Quem pensa enriquece: o que podemos aprender com este livro

19/12/2020 às 09:35 Coaching

Quem pensa enriquece: o que podemos aprender com este livro

Se você buscou algumas maneiras de melhorar o seu relacionamento com as suas finanças, com toda certeza, você já ouviu falar neste livro. Quem Pensa Enriquece é uma das principais obras do escritor Napoleon Hill, que foi uma das figuras mais reconhecidas no mundo do desenvolvimento pessoal e realização financeira do século XX.

Esse livro é fundamental para quem almeja alcançar o sucesso por meio da inteligência financeira. A busca pela sua realização pessoal foi a vida de Napoleon Hill. O escritor entrevistou no início do século passado mais de 500 pessoas bem sucedidas da época.

Grandes personalidades como Theodore Roosevelt, Thomas Edison e Henry Ford participaram do estudo. E o resultado dos mais de 20 anos de pesquisa de Hill culminaram na publicação do livro “Quem Pensa Enriquece” em 1937.

Mesmo com quase 90 anos após a 1° edição, essa obra continua sendo um sucesso, sendo uma leitura praticamente obrigatória para quem deseja enriquecer. Nesse período, o livro já teve mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e é um clássico do gênero de finanças.

Separamos algumas lições que este livro pode lhe ensinar para que você consiga se inspirar a trilhar o seu próprio caminho do sucesso, confira:

Tenha um objetivo claro

Ninguém se torna uma pessoa bem sucedida se não sabe o que quer. O fato de não terem um objetivo claro para buscar, um propósito de vida faz que muitas pessoas se mantenham estagnadas e não consigam se sentir realizadas ao longo de suas vidas.

Em sua pesquisa, Hill notou que as pessoas bem sucedidas possuem um objetivo principal definido e um plano para alcançá-lo. Elas dedicam uma boa parte de tempo para pensar formas de alcançar a meta.

O autoconhecimento se torna um fator muito importante para a definição desse objetivo. Só sabe o que quer, quem realmente se conhece, quem busca descobrir os seus reais anseios.

No meio do coaching financeiro, muitos coaches encaram coachees que não possuem a menor ideia do que realmente querem. Suas ambições se limitam a apenas ter vontade de conquistar algo, sem nenhum objetivo ou plano real para alcançar o sucesso.

Não ter um objetivo claro é um dos fatores que prejudicam o nosso desenvolvimento. Quem sabe exatamente o que quer não fica na vontade, elas aprendem com os erros. Estas pessoas desenvolvem disciplina financeira, foco e comprometimento.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Conceito de Mastermind

No livro, Napoleon Hill também apresenta o conceito de “Mastermind”, que significa a aliança de duas ou mais mentes, trabalhando juntos em prol de um objetivo em comum. Basicamente, o que ele quis dizer com isso é que não conseguir alcançar nada sozinhos, sempre precisamos de ajuda.

A inteligência emocional nos ajuda a entender que não somo absolutos. Se pararmos para pensar, sempre contamos com a ajuda de outras pessoas em nossa vida. Amigos, parentes, colegas de trabalho e até mesmo desconhecido estão nos ajudando o tempo todo.

Pessoas de sucesso sabem construir um mastermind. O conato entre diversas mentes é essencial para o surgimento de novas ideias e ações. Com um bom networking e alicerce familiar, qualquer pessoa pode alcançar o seu próprio sucesso.

Esforço extra

Hill também aponta como fazer um “esforço extra” pode fazer a diferença para alcançar a riqueza. A inteligência financeira nos prova que quem faz mais, tende a ter melhores resultados.

O que Hill quer dizer com isto é que você precisa fazer mais do que foi pago para fazer. Hoje em dia, essa tática é conhecida como “overdelivery”. Isso ter deve ser uma prática habitual, assim sempre que o cliente pedir um produto, ele terá um brinde, um retorno aumentado.

No curto prazo, essa estratégia pode não ter o retorno financeiro desejado, mas criará um relacionamento duradouro com os clientes, o que deve aumentar a fidelização. Com o tempo, o resultado financeiro chegará.

É importante criar o hábito de fazer mais do que você é pago para fazer, afinal isso está sob seu controle e você não precisa da permissão do cliente para isto. Nenhum comprador se opõe a um vendedor ou prestador de serviço que entrega mais do que promete.

Tenha fé nas suas conquistas!

Outro excelente ensinamento de Napoleon Hill em “Quem pensa, enriquece” era o ter “fé” no seu sucesso, acreditar que é possível conquistar o que se deseja. E quando ele fala de fé, não está falando no sentido religioso, mas em um estado de espírito de certeza.

Acreditar no seu potencial é importante, isso ajuda no desenvolvimento da automotivação. Isso é o que fará você acordar todo dia, disposto a enfrentar as dificuldades e alcançar o seu sucesso.

É preciso se imaginar após a conquista do seu objetivo, enxergar longe e pensar grande. A autoconfiança pode lhe ajudar a fazer isto. Confiar no próprio potencial é um fator determinante para que uma pessoa possa se tornar bem-sucedida.

Venha fazer a nossa Formação Practitioner em PNL!

No IBND, temos um curso de PNL com dupla certificação internacional. Aprenda a utilizar tudo o que a programação neurolinguística pode te oferecer, mude sua vida e a de outras pessoas.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK