Os melhores livros de constelação familiar

10/06/2022 às 14:04 Constelacao

Os melhores livros de constelação familiar

Frequentemente, na formação em constelação familiar do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, nossos formandos ficam tão encantados por toda a potencialidade da prática terapêutica, que nos pedem indicação de livros de constelação familiar.

Por isso, atendendo aos pedidos dos nossos alunos que fazem parte da história do nosso instituto, futuros alunos e interessados sobre o assunto, neste conteúdo selecionamos algumas das melhores obras escritas por ninguém mais ninguém menos que Bert Hellinger, o famoso “psicoterapeuta” alemão e inventor das constelações familiares.

Acompanhe o conteúdo!

Bert Hellinger, o criador das constelações familiares

Bert Hellinger foi um estudioso da filosofia, teologia e pedagogia, e se dedicou durante 16 anos de sua vida como missionário para uma ordem católica na África do Sul. Em sua jornada missionária, esteve profundamente envolvido com a influência da dinâmica de grupo. 

Mais tarde, Hellinger se tornou psicanalista com formação em Terapia Primária, Análise Transacional, Hipnoterapia e Programação Neurolinguística.

Foi ao longo de seus estudos que ele finalmente desenvolveu o seu próprio método: a Constelação Familiar. Uma prática terapêutica que hoje é conhecida mundialmente e é utilizada em muitas áreas diferentes como a psicoterapia, a consultoria empresarial, pedagogia, justiça e educação, por exemplo. 

Bert Hellinger faleceu recentemente no ano de 2019, mas, sem dúvidas, deixou um profundo legado cheio de descobertas e observações valiosas. Entre suas colaborações, Hellinger deixa a sociedade mais de 110 livros, alguns que, inclusive, devem ocupar um lugar especial na estante dos interessados pelo assunto. 

Inclusive, aqui vai a nossa primeira dica de leitura, caso você se interesse por obras autobiográficas e tem vontade de conhecer mais sobre o trabalho e a vida de Bert Hellinger, essa grande personalidade que foi tão importante no ambiente psicoterapêutico.

 A obra “Bert Hellinger: Meu trabalho, minha vida” é uma obra autobiográfica onde Hellinger fala sobre suas vivências particulares e conta em detalhes sua experiência durante o período em que atuou como missionário na África do Sul, suas formações em psicoterapia e a criação do seu método de Constelação Familiar, permitindo que nos aprofundemos em seus pensamentos e conhecimentos a respeito do que adoece as famílias e impede seus membros de terem uma vida plena.

O que é a Constelação familiar e quais seus objetivos?

Do momento em que nascemos passamos a ser influenciados, positiva ou negativamente, por nossos familiares. A forma como nossos pais, irmão, tios, etc., nos educam e nos ensinam pode ditar o rumo de nossos comportamentos e atitudes futuras. 

As influências negativas podem dar origem a traumas psicológicos, medos e comportamentos prejudiciais. Nesse contexto, a constelação familiar é uma forma eficiente de compreender a relação com os nossos familiares e encontrar respostas para algumas dúvidas.

Esse método ajuda a revelar os problemas, comportamentos, sentimentos e dúvidas que podem estar ligados aos nossos familiares, por mais que não os tenhamos conhecidos, ou seja, sejam de gerações anteriores a nossa.

A Constelação Familiar busca nos mostrar como muitas vezes somos inconscientemente levados a repetir comportamentos e ações comuns de nossos grupos familiares. Para Hellinger, isso faz parte do convívio, mas também da necessidade de pertencer ao grupo e pelo amor aos nossos familiares.

Hora da leitura!

Agora vamos de fato ao que realmente interessa a você, leitor. A seguir você irá conferir uma lista de livros de constelação familiar essenciais a todos que desejam conhecer e/ou se aprofundar nesse universo através das palavras de Bert Hellinger; confira!

  1. Ordens do Amor: um guia para o trabalho com constelações familiares

Nesta obra fundamental de Hellinger, o autor nos convida ao caminho do conhecimento, onde compreendemos a complexidade do sistema familiar

Toda pessoa interessada em conhecer e estudar o trabalho com as Constelações Familiares, desenvolvido e praticado por Bert Hellinger, encontrará um amplo material didático neste livro.

  1. No Centro Sentimos Leveza

Com uma proposta diferente de leitura, o livro coleta diversas histórias e pequenas palestras originais de Bert Hellinger que giram em torno de um mesmo tema central: a ordem fundamental da qual dependem o sucesso e o fracasso das nossas relações.

Ao longo dos textos, Hellinger aborda sem medo os tabus da inocência e da consciência, trazendo à luz as ordens que permitem que floresça o amor nos grupos humanos e entre eles.

  1. A Simetria Oculta do Amor

Essa é a primeira obra de Bert Hellinger traduzida no Brasil e uma das mais valiosas, visto que mostra as bases do trabalho das constelações familiares tal como Hellinger o praticava no início de suas descobertas.

A obra nos revela de forma profunda e prática por que o amor faz os relacionamentos darem certo. Destina-se a todas as pessoas que queiram trabalhar suas relações familiares e amorosas, problemas de saúde, perdas e/ou luto, ou comportamentos destrutivos.

  1. Amor à Segunda Vista

Nesse livro de constelação familiar, Hellinger aborda de uma maneira profunda e ao mesmo tempo concreta os relacionamentos e as trocas entre casais, explorando situações de conflito, dúvidas e dores.

Casais se descobrem de um modo totalmente novo e mais profundo. Conseguem encontrar o seu lugar na história de suas respectivas famílias, conhecendo assim também a outra pessoa de um modo novo, aprendendo a respeitá-la. Hellinger deixa claro: O amor à primeira vista é algo maravilhoso. Mas uma “segunda vista” é necessária para que o amor dê frutos.

  1. Constelações Familiares

Esse livro é uma entrevista conduzida pela jornalista de rádio alemã Gabriele Ten Hovel com Bert Hellinger onde ela busca compreender o trabalho do “psicoterapeuta”.

Suas perguntas ajudam a responder dúvidas sobre as ordens fundamentais do amor que atuam na família e os limites da ajuda possível através da constelação familiar, por exemplo. Para Hellinger, este livro é a oportunidade para esclarecer alguns mal-entendidos, como o conceito de emaranhamento e solução e explicar o que quer dizer com os “movimentos da alma”.

Conheça o Curso de Constelação Familiar do IBND!

Para você que ainda não faz parte do time de estudantes do IBND, você tem interesse em se formar em constelação familiar? Se sim, então o convidamos a conhecer o curso de constelação familiar oferecido pelo nosso instituto. 

Com aulas 100% práticas partindo de técnicas e conceitos básicos aos mais avançados, essa formação é tanto para você que deseja colher benefícios profissionais quanto para aqueles que desejam colher benefícios pessoais, tais como:

  • Ter uma visão mais ampla e estratégica para tomadas de decisão;

  • Perceber as questões que atrapalham o desenvolvimento de equipes e organizações;

  • Identificar conflitos e saber como solucioná-los;

  • Utilizar uma abordagem terapêutica objetiva e eficaz;

  • Ajudar outras pessoas a resolverem conflitos internos e familiares;

  • Conquistar autoconhecimento;

  • Restabelecer laços e relações familiares;

  • Descobrir o que trava seu potencial para uma vida mais plena;

  • Ter ferramentas para se libertar das dores do passado;

  • Saber como se relacionar de maneira mais saudável com seus familiares.

Ao final do curso, os alunos saem com um certificado reconhecido pela ABRATH, e, consequentemente, reconhecido pela ONU. Saiba mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK