Qualidade do sono: 5 dicas para melhorar sua noite de sono

24/01/2020 às 16:28 Dicas

Qualidade do sono: 5 dicas para melhorar sua noite de sono

Para manter a produtividade em alta é preciso ter um sono de qualidade. O problema é que a maioria das pessoas brigam com o despertador e sofrem com doenças como a insônia, que fazem com que elas percam o sono.

Para funcionar corretamente durante o dia, o organismo precisa estar em repouso, e um dos fatores que ajudam isso acontecer é o sono.

Quando não dormimos bem, costumamos ter mais sonolência e, consequentemente, menos disposição.

Se você é uma pessoa que não consegue regular o seu horário de sono e tem dificuldades para dormir, leia este texto até o fim! Separamos para você algumas dicas que podem lhe ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e te deixar mais disposto para as atividades do dia a dia.

Confira as nossas dicas abaixo:

Tenha uma rotina para respeitar o seu relógio biológico

Um dos motivos pelas quais as pessoas não possuem um sono de qualidade é que elas não respeitam o seu relógio biológico, não possuem uma rotina. Em outras palavras, elas não dividem seu tempo entre trabalho, lazer, refeições e dormir.

Com a rotina toda bagunçada é difícil regular o relógio biológico. Por isso muitas vezes, quando a pessoa tenta dormir, ela não consegue. 

Isso acontece porque no momento o corpo está agitado por conta da rotina bagunçada. Da mesma forma, tem horas em que sentimos sono, mas não podemos dormir, como durante o trabalho, por exemplo.

É essencial que estipulemos uma rotina de sono, você deve determinar um horário para dormir.

Assim, por mais que você tenha dificuldade nos primeiros dias, dentro de semanas, você conseguirá acostumar o seu organismo a esta rotina. Logo, no horário determinado, você provavelmente sentirá mais vontade de dormir.

A mesma coisa acontece se você sentir sono durante o dia, no trabalho ou no transporte público etc. A dica é a mesma, neste caso evite dormir nesses horários. 

Assim, com o tempo, seu organismo entenderá que não precisa tirar uma soneca naquela hora do dia.

Relaxe antes de dormir

Uma das coisas que mais ajudam na indução do sono é o relaxamento. Existem pessoas que demoram muito a dormir, porque se deitam após realizarem uma atividade agitada.

O simples ato de ficar navegando na internet antes de dormir faz com que nossa mente gire a mil por hora e isso faz com que tenhamos dificuldade de pegar no sono.

A dica é tirar, pelo menos, 30 minutos para relaxar antes de dormir.

Para lhe ajudar a acalmar a mente e induzir o sono, você pode começar a praticar meditação, por exemplo.

Outra boa dica é ouvir uma música calma, que faça você abaixar a agitação do dia a dia, para conseguir pegar no sono com maior facilidade.

Nós conseguimos entender no Curso de PNL como relaxar mais.

Use a cama somente para dormir

O nosso organismo e o nosso cérebro se adaptam a nossa rotina. Por isso, quando usamos a cama para ficar navegando na internet, fazer ligações de trabalho ou mesmo ver um filme, estamos transmitindo para o organismo que a cama é um lugar onde fazemos diversas atividades.

E para que o sono tenha mais qualidade, o organismo precisa entender que a cama é um lugar para dormir, e só.

Por isso, busque fazer todas as outras atividades do seu dia a dia em outros locais, use um home-office, o sofá da sua casa, sua mesa de jantar, mas nunca a sua cama.

Apenas se dirija à cama quando for dormir. Assim, você estará acostumando o seu corpo a esse hábito. Com o tempo, você verá que a qualidade do sono aumentará bastante.

Levante-se rápido ao acordar

Muitas pessoas possuem o hábito de demorar para sair da cama, elas ficam virando para um lado e para o outro.

Nessa hora é a preguiça quem domina e você já começa o dia procrastinando. Isso, obviamente, diminui a nossa disposição diária, além de transmitir para o nosso organismo que queremos apenas dormir, e não realizar outras atividades.

Para ativar a mente e ganhar disposição, o ideal é que você se levante rápido da cama e vá direto para o banho.

Após um banho e um café, você verá que estará muito mais disposto para enfrentar a rotina diária.

De início, pode ser difícil criar o hábito de se levantar logo da cama, parece uma tarefa árdua e pouco prazerosa, mas com o tempo você verá que será bastante benéfico para a sua produtividade diária.

Prefira fazer atividades físicas logo pela manhã

Existem muitas pessoas que deixam para ir à academia no fim do dia. Na cabeça delas, isso ajudará no sono porque chegarão cansadas em casa, mas isso não é verdade.

A atividade física moderada ou intensa horas antes da hora de dormir ajuda a acelerar o nosso metabolismo e nos deixa agitados.

Dessa forma, mesmo que fiquemos com sono, dificilmente conseguiremos dormir. O ideal é que façamos o inverso, praticar exercícios logo pela manhã é o mais indicado para melhorar a nossa disposição.

A prática de atividades físicas acelera o nosso metabolismo e libera hormônios essenciais para nos sentirmos mais dispostos durante o dia.

Gostou das dicas? Confira mais artigos em nosso blog. Conheça o nosso Curso de PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK