Terapia do abraço: o que é e qual é a sua importância

10/02/2021 às 13:53 PNL

Terapia do abraço: o que é e qual é a sua importância

Você já ouviu falar sobre a “terapia do abraço”? Acredito que sim! Essa é uma maneira bastante eficaz de superar momentos ruins. O abraço tem um poder curativo de ressignificar sensações e nos ajudar a contornar problemas emocionais.

Como uma forma de acolhimento, a terapia do abraço pode ser um fator importantíssimo para o crescimento de qualquer pessoa. Ter o apoio de pessoas demonstrado por meio de um abraço é essencial num processo de cura, de transformação e pode ser importantíssimo em diversos aspectos da vida.

O que é o abraço? O que é a terapia do abraço?

Podemos definir um abraço como um gesto de acolhimento onde duas pessoas trocam energias positivas. O abraço também é uma maneira de demonstrar apoio sem precisar dizer uma palavra, como por exemplo, prestar sentimentos a alguém após a perda de um ente querido.

Porém, o abraço não representa apenas a dificuldade, o apoio em momentos difíceis, um abraço pode representar a celebração de boas notícias, de uma nova conquista ou de um novo amor. Há muitos motivos para distribuir abraços por aí.

Agora que você entendeu o poder de um abraço, vamos falar sobre a terapia do braço. Essa técnica é importante para que pessoas possam aprender a lidar com as suas emoções, encarando de frente sentimentos como a tristeza e a raiva.

Muitos especialistas recomendam esse processo para pessoas possam se equilibrar emocionalmente. Não precisamos fugir dos nossos sentimentos, afinal somos humanos, é comum sentir sensações ruins durante a vida. O que devemos aprender é a lidar com estes sentimentos de uma maneira saudável.

A terapia do abraço trata esses sentimentos de uma forma diferente, nesse processo os sentimentos ruins não são julgados como negativos, mas como necessários e legítimos para o nosso desenvolvimento pessoal.

Por meio do abraço, podemos pacificar os sentimentos, recebendo demonstrações de consolo, de amparo e apoio em momentos ruins. Assim, o abraço é uma forma eficiente de comunicação não-verbal para demonstrar carinho, compaixão e acolhimento.

Conheça o nosso curso de Hipnose.

Como funciona a terapia do abraço?

Se você não sabia, um abraço verdadeiro pode liderar as mesmas substâncias que fazem uma pessoa se sentir igual quando ela come um chocolate. Quando abraçamos alguém com ternura, ambos os corpos produzem essas sustâncias que trazem diversos benefícios físicos e mentais para o nosso corpo.

Então, a terapia do abraço tem um modelo simples de atuação: abrace outras pessoas. Se você vê uma pessoa passando por um momento de raiva ou de tristeza, em vez de palavras, de discursos, abrace-a verdadeiramente. Assim, você estará transmitindo para ela toda a sua calma e tranquilidade.

Você mostrará o quanto ela lhe é importante e isso fará com que ela fique mais segura, confiante e confortável dentro de uma situação difícil. Dessa maneira, se consegue transformar sentimentos nocivos em algo proveitoso, sem deslegitimá-los. E assim você também consegue oferecer apoio, sem fazer julgamentos.

Dessa forma, você encontra um meio de terapia em que pode ajudar e ser ajudado sem ter uma dependência emocional para com a outra pessoa ou vice-versa.

Abraço x agressividade

Existem evidências que indicam que pessoas que foram bastante abraçadas quando crianças tem menos problemas emocionais e são menos agressivas depois de adultas. Um abraço acolhedor nos remete à proteção materna, trazendo uma sensação de proteção, de aceitação e de amor.

Essa é a primeira demonstração de afeto a que somos submetidos e ela é extremamente importante para a nossa formação de caráter.

A importância do abraço fica ainda mais evidente quando reparamos que crianças que crescem em um lar violento, sem afetividade acabam se tornando adultos inseguros, agressivos e com dificuldades para se relacionar com outras pessoas.

Nestes casos, a agressividade é usada como mecanismo de defesa e ele pode ser quebrado pelo abraço.

Quais são os principais benefícios da terapia do abraço?

Apesar de ser bastante utilizada em momentos ruins, a terapia do abraço também pode ser muito útil em momentos de alegria para compartilhar mutuamente bons sentimentos. Em todas as suas formas, o abraço verdadeiro traz diversos benefícios, como mostraremos abaixo:

  • Ajuda a diminuir o nível de estresse, acalmando o nosso sistema nervoso.

  • Fortalecer o nosso sistema imunológico.

  • Libera a oxitocina, conhecida como o hormônio da felicidade, aumentando a nossa sensação de prazer.

  • Melhora a nossa autoestima através da demonstração de apoio

  • Promove a empatia, afinal o abraço é um gesto de acolhimento e que visa a reciprocidade

  • Aumenta a produção de hormônios do bem-estar

  • Evita e combate a depressão e a ansiedade

  • Eleva os nossos níveis de serotonina, hormônio ligado as variações de humor, nos deixando melhor humorados.

  • Aliviar a sensação de dor, relaxa os músculos e as tensões

O poder do abraço é realmente incrível. Aqui neste artigo, apenas resumimos a força que a terapia do abraço pode ter em nossas vidas.

Faça o nosso curso de hipnose!

A nossa Formação em Hipnose tem certificação da ABRATH e possui aulas 100% práticas para que os alunos possam absorver o máximo de conhecimento e aplicá-lo na prática com excelência.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK