6 sinais claros de procrastinação

01/04/2020 às 16:41 PNL

6 sinais claros de procrastinação

A procrastinação é um destruidor de produtividade de resultados. Muitas pessoas são procrastinadoras e não sabem disso, mesmo assim continuam atrasando prazos, deixando coisas para a última hora e reclamando por não conquistarem seus objetivos. Você se acha um procrastinador?

Bom, aqui vamos lhe ajudar a descobrir se você está procrastinando demais ou não e tentar te ajudar a acabar com a procrastinação. Existem sinais tão claros de procrastinação e devemos estar bastante atentos a eles para manter o nosso trabalho e a nossa vida pessoal sobre controle.

O que é procrastinação?

Muitos confundem, mas a procrastinação não pode ser considerada como uma doença, a prática é um mau hábito que pode nos prejudicar bastante. O ato de procrastinar é o comportamento racional de adiar alguma ação que poderia ser feita naquele momento. Dessa maneira, sempre que temos tempo, mas deixamos algo para outra hora, estamos procrastinando.

E praticamente todos nós procrastinamos, o problema real da procrastinação está no excesso. E quando a praticamos em excesso, podemos reconhecer que estamos nos tornando procrastinadores por certos sinais, que mostraremos abaixo:

Demora para levantar da cama

Você levanta da cama quando o despertador toca ou fica enrolando para levantar? Se você fica enrolando para levantar, não tem automotivação, sente aquela preguiça e sempre pensa que pode dormir por mais cinco minutos, é sinal de que você é procrastinador.

Não parece, mas demorar para levantar da cama é um sinal claro de procrastinação. Se a todo momento a preguiça nos domina e retardamos o início do nosso dia, com certeza teremos menos foco e menos produtividade ao decorrer do dia. Isso pode nos prejudicar bastante em nossa vida pessoal, e principalmente, profissional.

Você não vive sem o celular

Depois que inventamos os smartphones ficamos anda mais viciados na internet. Um dos fatores que contribuem para a procrastinação é a distração. E o celular é um dos aparelhos mais usados para se distrair. Quem não vive sem o celular tem sérios problemas para manter o foco em uma atividade,

Se a pessoa utiliza o celular o dia todo, ela picota a realização de suas tarefas. Não é raro ver pessoas começando uma ação, parando para olhar no celular e voltando para a ação toda hora. Esse é um sinal claro de procrastinação. Ao fazer isso, perdemos foco, e consequentemente, qualidade. Por estarmos distraídos, não conseguimos fazer nada bem.

Conheça a nossa formação de coach.

 

Você não consegue se manter focado por muitos minutos

Outro sinal claro de procrastinação é o fato de não conseguir se manter o foco na mesma ação por muito tempo. A falta de foco prejudica na realização de nossas tarefas,na nossa meta diária de produtividade e fazendo que cometamos erros e demoremos mais tempos para terminá-las.

Quem não tem foco, não tem autodisciplina, não consegue lidar com as suas prioridades e perde mais tempo do que o necessário para realizar uma ação. Além disso, elas possuem bastante dificuldade para realizar atividades mais complexas, já que estas por si só demandam mais atenção.

Você pensa demais e acaba não fazendo nada

Existem pessoas que passam muito tempo pensando sobre o que vão fazer e acabam não fazendo nada.

Isso é bastante comum e é um sinal claro de procrastinação. Quem passa mais tempo refletindo sobre uma tarefa do que a realizando é um procrastinador.

Isso acontece porque as pessoas não conseguem se organizar, e assim precisam estar sempre “se preparando” para realizar uma tarefa. Dessa forma, elas acabam procrastinando, já que precisam de tempo para planejar antes de executar uma ação e ás vezes desistem de cumprir a tarefa.

Você sempre deixa para fazer suas tarefas na última hora

Esse é um sinal claríssimo de procrastinação! Muitas pessoas acabam enrolando para fazer tarefas pelos mais diferentes motivos e com isso deixam para realizar ações na última hora. E com isso fazem tudo na correria, o que prejudica a qualidade das ações.

Existem pessoas que estão sempre na correria não por conta de uma vida extremamente movimentada, mas por que são extremamente procrastinadoras. Prazos longos, preguiça, distrações, entre outros fatores são causas comuns de procrastinação e acabam prejudicando a produtividade e a qualidade das ações realizadas.

Você deixa tarefas simples para depois

Esse sinal é semelhante ao anterior, mas tem outro foco. Quando falamos de ações simples, estamos dizendo de tarefas que você levaria alguns poucos minutos para fazer e que você tem tudo o que precisa para realizar, mas mesmo assim não o faz.

Geralmente, as pessoas acabam deixando as tarefas simples de lado para fazer ações que lhe dão mais prazer como checar as suas redes sociais ou jogar um videogame, por exemplo. Isso é bastante comum e é um sinal claro de procrastinação.

Quer acabar com a procrastinação em sua vida? Está cansado de perder oportunidades e prazos? Então, o curso de coaching e o curso de PNL podem lhe ajudar bastante. A formação de coaching e PNL do IBND são excelentes opções para você! Com a gente, você pode aprender a lidar melhor com seus hábitos, transformando a procrastinação em produtividade.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK