Conheça a tríade da vitória: preparar, apontar, fogo!

07/10/2021 às 13:45 PNL

Conheça a tríade da vitória: preparar, apontar, fogo!

“É por meio de grandes sonhos que se constrói uma vida de sucesso e vitórias!”

Sonhos. Todos nós o temos, não é mesmo? Todos almejamos alcançar algum objetivo. E se não, deveríamos. Afinal, como já dizia Augusto Cury, uma vida sem sonhos não tem brilho, um sonho sem metas não têm alicerces e, sem prioridade, os sonhos não se tornam reais. 

Sendo assim, para que possamos realizar nossos sonhos, precisamos pensar na tríade da vitória, composta por três pilares “básicos”: foco, motivação e hábito.

Está cansado de lutar  e sempre desistir das suas metas e objetivos? Quer alcançar a SUA vitória e, finalmente, pode dizer que você chegou onde queria? Então, fique atento a este conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), pois aqui vamos trazer uma lição importante para você. Boa leitura! 

Para você, o que é o sucesso?

Você já reparou como a busca pela vitória e, consequentemente, pelo sucesso é uma característica marcante da sociedade atual? É cada vez mais comum vermos cursos, palestras, livros, filmes e artigos que apresentam “receitas infalíveis" e que prometem a conquista do sucesso de forma rápida e prática. 

Se buscarmos no dicionário a definição de sucesso, vamos encontrar excertos como: ter êxito em algo, bom resultado, triunfo; Mas será que existe uma resposta única para definir o que é o sucesso? 

O que para você é a definição e ideal de sucesso, para outra pessoa pode não ser!

Pense só: se o seu ideal de sucesso é chegar aos 30 anos com uma boa independência financeira, esta é a sua concepção. Para outra pessoa, o sucesso pode chegar aos 30 anos casado e com filhos. Para outro, pode ser morar na praia e por aí vai. 

Reconhecimento, conforto financeiro, viagens internacionais, alcançar um cargo de alto escalão numa empresa, etc. Não existe uma resposta única para a pergunta “o que é o sucesso?” e entender isso, é o primeiro passo para adentrar a tríade da vitória. 

Afinal, muitas pessoas acabam se espelhando no sucesso de outras, sem notar que estão deixando os seus verdadeiros objetivos. Neste contexto, desenvolver o autoconhecimento é imprescindível. Pergunte-se: o que eu realmente quero alcançar?

Preparar: o foco!

Para que possamos realizar nossos sonhos, precisamos, antes de tudo, possuir um foco. Ou seja, aquilo em que vamos concentrar nossa atenção e que almejamos alcançar. 

Quando concentramos nossa atenção em um objetivo definido, nosso processo mental selecionará e captará informações que sejam úteis, importantes e que possam contribuir para o que tivermos definido como o nosso foco.

Um exemplo: você quer comprar um computador novo. Já definiu a marca, o modelo, a cor, a capacidade de armazenamento, enfim, tudo está muito bem desenhado na sua mente. Durante este tempo em que você ainda não havia comprado o seu computador, você começou a ver muitas pessoas usando notebooks com aquelas características que você havia definido.

O que aconteceu? Será que todo mundo teve a mesma ideia que você? Não! Aquela ideia estava tão viva e nítida na sua mente, que o seu cérebro começou a captar informações importantes para o que você colocou como importante para você. 

Agora que você sabe exatamente onde quer chegar (o seu foco), é preciso planejar. Afinal, se você não soubesse exatamente onde quer chegar, como poderia montar um projeto que lhe direcionasse ao seu alvo? A definição do foco é o ponto de partida para a realização do sonho!

Apontar: a motivação!

Feito isso, passamos a segunda etapa da Tríade da Vitória, que também tem grande relevância: a motivação!

Mas o que é a motivação? Nada mais nada menos que um conjunto de fatores que determinam a conduta de um indivíduo. 

Por exemplo: mesmo que você possua um foco bem definido, muitos desafios e obstáculos que se apresentam na sua jornada, podem fazer com que você pense em desistir. 

É neste cenário que a motivação irá fazer toda a diferença. Afinal, é ela quem nos incentiva a realizar determinadas ações e a persistir nelas até, finalmente, alcançarmos nosso objetivo. 

Fogo: os hábitos!

Já falamos da importância do foco e da motivação, os dois primeiros pilares da Tríade da Vitória. Agora, em conclusão, vamos destacar o último pilar: o hábito!

Definido no dicionário como a “disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de um ato, uso, costume”, o hábito é extremamente importante na jornada daqueles que pretendem alcançar um determinado objetivo, seja ele qual for. 

Uma pessoa que quer emagrecer, por exemplo, deve mudar seus hábitos alimentares e, se quiser intensificar e potencializar seus resultados, deve criar o hábito de praticar atividades físicas. 

Para criar estes hábitos é preciso iniciar, repetir e persistir. Mas para que este processo seja duradouro, precisamos aprender a lidar com as tensões e as frustrações que são inerentes a essa jornada. Ao adquirir um hábito, fica muito fácil atingir o seu objetivo proposto. 

Em resumo, portanto, a Tríade da Vitória consiste em três pilates: 

  • O foco: aquilo que você pretende atingir.

  • A motivação: o combustível diário da sua jornada.

  • Os hábitos: a engrenagem constante que te levará ao seu foco.

Gostou deste conteúdo e quer descobrir mais artigos como este? Conheça o blog do IBND, toda semana postamos conteúdos novos para você alcançar o seu desenvolvimento como pessoa e profissional.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK