Tríade do Tempo: O que é e como aplicar no seu planejamento

11/06/2020 às 13:17 Coaching

Tríade do Tempo: O que é e como aplicar no seu planejamento

O esgotamento me físico e mental é um dos principais problemas de muitas pessoas. E isso se deve a falta de planejamento e a má gestão de tempo. Criada pelo empresário e especialista em administração de tempo, Christian Barbosa, a tríade do tempo é uma metodologia capaz de mudar a forma como lidamos com os nossos afazeres diários.

Este conceito é bem recente. Christian Barbosa, que é chamado por muitos de “Senhor do Tempo” é um brasileiro especialista em produtividade que já treinou mais de dois milhões de pessoas pelo mundo.

O conceito de tríade do tempo surgiu com o lançamento do livro de mesmo nome em 2018.

O que é e como funciona a Tríade do Tempo?

Esse conceito busca aprimorar o nosso planejamento, ajudando-nos a definir prioridades e lidar com as demandas que surgem no dia a dia. A tríade do tempo pode ser usada também no ambiente profissional como na vida pessoal.

O conceito básico da Tríade do Tempo é categorizar as atividades do dia em três tipos: atividades importantes, urgentes e circunstanciais. Christian explica que para alcançar o sucesso, uma pessoa deve focar nas atividades que são categorizadas como importantes.

Assim, ela deve buscar ter o mínimo de atividades circunstanciais ou urgentes em seu dia.

Além de categorizar atividades, a metodologia possui cinco etapas com técnicas específicas que buscam ajudar na definição de prioridades e trazer o máximo de produtividade para o dia a dia. Confira quais são cada uma das etapas:

  • Identidade - Nessa primeira fase, a pessoa deve fazer uma autoanálise para compreender melhor os seus comportamentos e ações, e claro, analisar como usa o seu tempo.
  • Meta – Nessa fase, você deve traçar o caminho para atingir os seus objetivos e fazer uma lista de prioridades para alcançar o sucesso.
  • Planejamento – Com metas bem definidas, crie um planejamento mais completo com suas ações diárias, traçando um verdadeiro mapa de ações que definam sua jornada para alcançar os seus objetivos.
  • Organização – Com o planejamento feito, você consegue organizar os recursos, definir os prazos e o tempo necessário para realizar cada atividade proposta.
  • Execução – Aqui você parte para a ação! Colocando o seu planejamento em prática e fazendo os ajustes necessários.

Conheça a nossa Formação de Coach.  

Como a Tríade do Tempo pode ser usada na vida profissional e pessoal?

Em relação à vida profissional, a tríade do tempo pode ser um excelente método para trazer mais produtividade e assertividade para o trabalho. Um bom planejamento pode lhe ajudar a prever cenários e prover os recursos necessários de imediato, antecipando possíveis erros.

O planejamento é importante para orientar as ações do dia a dia.

Muitas empresas acabam tendo resultados inexpressivos porque não conseguem se planejar. O alinhamento de metas e um planejamento assertivo faz toda a diferença para a organização do trabalho, definindo prioridades e ações.

Christian Barbosa tem ajudado diversas empresas e profissionais a implementarem este conceito em suas vidas.

Na vida pessoal, a tríade do tempo pode ser uma forma de ajudar qualquer pessoa a ter sucesso em seus objetivos. Através do planejamento e da execução, a pessoa passa a ter mais facilidade para organizar seus compromissos, aproveitar momentos importantes e se relacionar melhor com seus familiares.

As metas, sejam elas pessoais e profissionais podem ser adaptadas com o tempo, o importante é que as suas necessidades sejam atendidas e que as dificuldades em organizar o seu tempo sejam sanados.

Como aplicar o conceito de Tríade do Tempo?

  • Tenha um propósito – O propósito é algo que pode te guiar em meio as dificuldades, por isso ter um propósito claro é essencial para ter mais comprometimento e convicção das ações que você precisa realizar.
  • Metas bem definidas – As metas são as etapas que temos de cumprir para chegar aos nossos objetivos, por isso é importante que elas sejam bem claras e possam ser mensuradas.
  • Muito foco! – A concentração é essencial para otimizar a gestão do seu tempo. Somente estando focado, você conseguirá realizar as atividades com excelência e cumprir todos os prazos estipulados no seu planejamento.
  • Pontos fortes e pontos de melhoria – Uma das maneiras de ter sucesso com a tríade do tempo é identificar os nossos principais recursos e necessidades. Para isso, busque identifique seus pontos fortes para usá-los como trunfos e também identifique onde você deve melhorar para cumprir o seu planejamento.

Faça as nossas Formações!

As formações do IBND são excelentes para quem deseja aplicar o conceito de tríade do tempo. Temos formações de coaching e PNL, duas metodologias fundamentais para se desenvolver como pessoa e como profissional.

Nossa metodologia de ensino é o nosso diferencial. Aqui no IBND, você conta com profissionais experientes e aprende conceitos na teoria e prática para maximizar o aprendizado.

Nossos alunos saem prontos para aplicar técnicas e ajudarem a si e outras pessoas a alcançarem o sucesso. Conheça a nossa Formação de Coach.  

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK