Terapia de regressão: conheça os mitos e verdades!

21/05/2021 às 14:47 Hipnose

Terapia de regressão: conheça os mitos e verdades!

Prática muito utilizada para o tratamento de traumas de infância e diversas situações emocionais que causaram influências negativas na vida de uma pessoa, a Terapia de Regressão é rodeada de muitos mitos. E, neste contexto, saber distinguir a verdade da mentira pode ser uma tarefa complicada.

Por isso, neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) queremos convidar você a conhecer esta técnica muito utilizada em sessões de hipnoterapia. Vamos lá?

 O que é verdade e o que é mito sobre a Terapia de Regressão

  1. Possui embasamento cientifico

Mito. Apesar de inúmeros estudos terem sido feitos acerca da regressão e, mais especificamente a terapia de vidas passadas, a Terapia de Regressão não possui embasamento científico suficiente para ser validade pelo Conselho Federal de Psicologia, por exemplo.

Entretanto, esta terapia tem mostrado sua grande eficácia no tratamento de traumas de infância, uma vez que busca Ressignificar experiências que foram traumáticas na vida de um individuo.

  1. A terapia de regressão utiliza a hipnose

Verdade. As sessões de Terapia de Regressão utilizam a hipnoterapia (ou Hipnose Clínica) como ferramenta para acessar a mente inconsciente do cliente, ou seja, o cérebro primitivo responsável por armazenar memórias de longo prazo e nossas emoções e sentimentos.

  1. Existe contraindicações para a regressão

Verdade. Mulheres grávidas, pessoas surdas, pacientes cardíacos com problemas mentais e psicóticos são grupos sobre os quais incide a contraindicação. Ademais, somente um terapeuta especializado em Terapia de Regressão será capaz de identificar em que outros casos o atendimento não é indicado.

  1. O cliente fica inconsciente durante o processo de regressão

Sem dúvidas este é um dos maiores mitos acerca da Terapia de Regressão. Não, nenhum cliente colocado em transe regressivo fica inconsciente durante a sessão, é exatamente o oposto; É preciso que o individuo esteja consciente para acessar informações importantes e passá-las ao profissional que esta comandando a terapia.

Quando fazemos a regressão acessamos informações do nosso inconsciente trazendo-os a consciência.

  1. A Terapia de Regressão tem cunho religioso

Mito. Apesar de muitas pessoas atrelarem a algo religioso, a Terapia de Regressão é na verdade uma técnica que visa acessar memórias armazenadas nas profundezas do nosso ser e que independem da religião de cada de um nós para funcionar ou não.

  1. Existe uma chance do cliente não voltar da regressão

Mito. No momento de regressão, o cliente tem total controle sobre seu corpo e consciente. E são as memórias que vêm à tona na sessão, e não o individuo quem vai até as memórias passadas.

Ao contrário do que muitos pensam, o paciente está ali ciente do que está acontecendo e até mesmo interagindo com o terapeuta, podendo até parar a sessão a qualquer instante. Ou seja, na Terapia de Regressão não “saímos” do nosso corpo!

  1. Todas as pessoas que passam pelo processo de regressão vêem imagens e/ou ouvem sons

Mito. Não necessariamente todas as pessoas que passam pela sessão de Terapia de Regressão irão ver coisas ou ouvir. O processo de regressão é subjetivo e cada um nós poderá experimentar uma vivência diferente.

Alguns de nós podemos ver imagens, ouvir sons e sentir cheiros por exemplo. Mas cada um de nós terá algo de diferente para contar quando emergir da regressão.

  1. A regressão serve apenas para acessar e curar traumas

Mito. A Terapia de Regressão é muito mais versátil. Entretanto, cabe dizer que a intenção pela qual a terapia será utilizada depende do que é combinado entre o terapeuta e o cliente.

O direcionamento poderá levar ao acesso de boas ou más lembranças dependendo do que o individuo procura com a sessão de regressão.

  1. O cliente não se lembra de nada que ocorreu ao emergir da regressão

Mito. O que pode acontecer em alguns casos é uma amnésia parcial ou momentânea após a emersão. E isso acontece por conta da dinâmica com o inconsciente que tenta nos proteger de determinadas memórias que são negativas.

  1. A Terapia de Regressão é a solução para todos os nossos problemas!

Mito. A regressão sozinha não é capaz de curar traumas como num passe de mágica. Ela faz parte de um processo terapêutico que quando combina com outras abordagens pode ser extremamente eficaz.

Os problemas que podem ser tratados com ajuda da Terapia de Regressão

Inúmeros problemas que afetam e limitam nossas vidas em diferentes esferas podem ser resolvidos com auxilio da Terapia de Regressão. Entre eles, podemos citar:

  • Traumas do passado;
  • Depressão;
  • Fobias de diferentes tipos;
  • Dores sem explicações médicas;
  • Distúrbios psicossomáticos;
  • Distúrbios alimentares;
  • Disfunções sexuais (impotência, ejaculação precoce, etc.);
  • Problemas de sono tal como a insônia;
  • Vícios (em álcool,cigarro, etc.).

Se você tem interesse em entender a Terapia de Regressão de forma ainda mais profunda ou mesmo incluir esta técnica no atendimento aos seus clientes, conheça o curso de hipnose clínica e regressiva com PNL do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento).

Nesta formação completa você irá aprender e entender de forma muito mais dinâmica o universo da hipnose desde os princípios básicos aos mais avançados, para que você possa dar um up na sua carreira profissional e consiga ter resultados muito mais efetivos no tratamento dos seus clientes.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK