4 dicas para criar o hábito da pontualidade

05/10/2019 às 16:33 Dicas

4 dicas para criar o hábito da pontualidade

Ser pontual é um dever de qualquer pessoa. Os atrasos em compromissos pessoais e profissionais passam uma ideia que muitas vezes não queremos passar para outras pessoas.

A pontualidade é fundamental em um mundo tão corrido, pois é uma amostra da importância que um encontro, uma reunião tem no seu dia.

O problema é que muitas pessoas não veem problema no atraso e isso faz com que eles sempre cheguem depois da hora em seus compromissos.

Principalmente no mundo corporativo, chegar no horário em seus compromissos é essencial, afinal atraso significa perda de tempo. E perda de tempo significa perda de dinheiro.

Pensando nisso tudo, preparamos esse artigo para dar dicas de como criar o hábito da pontualidade.

Pode parecer difícil no início, mas com um pouco de esforço, você começará a cumprir seus horários e sentirá a mudança nos relacionamentos profissionais e pessoais.

Como a falta de pontualidade pode prejudicar a nossa imagem?

Você deve estar pensando: qual é o resultado de chegar atrasado nos compromissos? A pessoa perde a credibilidade.

Em compromissos profissionais, ela pode perder clientes ou até o emprego. Em compromissos pessoais, perde-se o respeito das pessoas e futuros convites.

Veja abaixo o que as pessoas pensam quando você sempre se atrasa para compromissos:

  • Você não se preocupa com aquele compromisso.
  • O compromisso não lhe interessa tanto.
  • Você não tem palavra ou responsabilidade.

Tudo isso faz com que você crie uma reputação de pessoa irresponsável, despreocupada e que não respeita os horários dos outros.

Isso é péssimo em qualquer tipo de relacionamento, seja profissional ou pessoal.

Como passar a ser pontual com meus compromissos?

Já mostramos quais são os prejuízos que uma vida de atrasos contínuos pode gerar no âmbito profissional e pessoal.

Agora, vamos te dar dicas para que você consiga ser pontual. A pontualidade é um hábito e depende de esforço e atenção para que seja posto em prática. Confira as nossas dicas abaixo:

Ache o motivo dos seus atrasos!

O primeiro passo para criar o hábito da pontualidade é descobrir o que te faz chegar atrasado nos compromissos. Será que é a preguiça, a procrastinação? Ou é a má gestão do seu tempo?

Você deve fazer uma reflexão, relembrando o que causou os seus últimos atrasos. Assim, você pode perceber o motivo do seu atraso.

Geralmente, atrasos acontecem quando não administramos bem o nosso tempo.  E, com isso, marcamos compromissos demais para o mesmo dia, por exemplo.

O que também acontece bastante é delimitar horários muito curtos para cada compromisso, gerando confusão na agenda.

O ideal é que você sempre deixe um tempo de respiro entre seus compromissos. Dessa forma, mesmo que alguns compromissos atrasem, você consegue chegar no horário do próximo e, caso seja necessário, pode remarcar um dos eventos para um dia mais tranquilo.

O processo de coaching ajuda bastante nessa busca pelo autoconhecimento e numa melhor gestão do tempo. A pessoa se torna mais centrada, produtiva e consegue criar o hábito da pontualidade mais facilmente.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Se antecipe aos possíveis atrasos

Outra excelente maneira para garantir chegar na hora em seus compromissos é se antecipar aos possíveis atrasos. Em outras palavras, você deve pensar em situações que podem te atrapalhar e impedir que você chegue na hora.

Digamos que você marque uma reunião de trabalho bem na “hora do rush”, você pode atrasar simplesmente por pegar muito trânsito no caminho. Ou então, você marca um compromisso em um lugar que seja longe para você.

Ao se antecipar aos atrasos, você pode, por exemplo, sair mais cedo ou pegar uma rota alternativa com menos trânsito para chegar à reunião.

E também pode pesquisar uma rota mais curta e rápida para chegar ao compromisso mais distante. Assim, você cria um senso de responsabilidade e começa a dar mais valor à pontualidade no seu dia a dia.

Assuma suas responsabilidades

Ao marcamos um compromisso com outras pessoas, estamos assumindo responsabilidades. Seja com colegas de trabalho ou com amigos e familiares.

Essas pessoas se importam com você, então por que não se importar com elas?

Ao assumirmos nossas responsabilidades, conseguimos lidar de forma diferente com os nossos compromissos.

Assim, você ganha mais motivação e foco para cumpri-los. Essa é uma excelente maneira de criar o hábito da pontualidade.

Deixe a procrastinação e a preguiça de lado

A procrastinação e a preguiça são dois grandes males para quem deseja ser pontual. E ambos entram em nossas vidas através de ações diárias e nós nem percebemos.

Sabe quando você dorme mais um pouco, depois do despertador ter tocado? Ou quando toma café, se arruma lentamente e acaba perdendo o horário da condução? Você está procrastinando.

Depois de fazer uma reflexão sobre seus últimos atrasos, com certeza, você perceberá quais ações te ajudaram a chegar atrasado nos compromissos.

E dessa maneira, você pode trabalhar para deixar de praticar esses maus hábitos, abrindo espaço para hábitos positivos que ajudem você a ser mais pontual.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coaching e saiba como acabar com a procrastinação.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK