Conheça os benefícios que ter um pet em casa proporciona

14/03/2022 às 11:44 Dicas

Conheça os benefícios que ter um pet em casa proporciona

Você tem ou já teve um animal de estimação? Se sim, então tenho certeza que poderia listar alguns benefícios de ter um pet e contar a experiência maravilhosa de ter um companheiro em casa.

Mas, você sabia que foi cientificamente comprovado que ter um animal de estimação ajuda consideravelmente a reduzir sintomas negativos para nossa saúde emocional? 

Pois é. Segundo um estudo elaborado pela Human Bond Research Institute com 2.000 pessoas com pets, 74% relataram uma melhora na saúde mental devido à presença de um bichinho em casa. 

Portanto, se você está pensando em adotar um amigo peludo, neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos te convencer a fazer essa “loucura” maravilhosa.

Vamos lá!

Pets e saúde mental: uma relação de sucesso!

  1. Melhora da depressão

Logicamente, a depressão deve ser combatida através de terapia e por meio de medicamentos, mas ter um animal de estimação em casa ajuda consideravelmente na redução dos sintomas de depressão

Um estudo feito por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, comprovou isso; A pesquisa contou com 80 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo grave — metade mantendo contato com animais durante o tratamento, enquanto a outra metade seguiu sem adotar nenhum animal. Enquanto a metade que se relacionou com pets mostrou em sua totalidade melhoras significativas em seu quadro, a outra metade não revelou melhora alguma.

  1. Maior interação social

Pets, assim como crianças, exigem cuidados quase que constantes, tais como passear e brincar. Logo estimulam a interação, seja com eles mesmos ou outras pessoas.

Esses cuidados fazem com que sejam geradas novas interações sociais. Por exemplo, ao levar o cachorro na praça perto da sua casa você pode acabar fazendo amizade com outros tutores.

  1. Reduz a sensação de solidão

Os bichos costumam ser grandes companheiros, eles retribuem o amor recebido da maneira deles. Por isso, principalmente para quem mora sozinho, eles são uma ótima companhia e não deixam a sensação de solidão se instalar.

  1. Cria senso de responsabilidade

A responsabilidade é uma questão que afeta diretamente o equilíbrio emocional. Uma pessoa desorganizada que não cumpre suas tarefas pode, frequentemente, se sentir sobrecarregada e estressada. 

E um dos benefícios de ter um pet está ai. É preciso criar responsabilidade para cuidar dos bichanos, afinal, ele deve ter um horário para comer, passear e brincar. 

  1. Aumenta a felicidade

Por fim, os cuidados e a relação de afeto, fazem com que o organismo do tutor produza serotonina e dopamina. Essas substâncias diminuem a solidão, a tristeza e induzem a sensação de felicidade.

O pet é uma vida!

Os benefícios de ter um pet, como você pode ver, são muitos. Contudo, antes de decidir adotar um novo amigo, tenha total ciência de que se trata de uma vida que dependerá dos seus cuidados e carinhos. 

Por isso, se você mora sozinho, avalie se terá tempo para cuidar do seu animal e se ter esse animal em casa é o que realmente você quer. Afinal, nem tudo são rosas.

Ter um pet envolve custos. O animal precisará de ração, vacinação e demais tratamentos, além de idas ao veterinário para verificar o estado da saúde.

Portanto, se for adotar, adote com responsabilidade e sabendo dos seus deveres para com o seu novo melhor amigo!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK