Quer empreender na área alimentícia? Conheça a história da Elma Chips

05/01/2021 às 15:46 PNL

Quer empreender na área alimentícia? Conheça a história da Elma Chips

Seja no lanche da tarde, no bar com os amigos ou até mesmo na hora daquele filme na TV, é bastante provável que você já tenha saboreado a deliciosa e crocante batata Ruffles ou os irresistíveis Doritos, certo? O sucesso da famosa marca Elma Chips se estende por gerações, devido a enorme aceitação dos seus produtos.

Esse post vai te contar a história dessa marca brasileira que acabou conquistando os apreciadores das suas saborosas guloseimas. Saiba porque os produtos da Elma Chips se tornaram a preferência dos consumidores no Brasil.

Leia o texto até o final e tenha mais inspiração para enfrentar os desafios no dia a dia.

Elma Chips: união que deu certo

Tudo começa em 1974, na cidade de Curitiba (PR). A fusão de duas empresas (American Potato Chips e Elma Produtos Alimentícios) deu origem a Elma Chips. O principal objetivo era oferecer uma extensa linha de produtos para agradar até os consumidores mais exigentes, o que acabou dando muito certo. Saber como definir metas é importantíssimo no mundo do empreendedorismo. 

Nesse mesmo ano, a Elma Chips não perdeu tempo e lançou o seu primeiro produto no mercado, o famoso Baconzitos, que teve uma enorme aceitação de adultos e crianças.

Já em 1976, foi a vez do Cheetos e dos deliciosos palitinhos Stiksy darem as caras por aqui. Como era de se esperar, a procura por tais produtos em padarias e supermercados foi altíssima.

Em 1978, mais um novo salgadinho também conquistou o paladar os brasileiros: o famigerado Cebolitos, que era uma das principais opções de petiscos entre os adultos e de lanche da escola para a criançada.

O velho e conhecido slogan “É impossível comer um só”, faz jus ao sucesso que a Elma Chips sempre fez com o público, pois as vendas aumentavam exponencialmente.

Anos 80: inovação e solidez no mercado

Como os seus produtos tinham se tornado a preferência de boa parte dos consumidores, a Elma Chips resolveu inovar ainda mais. Em 1982, a marca lançou o delicioso Zambinos e, em 1983, o delicioso Fandangos, que recebeu outras versões nos anos seguintes, devido ao seu grande e crescente sucesso.

Já em 1986, a Elma Chips criou dois produtos que seriam os grandes recordistas de vendas da marca por décadas: a batata Ruffles e o crocante Doritos.

Esses dois salgadinhos foram os principais responsáveis pela consolidação da Elma Chips no mercado alimentício brasileiro.

Ainda nesse ano, o famoso Pingo D´ouro e uma linha de amendoins (atualmente com três versões) também foram lançados pela Elma Chips.

Os produtos dessa marca se tornavam, cada vez mais, a preferência dos consumidores de todas as idades, pois eram saborosos e, acima de tudo, prontos para consumo.

Promoções, inovação e mais vendas

Com sua extensa linha de salgadinhos cada vez mais aceita no mercado, a primeira metade da década de 1990 foi marcada pelo lançamento de novas versões dos produtos da Elma Chips mais vendidos.

Mas chegou a hora de inovar um pouco mais. Por isso, em 1997, a promoção Tazo Mania fez as vendas aumentarem bastante.

Em 1999, a Elma Chips voltou a sua atenção para a saúde dos consumidores, já que seus produtos começaram a ter a fama de não fazerem bem para a saúde.

Sendo assim, a marca começou a fabricar todos os seus famosos salgadinhos sem a presença de gordura trans. A criatividade e a inovação sempre fizeram parte do mundo dos negócios.

Já em 2004, a marca lança a sua famosa linha Elma Chips Sensações, que hoje conta com diferentes versões e sabores.

Esse novo lançamento também atraiu milhares de novos consumidores, pois eram salgadinhos muito mais saudáveis, com menos gordura e sódio em sua composição.

Mais lançamentos da Elma Chips

Nunca se descuidando da evolução visual da sua logomarca, em 2006, baseado no sucesso da campanha anterior, a Elma Chips achou que já era hora de mais uma dose de inovação.

Por isso, lançou o Elma Chips Stax, que era um salgadinho crocante feito com batata e que vinha em um prático tubo plástico.

Nesse mesmo ano, a marca lançou uma linha exclusiva de salgadinhos voltados para os adultos.

As diferentes versões e sabores únicos acabaram agradando o paladar dos marmanjos, principalmente na hora do happy hour com os amigos, já que os petiscos podiam ser servidos como tira-gosto. Em qualquer tipo de negócio, saber fazer um gerenciamento de crises, pode evitar muitos problemas. 

Em 2007, a batata palha Elma Chips na Mesa fez sucesso com o público, devido a sua extrema crocância e diferentes sabores.

Ainda nesse ano, a marca resolveu ingressar no mercado de biscoitos doces e, de cara, lançou o Fandoce, que tinha versões com dois sabores. Para variar, os pequenos agradaram bastante. Em 2008, a saudável linha Sensações Fit foi a grande novidade.

Os salgadinhos da Elma Chips agradavam cada vez mais

Em 2009, a famosa marca, que tem sua sede em São Paulo, lança as deliciosas linhas Sabores da Terra e Sensações ao Forno, que também tiveram uma grande aceitação do público.

Já em 2010, mais novidades à vista: a linha NatuChips e a De Montão (que tinha três tipos de salgadinhos diferentes na mesma embalagem), caíram nas graças dos consumidores.

Já em 2013, a Elma Chips, atendendo a milhares de solicitações, acabou relançando no mercado a sua deliciosa batata Lay´s. Por volta de 2016, a marca dá mais uma inovada em sua extensa linha de produtos e lança a pipoca para micro-ondas em quatro irresistíveis sabores.

Já em 2017, a Elma Chips direciona seus esforços para os produtos feitos com farinha integral e com baixos índices de gordura e açúcar.

O fato é que a Elma Chips sempre investiu em inovação, acompanhou as principais tendências do mercado e as necessidades dos seus consumidores.

Por isso, ela se tornou líder absoluta em seu segmento, vendendo cerca de 600 mil pacotes de salgadinhos todos os dias.

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK