O que é empreendedorismo corporativo?

10/03/2022 às 22:21 Dicas

O que é empreendedorismo corporativo?

O mundo dos negócios é bastante desafiador tanto para os profissionais quanto para os empreendedores. Desafios e obstáculos precisam ser superados diariamente para que a carreira ou a empresa prospere. Você sabe o que é empreendedorismo corporativo? Se a resposta for negativa, gostaríamos de te convidar para ler todo esse post, que vai te explicar do que se trata e mostrar as principais qualidades de pessoas que têm o perfil de um empreendedor corporativo. Confere aí! 

O que é empreendedorismo corporativo?

Podemos dizer que o empreendedorismo corporativo é quando um profissional empreende dentro da empresa na qual trabalha, mas sem ser o proprietário dela. Ou seja, essa expressão pode ser entendida pelo posicionamento de um determinado funcionário como empreendedor, trazendo mais inovação, benefícios e chances de crescimento para ambos (profissional e empresa). 

Suponha que você trabalha em um negócio do ramo alimentício. Como você tem um talento especial na cozinha, resolveu começar a fabricar pequenos kits de lanches para vender para os seus colegas de trabalho, que logo aprovaram. Como o produto teve uma grande aceitação dentro da empresa, você decide levar a sua ideia para o seu chefe, para que o negócio também venda os seus produtos. Em suma, as suas habilidades estão sendo usadas para o crescimento da empresa em que você trabalha. 

Qual o perfil de um empreendedor corporativo?

Agora que você sabe o que é empreendedorismo corporativo, conheça as principais habilidades que esse profissional deve ter, caso esteja pensando em empreender dentro da organização na qual faz parte: 

Capacidade de enxergar o negócio como um todo

Todo empreendedor corporativo precisa ter uma visão sistêmica, ou seja, enxergar a empresa como um todo. Isso significa que você não deve pensar em possíveis melhorias somente para o setor que trabalha, mas sim para toda a organização. Por isso, é necessário conhecer bem todos os setores e processos da empresa, bem como os pontos fortes e fracos de cada um deles. Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece

Saber ousar

Um profissional que tem perfil de empreendedor corporativo deve saber ousar, ou seja, correr riscos calculados. Pensar “fora da caixa” na hora de inovar também é sempre bem-vindo. Quando se conhece bem a empresa que trabalha, essa tarefa fica mais fácil, já que é possível explorar os pontos fortes e aprimorar as vulnerabilidades do negócio.  Entregar ideias que sejam inovadoras e viáveis: essa é a questão!

Criatividade

Essa característica tem tudo a ver com a anterior. Um empreendedor corporativo precisa desenvolver a sua criatividade, já que precisa pensar em soluções diferenciadas e, ao mesmo tempo, viáveis para sanar os problemas da empresa. Afinal, todo empreendedor que deseja prosperar deve ser criativo no dia a dia. Descubra o que é complexo de inferioridade.

Foco

Mesmo que você saiba o que é empreendedorismo corporativo, um profissional que tenha esse aclamado perfil deve conseguir manter o foco em seus objetivos. Apesar de você já ter boas ideias em mente, é necessário manter o foco naquela que achar mais conveniente para o momento atual da empresa. Sugeriu uma inovação? Dedique-se integralmente a ela, mantendo o foco até a sua implementação. 

Comunicação eficiente 

Outra importante qualidade do perfil empreendedor corporativo é a comunicação eficaz. De nada adianta ser criativo, saber correr riscos, conseguir manter o foco e ter visão de negócios, se não souber se comunicar de forma assertiva. A sua mensagem precisa ser 100% entendida pelas outras pessoas. Ou seja, você deve ter uma comunicação sem falhas ou ruídos, que atrapalha o bom entendimento no dia a dia. 

Bom relacionamento interpessoal

Apesar de você já saber o que é empreendedorismo corporativo, precisa ter um bom relacionamento interpessoal no cotidiano. Se você não consegue se relacionar amigável e pacificamente com as outras pessoas que trabalham contigo, recomendamos que consiga desenvolver essa habilidade. Uma boa dose de empatia é sempre bem-vinda para se relacionar melhor com as outras pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho. Investir em um bom curso de hipnose é uma solução viável nesse caso. 

Espírito de liderança

Mesmo que você não exerça um cargo de chefia na empresa em que trabalha, o empreendedor corporativo precisa ter um um perfil de líder. Esse profissional não somente identifica os pontos que precisam ser aprimorados em todo o negócio, mas também incentiva todos os seus colegas de trabalho a buscar soluções viáveis que possam colaborar para o crescimento de toda a empresa. Agir como um líder, mesmo sem ser um: eis o grande desafio! 

Flexibilidade

Saber o que é empreendedorismo corporativo é importante. Mas um profissional que almeja ser um empreendedor corporativo também precisa ser flexível no dia a dia. Ou seja, é preciso ter a maturidade para compreender que nem todas as suas propostas serão aprovadas ou aceitas pelos seus superiores. 

Ser flexível é ter em mente que o nosso mundo está em constante mudança, ou seja, uma ideia inovadora hoje poderá ser ultrapassada pouco tempo depois. A flexibilidade exige muito jogo de cintura para conseguir se adaptar a todos os cenários possíveis no mundo dos negócios. 

Não adianta somente saber o que é empreendedorismo corporativo, é preciso estar a par de tudo aquilo que permeia esse assunto e se dedicar ao máximo, sempre dando o melhor de si para alcançar os seus objetivos. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK