Reforço positivo: saiba o que é e como utilizá-lo.

12/01/2023 às 15:54 Coaching

Reforço positivo: saiba o que é e como utilizá-lo.

Como fazer bons comportamentos serem repetidos? Como é possível aumentar sua frequência? No conteúdo de hoje, convidamos os especialistas em coaching do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) para darem uma verdadeira aula sobre uma técnica poderosa no mercado de trabalho, o chamado reforço positivo. 

O que é reforço positivo?

Conhecido por ser um método de treinamento com base em um sistema de recompensas, o reforço positivo acontece após um desempenho realizado, como um reconhecimento e apoio motivacional por determinada ação.

A técnica é constantemente confundida com recompensa, só que é mais precisa. No ambiente de trabalho, podemos usar muitos exemplos de reforço positivo. Portanto, vamos imaginar uma situação onde a técnica é usada.

Imagine que você esteja a frente de um projeto importante e que o líder da sua área, além de orientá-lo, sempre estimula o seu trabalho com palavras motivadoras, como: “você está indo muito bem!”, “você é muito importante para este projeto”, “a sua criatividade é invejável”, etc.

Este é um claríssimo e incontestável exemplo de reforço positivo!

Por que essa técnica é importante no ambiente de trabalho? 

Como você já deve imaginar, no ambiente de trabalho o uso dessa técnica é importante para potencializar a confiança e motivação dos colaboradores. É sabido que em empresas que promovem uma cultura positiva os profissionais conseguem desenvolver melhor seu potencial e habilidades, e ajustar seus pontos fracos.

Contudo, para que o método seja eficiente é necessário que ele seja aplicado logo quando o bom comportamento é realizado. Pois o assincronismo entre o comportamento e a recompensa, poderão não produzir os efeitos positivos esperados

Conheça algumas vantagens de promover uma cultura empresarial positiva

O reforço positivo, ainda que traga benefícios mais diretos ao colaborador, também impacta positivamente a empresa como um todo. Abaixo, os profissionais do IBND listaram algumas vantagens de adotar o método; confira.

  • Aumenta a produtividade (não somente em quantidade, mas em qualidade) e desempenho dos profissionais;

  • Ajuda na construção de um ambiente organizacional mais saudável e colaborativo;

  • Reduz as taxas de turnover e aumenta a retenção de talentos;

  • Reduz o absenteísmo, ou seja, a ausência dos colaboradores durante o expediente;

  • Em um ambiente de trabalho saudável, o colaborador tende a ter uma maior qualidade de vida.

Quer promover o reforço positivo? Siga algumas orientações!

Na sequência, vamos conferir algumas orientações simples, mas poderosas, para que o reforço positivo seja implementado adequadamente na sua empresa.

  1. Evite excessos

Assim como críticas em excesso são ruins, os elogios também. Por isso, evite excessos! Reconheça as habilidades e competências de todos, mas as evidencie no momento certo. Qualquer avaliação em excesso, seja ela positiva ou negativa, tende a perder seu valor com o tempo. Portanto, faça comentários pontuais e moderados, quando forem realmente necessários.

  1. Comunique-se com clareza

Dedicação, criatividade, pontualidade, proatividade, etc. Quais comportamentos você espera dos profissionais da sua equipe? Deixe isso bastante claro e não crie expectativas surreais.

Da mesma forma, ao usar o reforço positivo não use apenas “Parabéns”; Seja específico naquilo que você está reconhecendo, como: “Parabéns por ter se dedicado ao relatório de marketing”. 

  1. Mostre a importância da cultura positiva

O elogio não precisa partir somente dos cargos de liderança; Colegas também podem e devem fazer elogios entre si, motivando-se mutuamente e, quando necessário, corrigindo falhas.

Mostre aos seus liderados as melhores formas de fazer isso, sem exagerar ou magoar ninguém. Incentive o incentivo. Dessa forma, você estará criando uma cultura positiva no ambiente de trabalho.

Gostou dessas dicas e quer potencializar ainda mais os seus resultados e ser reconhecido como um bom profissional? Faça a formação em coaching do IBND, e desenvolva habilidades para se tornar uma referência em qualquer campo que você atue.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK