Quais são os principais tipos de empatia?

09/03/2022 às 22:21 Dicas

Quais são os principais tipos de empatia?

Característica comportamental extremamente importante nos dias de hoje, seja na vida pessoal ou no mundo corporativo, a empatia deve sempre fazer parte da nossa rotina. Mas você sabia que existem três tipos de empatia? É verdade! Se ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura desse post e conheça quais são eles e dicas valiosas para se ter mais empatia em sua vida. 

Empatia cognitiva

Esse é um dos tipos de empatia que se refere a nossa capacidade de entender a opinião ou sentimentos de uma outra pessoa, sem julgamentos equivocados. A empatia cognitiva nada mais é do que procurar compreender o que o outro possa estar pensando. Essa empatia também pode ser compreendida como tomada de perspectiva alheia e pode ser bastante eficaz para motivar alguém ou fazer negociações. 

A empatia cognitiva também é de grande valia na área da comunicação, já que pode auxiliar no desenvolvimento de bons comunicadores. Como a nossa percepção com os sentimentos alheios fica bem mais aguçada, podemos encontrar novas maneiras de dialogar e transmitir o que estamos querendo dizer com mais eficiência. Nesse caso, toda a nossa comunicação com os demais fica mais aprimorada. Saiba o que é resiliência significado.

Empatia emocional

Conhecida pelos estudiosos da área como empatia afetiva, trata-se de compartilhar emoções e sentimentos com um outro indivíduo, o que acaba criando uma conexão emocional. Esse tipo de empatia acontece quando uma pessoa sente algo semelhante a um contato físico com outra, mesmo estando distante. 

A empatia emocional faz uma pessoa estar em total sintonia com as emoções de outra pessoa. De todos os tipos de empatia, esse é o mais difícil de ser desenvolvido, já que essa conexão mágica com o mundo emocional de outra pessoa exige bastante autorregulação das emoções e, sobretudo, autoconhecimento. Não basta ter afinidades em comum com uma outra pessoa, é preciso criar uma espécie de contágio emocional, que chega a ser indescritível. 

Empatia compassiva

Talvez esse seja um dos tipos de empatia mais complicados de se colocar em prática, já que nem sempre somos tão solícitos com as necessidades dos outros. A empatia compassiva é a junção do entendimento com a conexão emocional, o que se traduz em uma ação efetiva. Ou seja, é a percepção da necessidade de auxílio de uma outra pessoa e se colocar inteiramente à disposição dela para ajudar no que for necessário. 

A empatia compassiva pode ser entendida da seguinte forma: depois que uma pessoa entende a situação emocional de uma outra e compartilha todos os seus sentimentos, ela se vê motivada a ajudar de alguma forma. Também conhecida como preocupação empática, a empatia compassiva é o resultado da soma dos dois tipos de empatia citados acima. Conheça a cativante história de Chris Gardner

Dicas para desenvolver a empatia

Agora que você conheceu os três tipo de empatia, conheça dicas de ouro sobre como é possível desenvolver essa habilidade tão essencial em nossas vidas: 

Enxergar as coisas sob outra perspectiva

Você precisa estar disposto a enxergar o mundo e todas as coisas que te rodeiam sob um olhar diferenciado e que não atenda somente aos seus interesses. Ou seja, é preciso ver tudo na perspectiva de outra pessoa e sempre abdicando dos seus valores, crenças e opiniões pessoais. Para se ter mais empatia é preciso se colocar no lugar da outra pessoa, por completo. 

Nada de julgamentos

Para deixar a empatia fazer parte da sua vida, é necessário ser uma pessoa totalmente isenta de julgamentos ou comentários que podem fazer a outra pessoa sentir que está cometendo um erro grave. A empatia requer deixar o outro vivenciar suas experiências na vida, sem emitir nenhum tipo de opinião a respeito disso ou daquilo. Em suma, ter empatia é se abster de julgamentos que em nada influenciam a vida do outro e  não agrega nenhum tipo de valor concreto. 

Reconheça emoções

Essa dica não é tão fácil de ser colocada em prática, mas é totalmente possível. Para conseguir desenvolver a empatia com a máxima eficiência, é necessário saber reconhecer as emoções alheias. Em outras palavras, é olhar para dentro de si mesmo e procurar ter a mesma sensação que o outro está sentindo, em uma determinada situação. Saber reconhecer as emoções de outra pessoa e compreendê-las em sua totalidade, é a empatia na sua essência. 

Comunicação eficaz

Para desenvolver a empatia você deve evitar mostrar o lado positivo da situação vivenciada por uma pessoa. Afinal, o que é bom na sua concepção nem sempre é para o outro. Dessa forma, mostre-o que você entendeu a sua situação, sempre validando toda a experiência e, sobretudo, os sentimento dele.  Ou seja, demonstre que você realmente lamenta que a pessoa esteja passando por isso ou conte como foi a sua experiência, caso já tenha vivenciado a mesma situação. Fazer um curso de coaching pode deixar a sua comunicação mais assertiva.

Agora que você conheceu os principais tipos de empatia e dicas sobre como desenvolver essa habilidade, chegou a hora de colocar todas elas em prática e deixar a sua vida cada vez melhor. Acredite, é possível, pois só depende de você! 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK