Como desenvolver uma gestão administrativa competente?

14/06/2020 às 13:04 Coaching

Como desenvolver uma gestão administrativa competente?

O mundo empresarial desafia empreendedores o tempo todo. Em plena transformação digital, precisamos desenvolver uma gestão administrativa competente para alcançar os resultados com mais agilidade e excelência.

Toda empresa precisa funcionar como uma engrenagem perfeita e isso depende de uma boa gestão.

Desenvolver uma gestão administrativa eficaz é fundamental para obter resultados e otimizar a performance do seu negócio. E isso passa por uma gestão que vise promover a integração entre setores, implantar uma cultura organizacional eficiente e ter um propósito bem claro.

O que é a gestão administrativa?

A gestão administrativa é a forma como gerenciamos nossos negócios. E quando a gestão é competente, ela tem como características o uso de métodos e conceitos assertivos que otimizem o seu desempenho como um todo, desde os resultados até a performance dos profissionais.

Assim, o gestor consegue delegar funções e tarefas para os profissionais mais capacitados, dá um feedback assertivo, tem maior capacidade de supervisionar os setores e mantém controle sobre todos os processos.

Além de cuidar da gestão operacional da empresa, a gestão administrativa também lida racionalmente com as finanças. Nesse ponto, os gestores estão sempre de olho para prover as condições necessárias através de investimentos e da redução de custos para melhorar os resultados.

Como implementar uma boa gestão administrativa?

Uma gestão administrativa competente prevê um maior controle sobre os processos operacionais e financeiros da empresa.

Para conseguir dar conta de tudo isso, alguns pontos devem ser implementados para aumentar a autonomia de gestores e capacitar os colaboradores.

Confira as nossas para implementar uma gestão administrativa competente em sua empresa:

Tenha uma boa equipe de gestores e supervisores

O primeiro passo para reforçar a gestão operacional e financeira da empresa é contar com gestores e supervisores em cada setor. Assim, você consegue se aproximar mais de todos os setores de sua empresa.

Tenha, pelo menos, um gestor geral e supervisores em cada setor. Esses profissionais devem estar sempre em contato para orquestrar novas ações e definir as prioridades da empresa.

Eles também serão responsáveis por acompanhar bem de perto os colaboradores, assim eles podem delegar as funções para cada e prestar um feedback assertivo sempre que necessário.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Formule uma hierarquia bem definida em sua empresa

Com a introdução de gestores e supervisores em sua empresa, busque definir uma linha hierárquica bem clara para todos. Assim, é possível implementar uma comunicação mais direta e eficaz com todos os colaboradores.

E também é possível planejar a retenção de talentos e pensar em planos de carreira para todos os setores.

Dessa forma, você consegue implementar um estilo de liderança democrática com eficiência. E com isso, dá liberdade e autonomia para seus colaboradores, mantendo a presença de líderes que conseguem se impor e determinar limites para o bem-estar geral.

Boa remuneração e condições de trabalho

Para otimizar a gestão operacional do seu negócio é preciso prover boa remuneração e boas condições de trabalho para os seus colaboradores.

Esses fatores são fundamentais para que você consiga aumentar a produtividade e a motivação dos funcionários de sua empresa.

Muitos gestores acham que a melhoria da estrutura de trabalho e o aumento de remuneração é algo desnecessário, o que está amplamente errado.

Pense nisso como investimentos que podem gerar excelentes retornos para o seu negócio já no curto prazo. Isso ajuda na retenção de talentos através da formação de profissionais dentro de sua própria empresa.

Invista em treinamentos e dê todo o direcionamento necessário para que os colaboradores de sua empresa possam se tornar profissionais de excelência no mercado.

Ofereça recompensas por resultados, tenha um plano de carreira bem definida, bom benefícios e uma boa estrutura de trabalho. Cuidar da parte operacional é fundamental para gerar melhores resultados.

Construa uma cultura organizacional eficiente

Como já dissemos no texto, uma boa gestão administrativa faz a empresa funcionar como uma engrenagem perfeita. E para isso, os profissionais devem estar por dentro do propósito e da missão da sua empresa.

Construir uma cultura organizacional é a maneira mais fácil de fazer com que todos os colaboradores vistam a camisa da sua empresa.

Tenha um pensamento único em sua empresa, assim você conseguirá desenvolver novas estratégias com mais rapidez e assertividade.

Ter setores que se entendam e que tenham uma cultura interna forte é fundamental para que posteriormente isso se externe aos clientes.

Uma cultura não se desenvolve de uma hora para outra, por isso o quanto antes ela for trabalhada melhor.

Faça as nossas Formações!

Quer aprender a desenvolver uma gestão administrativa competente? Então, faça as formações do IBND. Aqui, possuímos profissionais capacitados e experientes que lhe ajudam a desenvolver todas as técnicas e ferramentas na teoria e na prática.

O nosso principal diferencial é o nosso método de ensino que promove uma imersão dos participantes dentro do que há de mais atual em desenvolvimento humano. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK