Princípio de Pareto: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

26/05/2021 às 19:37 PNL

Princípio de Pareto: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

Diante de tanta competitividade entre as empresas, é preciso encontrar maneiras de ganhar mais destaque no mercado e alcançar resultados concretos, além de vencer os desafios constantes. Diante disso, um recurso que costuma ser bastante usado por muitos negócios é o Princípio de Pareto. Esse post vai te explicar o que é isso e como o empreendedor pode aplicá-lo em sua empresa. Leia até o final e saiba mais sobre esse assunto. 

O que é o Princípio de Pareto? 

Trata-se de uma importante teoria que faz uma abordagem sobre a complexa relação entre causa e efeito. Ela diz que cerca de 80% dos efeitos acontecem como consequência de 20% das causas. O Princípio de Pareto também é conhecido em todo o mundo como regra do 80/20. Mas vale ressaltar que essa teoria não é algo infalível e extremamente precisa, ou seja, ela tende a acontecer. 

Vamos a um exemplo prático. Suponha que 20% de todos os seus clientes são responsáveis por 80% de toda a receita do seu negócio. Isso nos faz pensar que todos os esforços e investimentos devem ser direcionados para a porcentagem mais eficaz. E o Princípio de Pareto é um excelente aliado nessa questão, pois com ele você pode fazer mais usando menos recursos. 

Essa lógica do Princípio de Pareto também pode ser usada em diversas áreas dentro das organizações, como gestão de RH, logística, finanças, marketing, dentre outras. Com inteligência e fazendo uma boa análise de todos os cenários em questão, o empreendedor pode fazer o seu negócio prosperar no mercado. A hipnose pode te ajudar na melhor compreensão de tudo isso. 

Como posso aplicar o Princípio de Pareto em minha empresa?

Agora que você sabe do que se trata o Princípio de Pareto, vamos te ensinar como aplicá-lo em sua empresa: 

Auxilia a delegar tarefas

Essa teoria pode ser útil para auxiliar o empreendedor na hora de delegar tarefas no dia a dia. O Princípio de Pareto permite uma maior identificação dos perfis dos seus colaboradores e qual função cada um exerce com mais facilidade e empenho, trazendo resultados positivos para sua empresa. Isso permite que se estabeleça uma rotina mais produtiva. 

O Princípio de Pareto te auxilia a identificar os pontos fortes e fracos de cada integrante da equipe. Por exemplo, um funcionário pode ser craque em finanças mas não ter a mínima paciência para lidar com o público. Ou seja, cada qual exercendo a tarefa que mais se adapta ou tem mais facilidade para desempenhar. 

Auxilia a definir prioridades

Se você precisa definir prioridades dentro do seu negócio, o Princípio de Pareto também pode ser um grande aliado. Se 80% de todas as decisões são tomadas em apenas 20% das reuniões feitas mensalmente, por exemplo, você deve criar uma estratégia eficiente que permita uma otimização da menor parcela, para não perder tanto tempo. Otimizar o tempo para gerar resultados positivos: essa é a questão. 

Ou seja, definir prioridades é focar naquilo que de fato é essencial ao seu negócio. Ficar perdendo tempo com coisas pouco importantes, só causam desgastes. Lembre-se de que o seu tempo é precioso e que deve ser empregado em algo relevante que apresenta chances de trazer resultados concretos. Invista todo o seu esforço no que realmente vale a pena. Quanto mais resiliência você tiver, melhor. 

Melhora a qualidade de vida no trabalho e fora dele

Você sabia que o Princípio de Pareto também pode ser usado na sua vida pessoal e na dos seus colegas de trabalho? É verdade! Não é novidade para ninguém que qualidade de vida e maior produtividade tem uma estreita relação. Suponha que 20% de todas as suas tarefas são responsáveis por 80% dos resultados que você entrega todo mês. 

Segundo a teoria em questão, você deve direcionar todos seus esforços para o que importa realmente. Perder tempo com coisas que não agregam valor e não trazem resultados positivos, não é o mais recomendado. A regra também se aplica quando o assunto é qualidade de vida. Que tal dedicar o seu precioso tempo ao que te traz bem-estar e satisfação pessoal? Pode acreditar, vale muito a pena! 

Esforço na medida e pelo tempo necessário

Se você acha que só vai alcançar o sucesso profissional, se trabalhar arduamente de segunda a segunda e sem folgas, está completamente enganado a respeito disso. De acordo com o Princípio de Pareto, o trabalho excessivo pode prejudicar a sua saúde física e mental. Vale salientar que você não é uma máquina e precisa de descanso. 

Por isso, essa importante teoria discutida nesse post, faz menção que nós devemos nos esforçar em horários do dia em que a nossa produtividade está em alta. Ou seja, você deve se dedicar para as tarefas mais importantes nos momentos em que se encontrar mais bem disposto, pois certamente vai conseguir desempenhar suas tarefas com mais facilidade. Escolha um horário que seja mais produtivo e se esforce o necessário para cumprir tudo que precisa. 

 Viu como o Princípio de Pareto é importante e pode ser usado em qualquer empresa? Pode ter a certeza de que, se usado de forma inteligente, ele pode fazer o seu negócio decolar rumo ao sucesso. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK