Spin-off: fique por dentro desse conceito

13/06/2021 às 14:00 PNL

Spin-off: fique por dentro desse conceito

A inovação é algo que sempre deve fazer parte do dia a dia dos negócios, pois nenhum empreendimento é 100% estável. Muitas vezes, podemos nos deparar com excelentes oportunidades e mercados altamente exploráveis, que podem trazer bons lucros. E diante desse contexto, surge o conceito de spin-off. Por isso, esse artigo vai te mostrar do que se trata, as vantagens e dar dicas interessantes sobre como implantar esse sistema em sua empresa. Preparado (a) para mais uma jornada de conhecimento? Vamos lá! 

O que é spin-off? 

Dizemos que uma empresa é spin-off, quando ela cria um novo tipo de empresa ou produto a partir do seu modelo de negócio atual. O empreendedor pode aproveitar toda a sua experiência e conhecimento para inovar e expandir. Em outras palavras, spin-off é o lançamento de um produto ou tipo de negócio que teve a sua origem em uma empresa que já existe. Vale lembrar que o coaching também pode ser útil nesse processo. 

Para ficar mais claro, vamos exemplificar: suponha que você tenha uma empresa que vende determinado produto que tem uma alta demanda e resolveu que quer oferecê-lo para um outro tipo de público. A criação de uma spin-off seria interessante nesse caso, já que o empreendedor está ampliando a sua área de atuação e fortalecendo os seus negócios ainda mais. Esse conceito se assemelha bastante com o de inovação.

Vantagens de uma empresa spin-off

Agora que o conceito de spin-off ficou claro, vamos te mostrar as vantagens de criar uma empresa nesse modelo e se destacar: 

Atender um novo nicho de mercado

Uma spin-off é perfeita para atender outros nichos de mercado e aumentar o faturamento. Ter um produto diferente, inovador, com identidade própria e que atenda as necessidades de um público específico, pode ser um ótimo negócio para os empreendedores que têm mais visão de mercado. 

Independência do negócio principal

A empresa spin-off é totalmente independente do negócio principal. Ou seja, você pode ter uma empresa já consolidada no mercado e criar um modelo spin-off, que também poderá expandir, mas sem comprometer a empresa-mãe. Em suma, o empreendedor não precisa vincular o seu novo negócio ao já existente.

Equipe bem mais focada

Outra vantagem de uma empresa spin-off é que esse modelo pode manter o foco da equipe muito mais direcionado. E com toda a atenção dos colaboradores alocados para este novo projeto, pode ser muito mais fácil alcançar resultados satisfatórios. O foco, que é uma habilidade essencial no mundo dos negócios, é sempre bem-vindo. A hipnose pode ajudar o empreendedor a ter mais foco.

Baixo investimento

Se você pensa que uma empresa spin-off exige um alto investimento, está enganado. Com essa estratégia, você não precisa gastar muito dinheiro, ou seja, você pode ir testando a sua ideia do novo produto usando poucos recursos, já que tem uma infraestrutura pronta e  toda montada que pode te auxiliar. Vale muito a pena. 

A concorrência pode virar cliente

Você sabia que a sua empresa spin-off pode transformar seus concorrentes em clientes? É verdade! Suponha que você abra um novo shopping virtual. Dessa forma, poderá convidar a sua concorrência a anunciar os seus produtos ou serviços na sua mais nova plataforma de vendas online, que é um modelo spin-off. E isso pode ser um excelente negócio. 

Dicas para criar uma spin-off em sua empresa

Se você está querendo inovar e cogitou a possibilidade de investir em uma empresa spin-off em seu negócio, preste atenção em nossas dicas sobre esse assunto:

Saiba qual a necessidade de mercado que será atendida

Esse é o primeiro passo. Você precisa saber qual o desejo ou necessidade específica do público que o seu novo produto irá atender. Pense no que a sua empresa spin-off pode oferecer e que vai fazer a diferença na vida das pessoas que fazem parte do nicho escolhido. Ter essa definição já em mente, pode fazer você economizar tempo e recursos. 

Defina qual será o modelo de negócios

Você precisa escolher qual será o modelo de negócios da sua empresa spin-off. Além disso, é preciso ter uma definição dos preços que serão praticados, processos, estratégias de marketing e, claro, público-alvo em questão. Isso facilita bastante a etapa final, que não pode ter erros. 

Escolha bem os integrantes da sua equipe

Um negócio spin-off precisa contar com uma equipe coesa, experiente, dedicada, focada e que trabalha em plena sinergia. A dica aqui é escolher os colaboradores da sua empresa já existente, que sejam comprometidos e que tenham as habilidades necessárias para se dedicarem ao novo projeto. Uma escolha enganosa pode colocar tudo a perder. 

Defina os objetivos e metas da empresa spin-off

Você precisa ter um bom planejamento, bem como os objetivos e metas bem definidos da sua nova empresa spin-off. Lembre-se de que tudo precisa ser alcançável. Tenha atenção especial quanto aos prazos, que não podem ser curtos demais e nem longos demais. Com poucos meses de funcionamento, você precisa ter uma boa noção se tudo está dando certo ou se vai precisar de ajustes. 

Execute com cautela

Chegou a hora de colocar a mão na massa e executar tudo o que foi planejado. No momento da execução da sua empresa spin-off, é fundamental ter se decidido sobre a plataforma online que será usada, caso você opte por um negócio virtual, por exemplo. Os mais utilizados são SaaS (software como serviço) e marketplaces.

Viu como é possível inovar através de um empresa spin-off e se destacar no mercado? Uma boa ideia, quando colocada em prática de maneira eficaz, pode dar muito certo. Só depende de você. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK