Conheça alguns paradigmas que podem nortear a sua vida

12/04/2021 às 08:40 PNL

Conheça alguns paradigmas que podem nortear a sua vida

A nossa sociedade é regida por diversos paradigmas. Mas em nossa vida, muitas vezes, precisamos quebrar alguns deles para alcançar nossos objetivos. Esse post vai te mostrar o que são paradigmas, porque eles fazem parte do nosso dia a dia e os principais tipos existentes. Chegou a hora de preparar aquela boa xícara de café e aprender um pouco mais. Aproveite ao máximo a leitura!

O que são paradigmas? 

Se olharmos no dicionário, a definição de paradigma é tudo aquilo que serve como exemplo, modelo ou padrão. Mas esse termo não é tão simples quanto parece e vai muito além da mera padronização geral. Podemos dizer que um paradigma é uma visão particular do mundo ao nosso redor, na sua essência. 

Os paradigmas foram criados para estabelecer uma estrutura mental que nos permite compreender melhor os acontecimentos do dia a dia. Ou seja, todas as teorias, experiências vividas e métodos usados, que servem para organizar a realidade dentro da nossa mente, fazem parte dos paradigmas. O seu mindset também pode te ajudar. 

Exemplificando os paradigmas 

Suponha uma empresa que deseja obter um alto lucro durante um determinado período e a qualquer custo, não importando os meios que serão usados para que se alcance esse objetivo. Podemos chamar isso de paradigma, ou seja, um conceito formado que foi alterado pelo comportamento de um grupo de pessoas ou de outras organizações. 

Quer mais um exemplo? Imagine que você precise usar óculos. Os paradigmas são como as lentes certas que permitem você enxergar o mundo ao seu redor e pelo seu modo. E se você não usar as lentes apropriadas para seus olhos, a sua visão ficará embaçada ou distorcida. Ou seja, a sua visão da realidade não seria possível. 

O que é a quebra de paradigma? 

Quando se fala em quebrar um paradigma, estamos nos referindo a um conjunto de mudanças em todas as definições a respeito do funcionamento ou execução de algo. A famosa quebra de paradigma, que provavelmente você já deve ter escutado por aí, pode acontecer em diversos contextos que estão inseridos em nossa sociedade. A hipnose  pode te auxiliar nesse entendimento.

Na maioria das vezes, a quebra de paradigma ocorre diante do surgimento de inovadoras tecnologias que conseguem modificar radicalmente todo o processo de fabricação de um determinado produto, a oferta de um serviço ou transporte. Em outras palavras, tudo que já era massivamente conhecido e que foi drasticamente alterado, em diversos âmbitos, pode ser considerado uma quebra de paradigma. 

Exemplos de paradigmas

Agora que você está a par do que são os paradigmas, conheça os tipos existentes: 

Científico

Como o próprio nome diz, um paradigma científico faz menção a todas as soluções para os problemas da ciência. Ou seja, esse tipo de paradigma mostra os desafios e apresenta as possíveis soluções para os cientistas e pesquisadores. Tudo, claro, com regras e processos bem definidos. Por exemplo, quando um cientista adota um paradigma, ele também precisa concordar com todas suas aplicações. 

Filosófico

De acordo com Platão, que era um dos filósofos mais conhecidos do mundo, o paradigma filosófico faz parte do mundo abstrato no qual fazemos parte e serve como referência para os seres humanos. Platão enxergava um paradigma como sendo um modelo ideal e genuíno que representa tudo que existe de concreto em nosso mundo. Para o filósofo, o paradigma deve ser regido por normas e tem uma certa autoridade sobre o conhecimento humano. 

Linguístico 

Esse conceito talvez seja o mais complexo de todos. De acordo com a área de Linguística, paradigmas são elementos que fazem associação com a nossa memória, formando novas combinações que têm o objetivo de revelar os significados de tudo que está ao nosso redor. O paradigma linguístico é um dos critérios para validar um significado. 

Paradigma social: saiba mais a respeito

Agora que você está um pouco mais familiarizado com o conceito de paradigma, chegamos a um tipo que tem mais a ver com o nosso mundo e a sociedade da qual fazemos parte: o paradigma social. Mas alguns aspectos precisam ser levados em consideração para uma melhor visão de mundo:

  • A ordem dos nossos pensamentos e a nossa estrutura mental;

  • Nossos sentimentos e emoções mais latentes; 

  • Informações referentes ao nosso tempo e contexto na história;

  • A evolução da ciência em nossa época; 

  • A forma com a nossa sociedade é organizada; 

  • Cultura presente em nosso dia a dia. 

Todos esses fatores exercem forte influência na forma que pensamos, agimos e julgamos. Dessa forma, o paradigma social tem uma estreita relação com o conhecimento adquirido sobre o universo e uma imensa aceitação das pessoas. Ou seja, é um complexo conjunto de regras e ações totalmente influenciado por nossa sociedade, pela ciência e até pela cultura atual. 

Talvez seja por isso que o paradigma social tenha uma forte e estreita relação com os nossos hábitos, valores, crenças e atitudes, que estão sempre mudando. Diversos paradigmas sociais sofreram transformações ao longo de toda a história.  Quer um bom exemplo? A escravidão já foi um triste paradigma social durante um determinado período e só foi abolida no Brasil em 1888. O fato é que estamos rodeados pelos paradigmas sociais. 

Está vendo como os paradigmas são importantes e fazem parte do nosso dia a dia? 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK