Trabalho voluntário: vantagens em praticar

01/06/2021 às 19:27 Constelacao

Trabalho voluntário: vantagens em praticar

Você já cogitou a possibilidade de exercer qualquer tipo de trabalho voluntário? Se ainda não, pode estar perdendo uma excelente oportunidade de ficar mais próximo da sua felicidade e realização pessoal. Elaboramos esse artigo que traz 8 benefícios de se praticar o trabalho voluntário em sua vida. Afinal de contas, dedicar algumas horas para ajudar os outros pode ser gratificante. Aproveite a leitura!

Oportunidade de aprendizado

Você sabia que praticar o trabalho voluntário pode garantir uma excelente oportunidade de aprendizado? É verdade! Você pode aprender algum assunto do seu interesse que provavelmente jamais teria chance de aprender em outra situação. O seu mindset também pode ficar mais aprimorado. 

Muitas vezes, o trabalho voluntário é exercido fora do nosso meio social e as chances de aprender coisas novas podem ser imensas. O conhecimento não ocupa espaço, certo? E aprender algo novo é sempre bem-vindo, além de ser útil em algum momento da nossa vida.

Ganhar experiência em sua área de atuação

Praticar o trabalho voluntário dentro da sua área de atuação pode ser uma excelente chance de adquirir uma experiência que poderá ser valiosa no futuro. Se você está na universidade, por exemplo, e nunca trabalhou antes, pode realizar algum tipo de trabalho voluntário em sua área. 

Essa pode ser uma ótima chance de colocar toda a teoria aprendida em sala de aula em prática. E essa bagagem pode ser compensadora para a sua carreira e servir de destaque na hora de uma entrevista de emprego. Muitas empresas valorizam pessoas que praticam o voluntariado. 

Maiores chances de conseguir um emprego

A competitividade está cada vez mais acirrada no mercado de trabalho. Por isso, qualquer experiência adicional pode ter um grande peso na hora da contratação. Se você está engajado em qualquer projeto de trabalho voluntário, as suas chances de conquistar um novo emprego podem ser bem maiores. 

Muitos gestores acreditam que pessoas que praticam trabalhos voluntários sabem lidar melhor com os imprevistos, têm mais iniciativa e determinação no dia a dia. Por isso, se você pratica trabalho voluntário, seguramente vai se destacar dos seus concorrentes. Tenha a certeza disso. 

Mais chances de desenvolver ideias inovadoras

Outra vantagem de exercer o trabalho voluntário. Quem pratica o voluntariado tem maiores chances de desenvolver ideias inovadoras, pois lida com situações pouco favoráveis que, muitas vezes, exigem que a pessoa inove na hora de executar o trabalho.

E as práticas inovadoras são sempre bem-vindas no trabalho voluntário, que nos dá uma maior liberdade para fazer experimentos diversos para encontrar a melhor solução para os desafios do dia a dia. Se você tem alguma ideia bacana e que seja inovadora, que tal colocá-la em prática através do trabalho voluntário? 

Sensação de bem-estar

Pode até não parecer, mas praticar o trabalho voluntário traz uma enorme sensação de bem-estar. Além disso, você consegue manter um bom equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal. Indivíduos que exercem o voluntariado podem ser muito menos suscetíveis ao estresse do dia a dia. 

Quando dedicamos parte do nosso tempo livre para ajudar as outras pessoas, sensações como bem-estar e felicidade podem fazer parte mais frequentemente das nossas vidas. E sentir isso pode ser extremamente prazeroso. A sua saúde mental agradece e muito! 

Menor possibilidade de se sentir entediado

Sabe aquele domingo à tarde que você não tem nada para fazer e começa a se sentir completamente entediado dentro de casa? Exercer qualquer tipo de trabalho voluntário pode ser bem-vindo para ocupar o seu tempo livre e não deixar o tédio tomar conta da sua mente. Até a sua resiliência pode ficar maior. 

Você pode preencher as horas vagas em sua agenda de compromissos com o trabalho voluntário. Além de ser uma distração, você ainda pode passar o tempo fazendo o bem a quem realmente precisa e deixar o ócio longe da sua vida. Pense nisso! 

Ampliar a sua rede de contatos

O trabalho voluntário, seja ele qual for, também pode aumentar o seu networking. Você vai estar em contato com pessoas que atuam em diversos outros setores da economia, criando laços de amizades com elas. A sua rede de contatos profissionais pode ficar bem maior. 

Você pode, por exemplo, estabelecer grandes parcerias profissionais até mesmo quando está exercendo o trabalho voluntário. E quanto maior for o seu networking, melhor. Afinal de contas, nesse mercado de trabalho tão instável, é sempre bom conhecer pessoas que possam nos indicar para uma entrevista ou até nos ajudar profissionalmente. 

Aumento da empatia  e sensibilidade

Quando praticamos o trabalho voluntário, nos tornamos pessoas com mais empatia e sensibilidade. Isso porque nos colocamos no lugar de quem recebe a ajuda e conseguimos ter mais discernimento dos problemas sociais e das demandas alheias, que são muitas. 

Além disso, essa bela prática ainda pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, já que empatia e sensibilidade são duas qualidades essenciais no mundo de hoje. Na verdade, é você o principal recompensado por exercer o trabalho voluntário, em todos os aspectos. Pode acreditar!

Existem diversas ONG´s ou instituições de caridade que sempre precisam de voluntários e que podem estar bem perto da sua casa ou do seu trabalho. E a experiência do trabalho voluntário pode ser enriquecedora. Faça o teste e comprove! 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK