Sofrendo pelo fim de um relacionamento? Conheça a técnica de estilhaçamento!

16/06/2021 às 13:45 Hipnose

Sofrendo pelo fim de um relacionamento? Conheça a técnica de estilhaçamento!

Vivenciar o fim de uma relação, seja ela amorosa ou não, tenha durado anos ou meses, nunca é uma tarefa fácil e prazerosa. O processo de superação é doloroso e pode levar dias, semanas e até mesmo anos. 

Quase todos nós iremos experimentar o fim de um relacionamento em algum momento da vida. E uma situação como essa pode gerar resultados psicológicos bastante negativos, tal como a depressão, sobretudo, em situações onde a relação não terminou nada bem. 

Portanto, se você está tendo dificuldades para superar o fim de uma relação ou conhece alguém que está passando por esta situação, continue acompanhando este artigo IBND. Pois, neste post vamos tratar sobre uma técnica da PNL - que também é utilizada na Hipnose - conhecida como estilhaçamento!

Mas antes, vamos entender a psicologia por detrás do fim de uma relação

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para superar a dor de um fim de relacionamento. Isso porque é muito difícil colocarmos um ponto final em qualquer assunto de nossas vidas, e em uma relação isso não é diferente. 

A palavra “fim” por si só já assusta aos nossos ouvidos e coração. E quando falamos no fim de um relacionamento este susto parece piorar ainda mais. Mas porque será que muitas vezes não sabemos lidar e aceitar o fim de um relacionamento? Alguns podem ser os motivos:

Medo do arrependimento 

Não existe nada que sustente a relação, mas você imagina a pessoa superando a relação e se relacionando com outra, e aí vem aquele sentimento que mistura inveja e arrependimento. Afinal, ela pode encontrar outra pessoa pela qual possa se apaixonar. Ou seja, você sofre com o medo de não conseguir ser feliz após o término, mas pense: esse relacionamento já não te faz feliz. 

Comodidade

Casais costumam fazer tudo juntos. Sair, assistir séries, organizar tarefas, fazer compras, etc. E quando o fim da relação acaba, você sente aquele vazio e incapacidade de fazer as coisas sem essa pessoa. Todo este sentimento não passa de comodidade.

Sentimento de pena

O receio de causar dor e sofrimento a alguém que você amou e passou momentos incríveis com você é um dos principais motivos pelos quais sofremos com o fim de uma relação. Este sentimento é comum, mas lembre-se que a sua felicidade deve ser posta sempre em primeiro lugar. 

Como superar o fim de um relacionamento?

Ao passar por uma situação de término é totalmente normal que você se sinta triste e um pouco perdido. 

No entanto, nessas horas é essencial que você se lembre que, assim como outras situações difíceis pelas quais você já passou, você também será capaz de superar este momento difícil da sua vida.

Mais abaixo, falaremos sobre como a técnica da PNL conhecida como Estilhaçamento pode ser usada em sessões de hipnoterapia para a superação de términos. Porém, antes disso, vamos ver algumas dicas práticas que podem te ajudar bastante:

  • Não tente manter contato com a pessoa em um primeiro momento.

  • Afaste por um tempo das redes sociais e, se precisar, bloqueie a pessoa da sua lista de amigos.

  • Passe mais tempo ao ar livre e faça coisas que você gosta como assistir a um filme, ler um livro, ir a academia, etc. 

  • Se puder, faça uma viagem para conhecer novos lugares e colocar os pensamentos em ordem. 

  • Fique perto de familiares, amigos e pessoas que te façam sentir bem.

  • Faça uma lista com as coisas positivas na sua vida. Assim, quando a tristeza bater, você poderá se lembrar de todas as coisas boas que estão acontecendo na sua vida. 

A técnica de Estilhaçamento. Vamos conhecê-la!

Em sentido denotativo (do dicionário), Estilhaçamento é o “ato ou efeito de estilhaçar, de reduzir a pedaços”. Porém, em contexto da Programação Neurolinguística, a técnica de Estilhaçamento é usada para ajudar a ressignificar memórias dolorosas. 

Por exemplo: você passa por uma situação muito estressante como um divórcio e, sempre que se lembra deste momento, vem à tona sentimentos desagradáveis. Ao aplicar a técnica de Estilhaçamento, estas sensações perderão a intensidade e você, finalmente, terá a paz mental que precisa para seguir em frente com a sua vida. 

Podemos destrinchar esta técnicas em três passos: 

Primeiro passo: reflita sobre a experiência

Pense em todas as lições que você pode tirar com a experiência que lhe gerou sentimentos negativos como tristeza, raiva ou medo. Aprenda a aceitar o quanto essa experiência foi dolorosa e certifique-se de que você quer, verdadeiramente, destruí-la.

Segundo passo: imagine a cena em uma tela de televisão ou espelho

Durante a sessão de hipnose na qual você estará em transe, o hipnólogo te colocará frente a um espelho ou assistindo na tela de uma televisão, por exemplo, a situação que lhe gerou e continuam gerando sentimentos negativos.

Terceiro passo: Quebre a tela da televisão, estilhaçando em vários pedaços!

Agora que você está vendo a situação ser reprisada na tela da televisão como mero espectador, você irá quebrar a frágil tela com toda a sua força estilhaçando-a em milhares de minúsculos pedaços. 

Quer aprender mais sobre hipnose clínica e regressiva com PNL? Conheça o curso de hipnose do IBND e aprenda outras técnicas eficientes para superar traumas e se livrar dos sentimentos negativos. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK