Procrastinação: saiba mais a respeito

30/04/2021 às 18:17 PNL

Procrastinação: saiba mais a respeito

“Porque fazer isso hoje se eu posso fazer amanha”. Provavelmente você já deve ter pensado algo semelhante ou escutado essa frase por aí. Mas esse contexto nos leva a refletir sobre algo bastante comum na vida moderna: a procrastinação. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, continue a leitura desse post e descubra se você tem o hábito de procrastinar, o que pode prejudicar a sua vida pessoal e profissional.  Preparado (a) para aprender mais? Bora lá! 

O que é procrastinação?

Se fizermos uma pesquisa rápida no Google, o significado da palavra procrastinar é “adiar, postergar, transferir para o outro dia, deixar para depois”. Em outras palavras, tudo aquilo que você pode ou tem tempo de fazer agora e acaba deixando para depois, significa procrastinar. O grande problema é que a procrastinação faz parte da vida da maioria das pessoas. 

Quer um bom exemplo? Você procrastina quando adia as obrigações de hoje para o dia seguinte. Seja aquela ligação para o cliente, o término daquele relatório semanal, o começo de um curso profissionalizante ou até a compra de um novo equipamento para o seu negócio. Tudo isso é procrastinação, que também é conhecida por um termo bastante popular, chamado de “enrolação”. 

Quais são as causas da procrastinação? 

As causas da procrastinação podem ser variadas. O fato é que o hábito de procrastinar pode ser bastante prejudicial na vida familiar e profissional. Conheça as causas:

Psicológicas

As nossas emoções, muitas vezes, falam alto. E uma das causas da nossa procrastinação são psicológicas. Na maioria das vezes, podemos nos sentir meio inseguros, com medo ou até mesmo com preguiça de terminar o que estávamos fazendo ou dar aquele próximo passo para começar algo novo. 

O péssimo hábito de procrastinar nem sempre é racional. Ou seja, tudo aquilo que pode nos trazer insegurança ou nos inserir em um contexto de mudanças repentinas como a troca de emprego, a compra de um automóvel ou o término de uma relação amorosa, por exemplo, pode ter uma estreita relação com a procrastinação. 

Procrastinar tem muito a ver com um outro problema psicológico: a falta de foco. Na verdade, ela é consequência disso. Quando não temos foco no trabalho e deixamos as distrações do dia a dia invadirem a nossa mente, a procrastinação pode tomar conta do pedaço. E junto com ela, vem a desorganização. Por isso, se você não mantém um bom gerenciamento do seu tempo, a procrastinação fará parte da sua vida! 

Fisiológicas

A procrastinação em determinadas situações também pode ser de causa fisiológica. O nosso comportamento, muitas vezes, pode ser entendido como uma resposta a uma interminável guerra que acontece em nosso cérebro e que pode nos deixar sem saber ao certo o que deve ser priorizado. Por isso, investir no coaching pode ser de grande valia. 

É uma via de mão dupla: se por um lado temos a nossa atenção voltada para o que importa (tarefas) e sem aquelas distrações que tanto atrapalham, por outro lado temos a parte cerebral que nos transmite aquela sensação de prazer. Pronto. Começou a batalha! Muitas vezes, o que é mais prazeroso sempre acaba vencendo. Por isso, a nossa fisiologia também é responsável pela procrastinação. 

Dicas para se evitar a procrastinação

Agora que você sabe o que significa procrastinar e conhece as possíveis causas desse problema, fique por dentro das nossas dicas para se evitar a procrastinação, que tanto atrapalha a nossa vida: 

Monitore suas ações

Tudo em nossa vida é questão de hábito. Dessa forma, que tal começar monitorando suas próprias ações no seu dia a dia? Vamos a um exemplo prático: sempre que você precisar tomar alguma decisão ou realizar alguma tarefa, procure resolver de imediato, sem adiar ou postergar. O mais importante é começar, sem ficar “enrolando”.  

Planejamento é fundamental

Você já reparou que toda pessoa que tem o hábito de procrastinar, na maioria das vezes, também é desorganizada? Se você quer ficar livre da procrastinação em sua vida, deixe a organização fazer parte dela. Faça uma lista de tarefas diárias que precisam ser realizadas e procure cumprir todas elas à risca. Ter resiliência é fundamental.

Evite as distrações

Uma das principais causas da procrastinação. Se você é daqueles que vive conectado com as redes sociais ou verifica o whatsapp a cada 5 minutos, seguramente você está procrastinando no seu dia a dia. Por isso, elimine todas as distrações que tanto afetam a nossa produtividade e tiram o nosso foco do que realmente importa. Lembre-se: as distrações não agregam nada na sua vida. 

Estabeleça metas

Essa tática também pode funcionar bastante. Se você quer parar de procrastinar, que tal começar a estabelecer metas diárias, semanais ou mensais no seu dia a dia? Elas vão te “forçar” a manter o foco para cumpri-las, evitando a procrastinação e possíveis distrações. Mas vale ressaltar que as metas precisam ser realistas, combinado?

Se dê recompensas

Para cada tarefa realizada com sucesso, você pode se presentear com pequenos mimos durante o seu dia. E não precisa ser nada extravagante. Pode ser um delicioso banho morno no meio da tarde, uma xícara de café quentinho, escutar sua música preferida ou até se deliciar com um pedaço de chocolate. Tudo isso pode turbinar a sua motivação. E sentir aquela sensação de dever cumprido não tem preço!

Agora que você sabe que a procrastinação pode ser prejudicial para a sua vida profissional e pessoal, que tal colocar em prática nossas dicas e ficar livre dela? 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK