Inspire-se na história da Itambé no Brasil

19/12/2020 às 21:42 PNL

Inspire-se na história da Itambé no Brasil

Diversas marcas são representadas por símbolos tão memoráveis, que pessoas de diversas gerações sempre se lembram delas. Algumas vão além e adotam icônicos mascotes para representa-las no mercado. Afinal, para qualquer empresa prosperar, ter uma logomarca diferenciada e chamativa, é uma boa estratégia, na maioria das vezes.

Por exemplo, quando vemos o desenho de uma vaquinha estampado em um copo de iogurte, sempre nos lembramos da Itambé, certo? Esse post vai contar a história dessa empresa, cujos produtos são uns dos mais consumidos no Brasil e no mundo. Nos acompanhe até o final dessa jornada do mundo dos negócios. Boa leitura!

Itambé: iniciativa política que deu certo

A história da Itambé começa no ano de 1944, em Belo Horizonte. O governo do estado de Minas Gerais fundou a Usina Central de Leite, que fazia o processamento e a distribuição de leite em toda a capital mineira e região metropolitana. Mais tarde, em 1948, o governo decidiu passar todo o controle da empresa para representantes de seis cooperativas e cinco produtores rurais.

Nascia CCPL (Companhia Central dos Produtores de Leite). Em 1949, a empresa começou a produzir leite pasteurizado em garrafas e vende-los para padarias de Belo Horizonte. Já em 1950, a marca Itambé é criada e, logo de cara, começa um plano de expansão dos negócios. Em 1951, a Itambé começa a distribuir leite em garrafas de vidro para cafés e bares.

Como a produção de leite se tornou superior à demanda da população, os administradores visionários da Itambé resolveram começar a fabricação de produtos derivados do leite. Em 1954, surge o segundo produto da Itambé: o iogurte natural em garrafas de vidro de 200 ml. A aceitação pelo público foi imensa. A inteligência emocional deve ser um dos atributos de todo empreendedor. 

Nova linha de produtos Itambé

Em 1957, a Itambé inaugurou sua fábrica na cidade de Sete Lagoas e começou a produzir o famoso leite em pó (nas versões integral e desnatado), queijos, doce de leite e manteiga. Em 1959, mais uma inovação da Itambé: o lançamento do leite em pó dietético MIMO, que teve uma grande procura. 

Os anos 1960 foram marcados por um crescimento histórico da Itambé por todo o Brasil. Além da construção de uma usina em Belo Horizonte, diversos pontos de vendas foram abertos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. O lançamento do leite tipo C embalado em saco plástico (1968) e do leite em pó integral de 250 gramas (1969), fecharam essa década.

Em meados de 1970, com os negócios para a Itambé indo de vento em polpa, a marca investiu pesado no lançamento da sua nova linha de iogurtes. O saboroso iogurte com sabor de frutas que vinham em copos de 120 gramas (1970), o Flan Itambé (1976), o iogurte com pedaços de frutas e o famoso creme de leite (1977), são bons exemplos.

Exportação para outros países e crescimento consolidado

Devido ao crescente sucesso dos seus produtos em todo o Brasil, a Itambé, ainda nos anos 70, começa o seu programa de exportação. Chegou a vez do mundo conhecer as delícias dessa conceituada marca.  Os primeiros produtos a serem exportados para a Itália foram a manteiga e o leite em pó, em 1972.

Nos anos 1980, com operações em vários estados brasileiros, a Itambé ainda inovou um pouco mais e lançou o delicioso iogurte com geleia Frutambé, em 1988. No ano seguinte, foi a vez do produto que se tornou um ícone da marca representada pela vaquinha: o delicioso iogurte natural sabor cenoura, mel e laranja, que vinha em copos de 200 gramas. Ume estouro de vendas até hoje!

A década de 90 também foi marcada por novos lançamentos da Itambé: o doce de leite sabor coco e chocolate e o famoso iogurte infantil Itambaby (1991), o iogurte Vitambé (1992), o leite Longa Vida na versão integral em caixas de 1 litro (1993), a saborosa bebida láctea Goody Fruti (1994) e o iogurte Fruito em embalagens de 1 litro, são ótimos exemplos.

Outros tipos de bebidas lácteas, o famoso queijo Itambezinho, o requeijão cremoso light e o famigerado iogurte natural desnatado, também foram lançados na segunda metade da década de 1990 pela Itambé. Ter alta performance no mundo do empreendedorismo é essencial. 

A Itambé é uma das preferidas dos brasileiros

A entrada do novo século para a Itambé representou um marco para os negócios, que estavam bastante aquecidos, principalmente no mercado internacional. Em 2002, a marca mineira já exportava seus produtos para 63 países. Nos anos seguintes, a Itambé fez um upgrade em seu portfólio de produtos.

Em 2004, novas versões do leite pasteurizado foram lançadas, especialmente para pessoas que tinham intolerância a lactose, as famosas linhas de iogurtes Fit Zero e Fit Light (2005), o delicioso iogurte Plenus (2006) e Itambito (2007), dentre outros lançamentos, fizeram os produtos Itambé se tornarem uma das preferências dos brasileiros.

Já em 2012, a marca deu um passo importante na sua história e criou a Itambé Alimentos S/A. Em 2013, a empresa Vigor, que pertencia ao grupo JBS, comprou 50% das ações da Itambé, firmando uma parceria de sucesso. Nesse mesmo ano, a marca, que estava ainda mais fortalecida, lançou o conhecido iogurte Grego Itambé.

Itambé: inovação constante e sucesso garantido

Em 2016, mais uma inovação: a linha Food Service, que é mais voltada para o ramo de alimentos, é lançada pela Itambé, bem como as linhas Itambé PRO e Itambé PRO+. Em 2018, a marca se voltou para o público infantil e lançou a extensa linha de produtos Itambé Kids, caindo no gosto da garotada.

O fato é que a Itambé nunca deixou de inovar em seus produtos. Talvez seja por isso que essa marca faz parte da vida dos brasileiros há 70 anos.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK