Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Senso crítico: o que é e como desenvolver?

31/03/2021 às 13:53 PNL

Senso crítico: o que é e como desenvolver?

Você sabe o que é senso crítico? Adquirir essa capacidade é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Pensar racionalmente e saber por que fazemos o que fazemos, formular uma opinião sobre um tema, tudo isso passa pelo senso crítico.

Aqui, você entenderá a importância que o senso crítico pode ter para a sua carreira profissional e para as empresas. Também separamos algumas dicas de como desenvolver o senso crítico, então leia esse artigo até o fim e fique por dentro de tudo.

O que é senso crítico?

Senso crítico é uma expressão que reúne termos que vem do latim, “sensus” e do grego “kritikos”, que significa algo como a capacidade de fazer um julgamento, em outras palavras, ter senso crítico é desenvolver a habilidade de formular uma opinião sobre qualquer assunto.

Estimular essa habilidade é fundamental para o nosso autoconhecimento. Afinal, antes de tomar decisões precisamos nos conhecer, refletir sobre tudo que envolve a questão antes de tomar uma ação.

A falta dessa capacidade faz com que as pessoas acabem tomando atitudes impensadas e se arrependendo posteriormente de suas ações. Decisões precipitadas podem ser evitadas com o desenvolvimento do senso crítico.

Senso crítico x senso comum

O senso comum é o oposto do senso crítico. Uma pessoa de senso comum é aquela que concorda com tudo e nem sempre pensa a respeito antes de declarar apoio. Quando dizemos que um assunto é de senso comum, queremos dizer é uma questão irrefletida pela sociedade, o que gera a alienação.

O senso crítico é importante para que uma pessoa não seja facilmente influenciável. Pessoas de senso comum são facilmente manipuladas, então o senso crítico seria a saída para pensar por si mesmo e desenvolver a capacidade de fazer algo original e inovador e ter personalidade.

Importância do senso crítico para a carreira e as empresas

Ter uma postura crítica é importante para não aceitar tudo que lhe é imposto. Os profissionais do século XXI são bem mais exigentes, mais criativos do que em outras épocas. Você não deve apenas abaixar a cabeça e seguir regras, é importante que você se estimule a pensar, apresente novidades e opções para ser reconhecido no trabalho.

Isso será essencial para desenvolver a automotivação e conseguir encontrar os gatilhos que podem aumentar a sua produtividade e criar uma conexão com os demais colegas de trabalho.

Conheça o nosso curso de PNL.

Para as empresas, o senso crítico também é muito importante porque ele ajuda a estabelecer um critério de qualidade, trazer mais inovação e valor para o trabalho. Dessa forma, se formam equipes produtivas, criativas e que trazem resultados para a empresa.

O senso crítico ajuda a otimizar os processos de trabalho e melhora o clima organizacional de empresas, sendo importantíssimo para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

Como desenvolver o senso crítico?  

O desenvolvimento do senso crítico depende de vários fatores, desde a reflexão sobre os mais diversos assuntos até o conhecimento. Confira abaixo nossas dicas para desenvolver o senso crítico:

Agregue novos conhecimentos diariamente

Uma pessoa com senso crítico reflete sobre uma situação com base em seus conhecimentos e experiências. Então, é preciso agregar conhecimento todos os dias para não cair na mesmice, no senso comum.

Nesse processo é importante que você leia bastante, ouça podcasts e veja vídeos sobre os mais variados assuntos. É importante acompanhar os noticiários, ler os mais diferentes jornais, sempre buscando novas informações, novas visões sobre um mesmo assunto.

Questione!

Ao consumir informação, ao conversar com pessoas de opiniões diferentes, você deve questionar, refletir sobre tudo para desenvolver um senso crítico. Analise as situações, faça todas as perguntas possíveis, se colocar no lugar dos outros, entenda o que é empatia e pense bastante antes de aceitar uma ideia.

Questionar é a melhor forma de analisar uma situação e tomar decisões pautadas em bons argumentos. Tirar um tempo para refletir sobre um assunto é importante para não cair no senso comum e concordar com opiniões que ao pensar um pouco, você verá que não concorda com algo ou não queria fazer algo.

Então, questionar é a melhor forma de fazer, de pensar algo que você realmente ache válido e queira compartilhar com o mundo.

Domine os assuntos que mais te interessam

Para desenvolver o senso crítico também é importante que você entenda do que está falando. Principalmente para dar opinião sobre temas referentes ao seu trabalho, por exemplo. Então, é importante ir fundo e dominar os assuntos que mais te interessam.

Dessa maneira, você terá senso crítico sobre o assunto e poderá se tornar uma referência no assunto. Isso porque perceberão que você não trata o assunto com superficialidade, que você é seguro e sabe do que está falando.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

A nossa Formação em PNL tem dupla certificação internacional, aprenda tudo sobre programação neurolinguística e transforme a sua vida!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®