O que é a liderança autocrática?

16/01/2020 às 16:28 Coaching Dicas

O que é a liderança autocrática?

Existem diversos estilos de liderança. Aliás, essa habilidade é uma das mais valorizadas no mercado corporativo atualmente. Todos os profissionais querem ser líderes, querem assumir cargos de gestão em suas carreiras.

Neste artigo, vamos falar sobre um modelo de liderança: a liderança autocrática.

Antes de falarmos diretamente sobre este estilo de liderança, vamos abordar o que é o conceito de liderança.

Basicamente, a liderança se caracteriza pelo poder de influência que o líder tem em relação aos seus comandados.

Essa influência pode ser obtida de diversas formas, e isso causa tanto impactos positivos como negativos.

Aqui vamos mostrar como os líderes autocráticos se comportam e como isso reflete em seus resultados.

O que é liderança autocrática?

A liderança autocrática se caracteriza por ter o gestor como o “centro das atenções”. Os líderes autocráticos são centralizadores, apenas eles tomam as decisões, sem dar espaço para opiniões, ideias e reclamações de seus comandados.

Assim, o líder autocrático é aquele que fixa regras e define processos e metas sem consultar sua equipe. Dentro desse estilo, ele prega a obediência cega e plena de todos os seus subordinados a qualquer ordem.

Além disso, os líderes autocráticos são egoístas e dominadores. Eles centralizam as conquistas de sucesso apenas em seus atos.

Nenhum funcionário é reconhecido pelo seu trabalho, nem por parte do líder, nem por outras pessoas da empresa, porque o líder faz questão de chamar a atenção para os seus feitos.

Por fim, a liderança autocrática se caracteriza não por líderes, no melhor sentido da palavra, mas por chefes, no pior sentido da palavra.

São pessoas que gerem uma equipe com base na relação de poder. Eles usam o seu cargo para impor suas ordens gerando medo e insegurança nos funcionários.

Como a liderança autocrática pode prejudicar uma empresa?

Esse estilo de liderança costuma enganar gestores. Na maioria das vezes, é possível notar resultados de curto prazo, já que por conta da imposição de ordens, colaboradores se sentem obrigados a produzir e obedecer a ordens.

Porém, no longo prazo, a liderança autocrática tende a gerar insatisfação entre os funcionários. E isso causa a perda de produtividade, piora no desempenho e gera muitos conflitos internos.

Com o tempo, os colaboradores perdem o medo do gestor e começam a planejar formas de atingi-lo e respondê-lo no mesmo tom.

Assim, deixam de ser completamente obedientes. Outra coisa que aumenta é a rotatividade dos funcionários, que largam a empresa na primeira oportunidade por conta de problemas com a gestão.

Conheça a nossa Formação em Coach.

As equipes que possuem líderes autocráticos não demonstram nenhum tipo de motivação ou crença pelo próprio trabalho.

São funcionários insatisfeitos com os processos da empresa e isso transparece no mercado para consumidores e concorrentes.

Você é um líder autocrático? Veja como mudar de estilo!

Acho que já deu para perceber que a liderança autocrática gera muitos impactos negativos em uma equipe, não é?

Então vamos lhe ensinar formas de trabalhar a sua capacidade de gestão para que você adote outros estilos de liderança, mais adequados e com maior potencial de resultado.

A dica é que você passe pelo processo de coaching. O coach é um profissional especializado que pode lhe ajudar através da aplicação de técnicas e ferramentas de coaching.

Esse processo pode lhe ajudar a identificar seus pontos fortes e fracos e a desenvolver certas habilidades e hábitos necessários para otimizar o seu papel como líder.

Afinal, você sabe a diferença entre um Líder e um Chefe?

Desenvolva a inteligência emocional

Um líder precisa ser racional e analítico. Para isso, é preciso descentralizar o poder e estar aberto à ajuda dos colaboradores. Também é preciso ter uma visão ampla para ter mais clareza das decisões.

Através do coaching, o líder autocrático pode desenvolver a inteligência emocional. Essa habilidade é muito importante para aprender a controlar as atitudes e emoções.

Assim, podemos perceber como agimos para modificar o que precisamos para crescer.

Essa é a chave para aprendermos a controlar as nossas emoções e implementar novos hábitos, aprimorando nossa capacidade de diálogo e a nossa influência sobre os liderados.

Melhorar o relacionamento com a sua equipe

Através do processo de coaching, é possível desenvolver habilidades como a empatia no ambiente de trabalho. Assim, fica muito mais fácil se adaptar à liderança compreensiva.

Nesse estilo de liderança, o líder está aberto a ouvir e se colocar no lugar dos funcionários trazendo a autorresponsabilidade.

Essa é a melhor forma para atender as necessidades dos colaboradores. Dessa forma, a sua equipe estará mais motivada, a produtividade tende a melhorar e os resultados começam a aparecer no médio prazo.

Esse é o caminho para se tornar um líder de referência no mercado.

Através do processo de coaching, é possível adquirir as habilidades necessárias para redefinir o seu estilo de liderança.

Abandonar a liderança autocrática é o início para gerir uma empresa e conseguir resultados consistentes para um negócio. Fazer uma Formação em Coach é fundamental para se tornar um líder de sucesso.

Gostou das dicas? Confira mais artigos em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK