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O que é e como aplicar a Técnica Swish?

14/05/2020 às 09:51 PNL

O que é e como aplicar a Técnica Swish?

Você possui hábitos que prejudicam a sua produtividade? Tem compulsão por alguma ação ou objeto? Não consegue implementar mudanças por que não consegue deixar de fazer alguma atividade?

Se você respondeu SIM para estas perguntas, é sinal que você precisa de novas formas de transformar a sua vida. Uma boa alternativa é a técnica Swish.

Com a técnica Swish podemos acelerar as transformações em nossas vidas. A técnica possui características importantes que nos permitem substituir pensamentos e mudar hábitos com mais naturalidade.

O Swish é uma técnica importante e bastante utilizada no meio da PNL que pode ser reproduzida para ajudar em objetivos específicos.

O que é a Técnica Swish?

A técnica Swish é uma técnica bastante conhecida nos cursos de PNL, que consiste basicamente em permitem o redirecionamento consciente de pensamentos e comportamentos.

Basicamente, o Swish te ajuda a direcionar a sua mente para algo que você gostaria de ter ou ser, no lugar de uma compulsão ou hábito que prejudique o seu desempenho.

Na PNL, é possível aplicar técnicas como a técnica Swish para permitir uma reprogramação mental. Essa técnica através da escolha de uma imagem ou sensação boa consegue redirecionar pensamentos e ações.

Assim, em vez de pensar em uma ação compulsiva, por exemplo, você consegue criar uma identidade para um novo padrão de comportamento.

Em inglês, swish significa assobio, essa técnica tem esse nome porque a mesclagem de um pensamento negativo com um positivo, pode lhe fazer com que o pensamento ou sensação ruim desapareça como um assobio.

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Como colocar a técnica Swish em prática?

A técnica Swish tem um passo a passo de aplicação bem simples. Basta que a pessoa identifique algo que gostaria de mudar em si para começar a aplicar a mudança através desse conceito.

Confira a maneira mais fácil de aplicar a técnica em si mesmo abaixo:

  • O primeiro passo para aplicar a técnica Swish é identificar o que você gostaria de mudar. Você deve escolher um comportamento ou uma ação que  você deseje eliminar de sua vida.
  • Crie uma “imagem pista”, essa imagem representa o que você vê em si antes de iniciar a mudança de comportamento. Repita algumas vezes o procedimento para visualizar claramente em sua mente o seu momento atual, reflita como o hábito ou comportamento prejudica o seu desempenho.

Vamos renomear essa imagem e chamá-la de IMAGEM 1. Repita o processo, imaginando esta imagem até que você tome consciência dela em sua mente.

  • Crie uma imagem do seu objetivo final. Como já dá para perceber, agora é a hora de criar uma imagem de como você se imagina, caso você não tivesse aquele comportamento ou hábito. Imagine então o que você pode alcançar, o que a eliminação do comportamento/hábito atual pode representar em sua vida.

Se preciso, mude algumas características da imagem, o ideal é que ela seja o mais atraente possível para você. Quanto mais atraente a imagem for para você, melhores devem ser os resultados. Chamaremos este frame de IMAGEM 2.

  • Depois de criar as duas imagens, é hora de mentalizar ambas ao mesmo tempo. Faça isso com a maior intensidade possível. Com a junção das imagens, feche os olhos e diga em alto e bom som, SWISH, e faça com que a imagem 2 se torne maior e consiga ofuscar a imagem 1.

Repita esse processo, pelo menos, cinco vezes seguidas, até que a imagem 2 esteja bem maior do que a imagem 1 em sua mente. A cada vez que você for realizar o procedimento é fundamental que você limpe sua tela mental, assim você evita realizar o Swish Invertido, ou seja, voltar a imagem 1.

  • Pratique o Swish até conseguir eliminar a imagem 1 da sua tela mental. Para notar se o processo está funcionando, faça um teste: pense na imagem 1. Se a técnica estiver sendo efetiva, será bastante difícil lembrar da imagem, você não conseguirá mais vê-la claramente em sua tela mental.

Com o tempo, você conseguirá eliminar a imagem 1 da sua mente. Assim, com a imagem 2 bem forte em sua mente, sempre que você tiver vontade de praticar a ação ou ter um comportamento que o prejudique, você direciona a sua mente para a imagem 2.

Ao fazer isso, você estará implementando um novo comportamento ou hábito em sua vida. E isso lhe ajudará bastante a que a imagem 2 se torne realidade em sua vida.

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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