O que é e como lidar com a apatia?

17/11/2020 às 09:13 PNL

O que é e como lidar com a apatia?

Você já se sentiu desanimado ao ponto de querer desistir de tudo e só queria dormir para o tempo passar? Se sim, então você já sentiu o que chamamos de apatia. Essa desmotivação pode ter diversas origens e aqui você entenderá o que ela representa e como lidar com ela.

O que é a apatia?

Apatia significa a falta de sentimentos. Basicamente, é como se uma pessoa não sentisse nada, não tivesse emoções e não se importasse com nada que está acontecendo ao redor dela. Todos nós já tivemos algum momento de apatia ao longo da vida, o problema está quando temos dificuldade de sair deste vazio existencial.

A apatia pode ter um grande impacto negativo em nossas vidas. O nosso lado emocional deve ser o mais afetado, mas estar apático pode refletir na queda de desempenho de trabalho e em outros fatores importantes da nossa vida pessoal.

Em menor ou maior grau, todos já passamos por isso. Agora, é importante que nós fiquemos alertas a qualquer tipo de desmotivação e desânimo para que não sejamos acometidos por uma apatia profunda.

Qual é a origem da apatia?

Não sentir nada, absolutamente nada é algo que pode ter diversas origens. Existem vários fatores que podem desencadear esse problema. Quem possui problemas físicos acentuados, por exemplo, pode desenvolver a apatia. Isso pode acontecer com pessoas que tem problema de tiroide, quadro de demência ou mesmo pelo sedentarismo.

A apatia também pode surgir por causa de problemas psicológicos. Apesar de nem toda pessoa com depressão ser apática, a apatia pode ser um dos sintomas. Quem sofre com ansiedade ou transtorno bipolar também pode passar por momentos de vazio existencial característicos da apatia.

Por fim, outros problemas mentais também podem desencadear a apatia. E não precisa ser nada muito grave, uma rotina repetitiva e estressante de trabalho, por exemplo, pode ser o suficiente para gerar um estado de apatia constante. Quando vivemos no “automático” podemos desenvolver a apatia sem nem notar.

Como lidar com a apatia?

Para lidar com a apatia é fundamental entender esse problema e admitir que isso está fazendo parte da sua vida. Reconheça que está sob um estado profundo de desinteresse e comece a tentar lidar e reagir a isto.

Separamos algumas dicas bem simples abaixo que podem lhe ajudar a lidar com a apatia no seu cotidiano. Assim, você pode evitar que estes momentos se prolonguem e possam interferir negativamente em sua vida. Confira as nossas dicas abaixo:

Saia da rotina sempre que possível!

Ter uma rotina bem definida e repetir os mesmos atos todos os dias pode ser uma forma de lidar com a apatia. O vazio de emoções pode surgir da repetição. Então, uma boa ideia é sair ao máximo da rotina sempre que possível.

O simples ato de comer em um lugar diferente do habitual, fazer um caminho diferente para chegar ao trabalho ou ter um hobby pode ser essencial para manter a sua mente ativa.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Esteja sempre criando coisas novas

Estar sempre envolvido com novos projetos, pensando em novos desafios pode ser fundamental para trazer movimento para a sua vida e evitar momentos de apatia. Assim, você pode buscar algo que lhe motive a cada dia e conseguirá manter o foco

Tenha uma alimentação equilibrada e saudável

Outra boa dica para lidar com a apatia é ter uma alimentação equilibrada e saudável. Isso fará com que você se sinta bem e irá lhe ajudar a evitar os momentos de apatia. Uma boa alimentação é capaz de trazer mais disposição para o dia a dia, o que é essencial para uma vida plena.

Converse mais com seus amigos

A interação social é importante para não cair na apatia. Estar sozinho e isolado do mundo acaba contribuindo com o vazio existencial. Então, é importante manter o contato com amigos, parentes e conhecidos. Assim, você pode estar sempre se relacionando com pessoas e agregando novas ideias e conhecimentos ao seu dia.

Não guarde mágoas do passado

Esse é um fator importantíssimo para evitar a apatia! Muitas pessoas guardam mágoas do pessoas, se sentindo culpadas por algum erro que cometeram ou culpando outras pessoas por tê-las atingido.

A nossa dica é que você busque se perdoar pelo que fez e perdoe as outras pessoas pelo que elas fizeram por você. Alimentar esse tipo de sentimento ruim pode ser um fator primordial para um estado de apatia profunda.

Pratique atividades que instiguem sua mente

A sua mente não pode parar! Mantê-la ativa é importante para lidar com a apatia. A dica é que você busque por atividades que instiguem a sua mente como joguinhos de videogames, por exemplo. Outra boa dica é assistir a filmes e séries de suspense e tentar descobrir o que acontecerá a seguir.

Outros jogos como palavras cruzadas, charadas e quebras cabeças também podem ser excelentes para estimular a sua mente e evitar a apatia.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

A Formação Practitioner em PNL do IBND é completa e foca em formar profissionais capacitados para praticar a PNL. Nossa metodologia foca em dar aos nossos alunos a oportunidade de absorver ao máximo, o conhecimento teórico e prático da PNL. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK