Terapia de casal: entenda como a hipnose pode ser eficaz.

22/08/2022 às 16:15 Constelacao

Terapia de casal: entenda como a hipnose pode ser eficaz.

Em mais ou menos tempo todo casal passará por momentos de divergência e períodos de turbulência na relação, e isso é completamente normal. Afinal, nos relacionamentos interpessoais, estejamos falando de um relacionamento amoroso ou não, estamos lidando com pessoas que pensam e agem de formas distintas em maior ou menor grau.

E nestes períodos onde o “mar não está para peixe”, a terapia de casal pode ser um apoio extremamente eficaz e benéfico para que a relação se fortaleça e volte aos trilhos. 

Contudo, o que pouca gente sabe, é que a hipnoterapia também pode ser uma grande aliada dos pares amorosos. Esse é um canal eficiente para que o casal entenda suas dificuldades e trabalhe em cima de cada uma delas. 

Quer entender mais sobre a aplicação da hipnose na terapia de casal?

Acompanhe esse conteúdo exclusivo do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento! 

O que é ser um casal?

Antes de adentrarmos no universo da hipnose e da terapia de casal, é preciso que você se questione o que faz com que as pessoas queiram estar em um relacionamento. Logicamente, existem diversas respostas para essa pergunta. 

Amor, parceria, convivência e desejo sexual são algumas delas. Contudo, devemos ter bem claro em nossa mente que um relacionamento amoroso também deve promover qualidade de vida, ou seja, algo positivo em ambas as partes da relação. 

Em simultâneo, precisamos lembrar que uma relação é a união de duas pessoas com bagagens diferentes que irão construir uma história juntos. Dessa forma, é importante refletir qual parte dessa bagagem pessoal irá fazer parte desse novo caminho e quais serão trabalhadas de forma a não prejudicar a união. 

Por fim, ser um casal requer aprender a conviver com as características, sejam elas positivas ou negativas, do outro.

Conflito ou crise: como identificar a diferença?

O que diferencia o conflito de uma crise? Talvez essa seja uma pergunta sobre a qual você nunca tenha refletido. Porém, compreendê-la é essencial para saber trabalhar cada situação da melhor maneira possível. 

Conflitos são, basicamente, divergência de opiniões. Ou seja, quando um pensa de uma forma e o outro de outra. 

E o problema não está nessa divergência, que aliás é super comum, mas sim na forma de tentar resolvê-la, quando, por exemplo, um dos parceiros tem que ceder constantemente, podendo levar a uma crise.

As crises por sua vez podem ser variadas, por exemplo, quando um quer ter filhos e o outro não. Ou quando um quer economizar para comprar o imóvel próprio e outro não vê isso como uma prioridade.

Dessa forma, entende-se por crise as divergências relacionadas aos valores do par ou da relação. Bem como, às visões de mundo ou de futuro.

Terapia de casal como facilitador dos diálogos

Todo relacionamento, mesmo que inconscientemente, é construído com base em valores. Por este motivo, um dos passos principais da terapia de casal é externar tais valores, de forma que eles sejam discutidos para se chegar a resolução de um conflito. 

Mas afinal por que esse casal deseja resolver o conflito? Essa é uma pergunta que, ao ser feita durante a sessão, irá expor valores que podem ser amor, harmonia, etc.

Assim, o terapeuta irá atuar como um facilitador de diálogo, e é importante que ambas as partes da relação cooperem nesta conversa. 

Uma das formas de promover um diálogo é através da autorresponsabilidade. Fazer com que eles parem de usar o “você” e passem a usar o “eu”. 

Ou seja, ao invés de apontar o que o outro faz, a pessoa revela o que ela sente. Isso ajuda o outro a compreender o motivo pelo qual o par quer tanto algo.

E onde a hipnose pode se encaixar?

Embora não seja possível acessar os dois subconscientes de uma vez só e muito menos do mesmo modo, uma vez que cada pessoa é única e traz consigo traumas e crenças limitantes, é possível fazer com que cada uma das partes trabalhe em sua própria mente.

No tratamento de hipnose clínica, serão trabalhadas características que possam estar prejudicando o relacionamento, tal como:

  • Insegurança;

  • Ansiedade;

  • Comportamento explosivo;

  • Medos;

  • Baixa autoestima;

  • Descontrole;

  • Dentre tantos outros. 

Após esse trabalho individual, é chegado o momento de trabalhar com os dois juntos, de forma a alinhar os problemas citados e contribuir para a melhora da relação. 

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais aplicações da hipnose para outras situações da vida? Não deixe de consumir os conteúdos no blog do IBND e conheça a formação em hipnose completa para profissionais.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK