Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Higiene Mental: O que é, como manter e qual sua importância?

02/08/2020 às 16:04 PNL

Higiene Mental: O que é, como manter e qual sua importância?

A palavra higiene sempre esteve ligada a assepsia do corpo, mas a nossa saúde não se resume a isto. Porém, além da higiene física, a higiene mental também é importante para garantir o nosso bem-estar. Ela está ligada ao cuidado com a saúde de nossa mente, aqui neste artigo você vai entender melhor a importância da higiene mental.

Lidar com a assepsia do corpo é mais fácil e comum para todos nós. Isso acontece porque podemos saber quanto algo está sujo através dos nossos sentidos, assim sabemos quando precisamos tomar um banho, escovar os dentes, lavar as mãos, etc.

Já em relação ao que se passa na nossa mente, temos mais dificuldades em identificar quando precisamos “fazer uma limpeza mental” para melhorar a nossa qualidade de vida.

Quando se trata da nossa mente, temos mais dificuldade em identificar, e principalmente, em aceitar que não estamos bem.

Qual é a importância da higiene mental?

Apenas a higiene física não garante o nosso bem-estar. Uma pessoa que está com a saúde física 100% não é necessariamente saudável. Se ela apresenta algum transtorno emocional, ela não pode ser considerada saudável, para o nosso real bem-estar, precisamos ter um equilíbrio entre corpo e mente.

Por isso, a higiene mental é extremamente importante no dia a dia. Ainda mais neste momento de isolamento social, quando estamos tendo mais tempo para conviver com nós mesmos.

Doenças como a ansiedade e a depressão vêm atingindo milhões de pessoas pelo mundo e precisamos reverter esses transtornos.

Além disso, os transtornos emocionais pode ser manifestar em nosso corpo físico, o que nos dá apenas mais um sinal de que precisamos nos cuidar. Pessoas com ansiedade podem ter taquicardia, suor excessivo, tremores no corpo, insônia, entre outros problemas.

Por conta disso tudo, precisamos cuidar atentamente da nossa mente, fazendo a higiene mental e não pensar apenas no nosso corpo físico.

Mente e corpo estão conectados e não há como se sentir realmente bem, se um dos dois estiver em desequilíbrio.

Como reforçar a higiene mental?

Como falamos acima, a higiene mental não é algo tão usual para nós, porque ela está além dos nossos sentidos.

Então, para que você possa colocar a sua higiene mental em dia, vamos listar abaixo alguns hábitos eu podem lhe ajudar a encontrar o seu equilíbrio e melhorar o seu bem-estar, confira:

Reflita sobre situações complicadas e adversas

Geralmente, damos muito mais atenção as dores físicas e deixamos as emocionais de lado, por isso a primeira dica é que você reflita sobre momentos adversos emocionalmente.

Quando você está triste, está desmotivado, por exemplo, não ignore o momento! Faça uma reflexão profunda para entender o motivo e encontrar formas de restabelecer o seu bem-estar.

Se atente a todos os sinais de desequilíbrio emocional. A correria do dia a dia gera muito estresse e com ele acabamos absorvendo sentimentos ruins e isso pode nos incomodar profundamente, prejudicando os nossos resultados e a nossa qualidade de vida.

Crie uma rotina e mantenha sua mente ativa

Essa é uma dica valiosa para este momento de quarentena. Muitas pessoas moram sozinhas ou estão a maior parte do tempo sozinhas, e por isso acabam sentindo uma solidão muito forte e prejudicial a saúde. Especialistas apontam que a solidão crônica pode aumentar em até 14% os riscos de morte, então se cuide!

Com isso, o ideal é que você crie uma rotina para manter a sua mente ativa, por mais que você esteja sozinho em casa. Assim, você estará sempre realizando uma atividade e terá menos tempo para se sentir sozinho.

E claro, entre em contato seus familiares e amigos por meio de mensagens, chamadas de vídeo, isso também deve lhe fazer muito bem.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Pratique a autoaceitação!

Se aceitar é muito importante para o nosso equilíbrio emocional! Ninguém é perfeito e nem nunca será, muitas pessoas precisam entender isto! Precisamos nos aceitar e entender porque agimos de certa maneira em diferentes situações para encarar os nossos erros de frente.

Ás vezes, vemos apenas o lado ruim de situações, nos culpamos sem a real necessidade e acabamos por nos auto sabotar.

Por isso, aceite o seu jeito de ser, aceite os seus erros e trabalhe nos pontos de melhoria que julgar necessário para conseguir realizar seus sonhos.

Tire pessoas negativas de sua vida

As pessoas do nosso convívio social podem nos ajudar a entender quem somos, isso porque elas possuem uma influência considerável em nossas vidas. 

A dica aqui é que você observe como se sente perto de seus amigos e familiares. Afinal, tem pessoas que nos fazem bem e pessoas que nos colocam para baixo.

Busque estar perto de pessoas positivas, que compartilhem histórias boas e sempre te apoiem em qualquer momento. Essas devem ser as pessoas do seu convívio social.

Aquelas pessoas que apenas te procuram para reclamar, falar sobre tristezas e te questionar sobre a sua capacidade devem ser excluídas da sua vida.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND, nós temos uma Formação Practitioner em PNL completa para que você possa se formar em um verdadeiro praticante de PNL. Nossa metodologia de ensino foca em unir teoria e prática para maximizar o aprendizado.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®