasá-las.

Sempre existem ações urgentes em nosso cronograma, por isso é importante darmos prioridade a elas para que nosso trabalho possa fluir.

Definir as prioridades do dia é importantíssimo para a produtividade. Assim, você não esquece nada importante e nem se atrapalha, tentando realizar tarefas que dependem de outras tarefas para serem concluídas.

O coaching é uma metodologia que pode ajudar bastante numa gestão de tempo mais eficiente, dentro desse processo você terá conhecimento de ferramentas e técnicas importantíssimas para tornar o seu dia mais produtivo e definir as metas da maneira correta.

Através do nosso Curso de PNL você obtem ferramentas e técnicas para obter mais foco e clareza nas suas prioridades e objetivos, aprende a estabelecer melhor as suas metas, a identificar suas prioridades e alcançar alta performance na sua vida.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso Curso de PNL.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®