Crowdsourcing: a prática que todo empreendedor deveria conhecer!

17/01/2023 às 12:43 Coaching

Crowdsourcing: a prática que todo empreendedor deveria conhecer!

Você está fazendo suas tarefas habituais do dia a dia, quando “Eureka!, uma nova e boa ideia para o seu negócio se instala em sua mente, e você sente em seu intimo que irá revolucionar o mercado e obter o sucesso que tanto deseja como empreendedor ou empresário.

Mas será que esta é realmente uma boa ideia? Será realmente que você consegue julgar a sua ideia com olhos imparciais? Será que você tem o que é preciso para colocar essa boa ideia em prática?

Para responder a tantos “serás”, o processo de crowdsourcing é bastante eficiente. Afinal, como diz o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”!

Com o crowdsourcing, você pode:

  • Ouvir a opinião de colaboradores e clientes;

  • Extrair insights valiosos a partir de um grande número de dados;

  • Obter insumos para uma tomada de decisões mais inteligente;

  • Otimizar e refinar processos a partir de feedbacks dos seus públicos alvos. 

Interessado em entender como o crowdsourcing pode revolucionar seu negócio? Então acompanhe este conteúdo em parceria com o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND). Vamos lá!

Afinal, o que é crowdsourcing? Para que serve?

Modelo de terceirização aberto e compartilhado, cujo propósito consiste em reunir diferentes pessoas em torno da realização de uma tarefa ou solução de um problema. Esse é o crowdsourcing!

Usado para diversas finalidades, das mais simples às mais complexas, o conceito tem como principais propósitos:

  • Avaliar;

  • Criar;

  • Processar;

  • Resolver.

Um empreendedor que queira entender se o seu novo produto é uma boa ideia, pode terceirizar os feedbacks ao seu público-alvo mediante retribuições em dinheiro ou em amostras grátis desse novo produto que ele pretende lançar ao mercado.

Nos últimos anos, muito impulsionado pela força das redes sociais, milhares de empresas tem descoberto no crowdsourcing o poder das massas para tomar decisões mais estratégicas.

Segundo uma pesquisa da eYeka, de 2014, publicada na Forbes, 85% das maiores marcas do mundo haviam utilizado o crowdsourcing nos últimos dez anos.

Os benefícios desse processo

Se, como já dito, duas cabeças pensam melhor do que uma, imagem centenas de cérebros queimando neurônios em torno de um mesmo objetivo! Mas o crowdsourcing vai além disso e oferta benefícios únicos, como:

Custo-benefício

Extrair excelentes ideias, testar produtos e construir projetos a partir de sugestões variadas a um custo menor é um dos grandes benefícios do crowdsourcing.

Dependendo do tipo de projeto, é possível reunir sugestões e ideias de diferentes participantes e compor uma solução como um grande mosaico.

Participação de diferentes talentos

Se o projeto exige níveis de qualificação técnica de alto padrão, o crowdsourcing é uma ótima alternativa, pois você ode contar com a colaboração de ótimos profissionais que estão ansiosos para compartilhar sobre suas ideias.

Rede de engajamento profissional

É possível também que, por meio do crowdsourcing, sua empresa crie uma rede de engajamento profissional que evolua para parcerias futuras. Hoje, com a internet, é possível montar uma equipe interdisciplinar com membros de qualquer canto do mundo sem nenhuma dificuldade.

Na prática: como implementar o crowdsourcing?

Para implementar o crowdsourcing na sua empresa, você pode seguir 3 passos básicos:

1º passo: transforme o crowdsourcing em um pilar da cultura

De forma prática, para que o crowdsourcing seja implementado, ele deve estar presente na cultura da organização. Ou seja, é preciso que a empresa como um todo tenha o pensamento na construção coletiva para que as ações aconteçam de forma democrática.

2º passo: faça um diagnóstico das áreas que podem ser beneficiadas

No marketing, no RH, algum processo de produção ou uma nova linha de produtos. Você precisa definir se usará o crowdsourcing para um projeto específico ou permanentemente, além de selecionar os responsáveis por cada projeto e estabelecer critérios de recompensa, prazo, etc.

3º passo: escolha a tecnologia certa

É importante que a empresa estimule a utilização de plataformas e metodologias que utilizem a contribuição coletiva para realizar tarefas, gerar ideias e criar projetos

Esse é um assunto do seu interesse e que pode beneficiar ao seu negócio? Conheça o curso de coaching e não deixe também de conferir outros conteúdos no blog do IBND!

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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