Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ambição: essa característica é boa ou ruim?

01/05/2021 às 15:03 PNL

Ambição: essa característica é boa ou ruim?

A ambição é uma característica popularmente associada a maldade, mas será que a ambição tem um lado positivo? Por que ser ambicioso pode ser bom? Aqui, vamos debater os principais aspectos da ambição e apontar os seus prós e contras.

Podemos dizer que a ambição é um sentimento fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Tudo depende do ponto de vista e de como essa característica é destacada no nosso dia a dia. Ser ambicioso é querer sempre conquistar mais, será que isso só tem o lado negativo?

O que é uma pessoa ambiciosa?

No dicionário, a ambição é definida como um forte desejo de poder e riquezas, um anseio de conquistar objetivos, bater metas e alcançar o sucesso. Então, a pessoa positiva é aquela que está sempre querendo conquistar algo, seja uma promoção no trabalho, um bem de grande valor como uma casa ou carro, e por aí vai.

A ambição é um sentimento movido, principalmente, pela emoção. Quando queremos o sucesso, querer o poder, nós o queremos para nos sentirmos bem, isso alimenta o nosso ego, eleva a nossa autoestima e por isso sempre buscamos mais e mais.

Vendo por esse lado, uma pessoa ambiciosa não precisa ser, necessariamente, egoísta ou soberba.  Inclusive, uma pessoa ambiciosa, pode querer fazer algo que beneficie outras pessoas e não só a si mesma.

Fato é que todos temos uma “pontinha” de ambição, afinal é comum sonhar, queremos conquistar novos objetivos, achar que merecemos mais do que temos e buscar a nossa felicidade.

A ganância é o lado ruim da ambição?

Muitas pessoas confundem ganância com ambição, porém estes são sentimentos bem diferentes. Será que a ganância é o lado ruim da ambição? Não, porque ganância e ambição não significam a mesma coisa, mas a ganância é o sentimento que leva a ambição para um lado ruim.

A definição de ganância é a cobiça, a ânsia de ganhar mais, de ter e receber mais do que os outros. E isso leva ao egoísmo e ao individualismo em suas piores vertentes. Então, se uma pessoa ambiciosa, também for ganancioso, ele não medirá esforços para conquistar o que deseja.

Quais são as principais vantagens e desvantagens da ambição?

Como qualquer sentimento, a ambição tem seus prós e contras. Confira abaixo:

Vantagens

  • Ajuda a alimentar os sonhos, enxergar os objetivos com clareza, sem necessariamente influenciar uma pessoa a prejudicar outras pessoas para alcançar o que almeja.
  • Ajuda a redobrar o esforço e a dedicação em prol da conquista de objetivos.

Desvantagens

  • Quando gananciosa, uma pessoa ambiciosa pode querer passar por cima de tudo e todos para conseguir o que quer, não tendo ética e nem se importando valores morais.
  • Podem ser tornar pessoas tóxicas que semeiam intriga e discórdia por onde passam.

Conheça o nosso curso de PNL

Como usar o lado positivo da ambição?

Como vimos nos tópicos acima, ser ambicioso nem sempre é algo ruim. A ambição pode simplesmente alimentar os nossos desejos de transformar a nossa vida para melhor. Ser ambicioso inspira autoconfiança, reforça a autoestima e eleva o nosso potencial.

Confira abaixo as nossas dicas para explorar o lado positivo da ambição:

Seja positivo

Explorar o pensamento positivo é fundamental para alimentar a nossa ambição. No dia a dia, aprendemos a lidar com fracassos e decepções de coisas que fogem ao nosso controle é uma maneira de não se abalar com isso é seguir na ambição de novas conquistas é ser uma pessoa positiva.

Então, sempre mentalize coisas positivas para o seu dia! Busque desenvolver o autoconhecimento para reforçar a confiança no seu potencial e trabalhar o que for necessário para alcançar os sonhos que almeja. A positividade é a mola propulsora para explorar o lado positivo da ambição.

Faça escolhas e sempre busque novos objetivos

A vida é feita de escolhas. Sabe aquele trecho da música da banda Charlie Brown Jr que diz “cada escolha, uma renúncia, isso é a vida”, então essa frase é essencial no dia a dia. A cada escolha que fazemos, temos de estar cientes que estamos rejeitando algo em busca de outra coisa.

Então, faça escolhas sem medo! Sempre reforce os motivos pelos quais você escolheu fazer tal coisa. Sempre se lembre do longo caminho percorrido até o seu objetivo, como você o tornou ou tenta torná-lo possível. Assim, você irá perceber que mesmo renunciando a outras coisas, você sempre está ganhando, dia após dia.

Não tenha medo de errar!

Uma pessoa ambiciosa é aquela que nunca desiste de tentar! E para isso é importante não ter medo de errar. Na vida, você precisa aprender a ter coragem e se arriscar para alcançar os seus sonhos. Sem isso, você nunca saíra da ilusão da conquista.

Então, mesmo que você tenha medo do fracasso, nunca “dê para trás”, sempre busque ir para frente. Se errar, se autoavalie, busque reconhecer e encontrar a origem do medo para tentar de novo e obter um resultado diferente.

Faça nossa Formação em PNL!

Aqui no IBND temos um curso practitioner em PNL com dupla certificação internacional, não perca mais tempo e venha dominar a programação neurolinguística.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®