Reset mental: aprenda a reiniciar seu cérebro e recompor-se mentalmente

13/10/2021 às 22:17 PNL

Reset mental: aprenda a reiniciar seu cérebro e recompor-se mentalmente

Com certeza, há algo em sua vida da qual você não gosta e deseja mudar. Mas o que você tem feito de diferente para alterar esta realidade? Grande parcela das pessoas costumam se queixar sem, entretanto, partir para a ação e neste contexto, um reset mental pode ser de grande valia.

“Se você deseja um resultado diferente, faço algo diferente.”

Sei que esta ideia quando colocada em palavras parece muito lógica e simples, mas, na prática, nem sempre é assim. Afinal, a grande verdade é que muitas vezes a nossa mente nos sabota. 

Você já teve a sensação de que por mais que quisesse e por mais que se esforçasse parecia que algo sempre te mantinha preso na condição em que estava? Muitas vezes, queremos mudar e agir de forma diferente, mas não conseguimos. 

Mas, afinal, o que de fato nos impede de realizarmos o que queremos? Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos conversar mais sobre este assunto tão interessante e trazer algumas dicas para fazer um reset mental poderoso para tornar a sua mente positiva

Nossas crenças e emoções “trabalham” contra nós?

O que te impede de praticar hábitos mais saudáveis? De fazer aquilo que foi planejado? De correr atrás dos seus objetivos? 

Basicamente dois aspectos nos fazem reagir de forma automática: as nossas emoções e as nossas crenças. 

Como seres complexos somos formados por um sistema mente-corpo-emoção que se influenciam mutuamente. Assim, as emoções que sentimos influenciam nossos pensamentos, nossos comportamentos e decisões que tomamos. 

Porém, não para por aí. Afinal, as crenças que temos sobre o mundo, sobre as pessoas, fatos, situações e sobre nós mesmos, também são princípios operacionais que podem nos empoderar e nos impulsionar ou nos estagnar e nos sabotar, as famosas crenças limitantes

Nossas crenças, à medida que o tempo passa, vão formando raízes em nosso subconsciente até que elas se tornem verdades quase incontestáveis. 

Segundo a neurociência, apenas 5% das nossas decisões são tomadas racionalmente

Como adultos tendemos a afirmar que tomamos decisões baseadas em análises. Porém, segundo a neurociência, apenas 5% das nossas decisões são racionais. Os outros 95% são decisões tomadas pela mente inconsciente - o sistema onde registramos nossas emoções e crenças. 

Neste contexto, as emoções ditas negativas e as crenças limitantes impregnadas em nosso sistema límbico (inconsciente) dão origem aos nossos comportamentos sabotadores. Enquanto as crenças e emoções positivas geram comportamentos construtivos.

Dicas para fazer um reset mental

O ser humano é o agente da sua vida, o construtor da sua realidade, independente da condição que tenha recebido e, portanto, é plenamente capaz de transformar seu mundo naquilo que deseja. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas poderosas para fazer um reset mental eficiente e mudar o rumo da sua vida:

  1. Nomeie seus sentimentos

As milhares de informações do mundo exterior e interior com a qual temos de lidar todos os dias, faz com que nossa mente fique em um estado permanente de desgaste e estresse, fazendo com que liberamos altas doses de adrenalina e cortisol - substâncias que nos deixam em estado de alerta. 

E por mais que não consigamos dibral todos os eventos que nos causem desgaste, é importante sabermos identificar os sentimentos e desvendar a causa que aflorou a emoção. Somente desta forma seremos capazes de criar estratégias de inteligência emocional

  1. Aprenda a controlar seus pensamentos

O que pensamos afeta diretamente o nosso corpo. Pessoas que, por exemplo, costumam ser muito críticas consigo mesmas e com os outros tendem ao desânimo com frequência. 

Por isso, assim que uma ideia negativa surgir em sua mente, pare e pense no oposto. Em situações como essas, busque recordar momentos em que foi elogiado, sentiu-se realizada ou aliviada. Isto o ajudará a controlar seus pensamentos e quebrar círculos viciosos. 

  1. Fortifique os laços

Um estudo da Universidade de Cambridge avaliou os moradores mais velhos de nove aldeias em Cilento, Itália, para descobrir o segredo da longevidade. Os habitantes da região já haviam passado por muitas guerras e migrado diversas vezes. 

Analisando os traços de personalidade dos habitantes, notaram dois fatores comuns: o otimismo e a sensação de pertencimento. E o que podemos concluir a partir disso? Que a interação humana é importante para o bem estar e que elas funcionam como um remédio para fortalecer a nossa qualidade de vida. 

  1. Foque na qualidade do seu sono

Vários fatores podem prejudicar a qualidade do sono, tais como a ingestão excessiva de cafeína, medicamentos e álcool, além de problemas respiratórios como a apnéia. E o resultado de noites mal dormidas é um cansaço físico e mental, irritabilidade, lentidão, falta de concentração, etc. 

Para descansar de verdade, algumas dicas podem ser valiosas: diminua o ritmo cerca de duas horas antes de dormir, estabeleça um horário limite para usar o celular e faça uma refeição leve no jantar.

  1. Movimente-se

Além de reduzir os níveis de cortisol e adrenalina, a atividade física ajuda a relaxar corpo e mente atuando como um tratamento natural contra a ansiedade, depressão e o desgaste, graças à liberação de endorfina - o conhecido “hormônio da felicidade”. 

Além dessas dicas para um reset mental poderoso, conhecer as técnicas de Programação Neurolinguística também pode auxiliá-lo neste processo. Através do curso de pnl oferecido no IBND você poderá aprender a:

  • Desenvolver habilidades de liderança;

  • Enxergar novas possibilidades profissionais e pessoais;

  • Aprender a se conectar com as pessoas ao seu redor;

  • Ressignificar crenças limitantes;

  • Descobrir o que te impede de alcançar seus objetivos;

  • Formular metas e objetivos eficazes, entre outros.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK