Porque a cultura empresarial é tão importante?

26/05/2021 às 19:37 PNL

Porque a cultura empresarial é tão importante?

Você sabia que uma cultura empresarial bem difundida entre os colaboradores pode trazer diversas vantagens para toda a organização? É verdade. Por isso, elaboramos esse artigo que vai te mostrar a importância da cultura empresarial para todos os negócios que desejam prosperar e ganhar mais visibilidade no mercado. Fique conosco até o final da leitura e aproveite-a ao máximo!

O que é a cultura empresarial? 

Podemos dizer que a cultura empresarial é tudo aquilo que diz respeito aos comportamentos, hábitos, crenças, posicionamento de mercado, valores éticos e morais, bem como toda a política interna e externa de uma organização. Em outras palavras, é um conjunto de ações estratégicas que definem a maneira como uma empresa conduz todo o negócio. Conheça a importância da cultura empresarial: 

Aumenta a motivação dos colaboradores

Todo empresário gosta de ver seus funcionários motivados no dia a dia, pois é sinal que estão satisfeitos com a empresa que trabalham. A cultura empresarial é a grande responsável por boa parte de toda essa motivação. Ter resiliência também é importante. 

Quando os colaboradores estão cientes dos propósitos e valores da empresa, todo o trabalho pode fluir com mais naturalidade. Eles sentirão que podem crescer junto com a organização e farão de tudo para que todo o negócio prospere. 

Desenvolve as principais diretrizes empresariais

Uma cultura empresarial também auxilia no desenvolvimento de diretrizes importantes para que a organização alcance o sucesso esperado. A grande vantagem é que os funcionários podem enxergar todo o negócio com outros olhos e agir de maneira muito mais assertiva, em todos os aspectos. 

Eles terão um maior “senso de dono”, ou seja, poderão agir como se fossem os proprietários da empresa, que pode prosperar em pouco tempo. E isso se traduz em ganho para todos, quando se tem uma cultura empresarial bem difundida para os funcionários. 

Maior satisfação dos clientes e aumento do lucro

Um empreendedor que faz questão de investir em uma boa cultura organizacional e a deixa sempre em evidência para todas as equipes, pode garantir uma maior satisfação dos clientes. Isso acontece por causa de dois fatores preponderantes nesse contexto: a credibilidade e a transparência do negócio.

E quando se garante a plena satisfação dos clientes, inevitavelmente eles se tornarão fiéis, o que pode gerar o aumento das vendas para a sua empresa. É o famoso efeito cascata:  o cliente satisfeito que se torna fiel e gera lucro. 

Aumento considerável da produtividade

Mais uma importância da cultura empresarial. Quando os colaboradores estão cientes da missão, visão e dos valores da empresa, a tendência é que eles se tornem mais produtivos no dia a dia. Isso é consequência de uma maior motivação deles, o que traz um inevitável aumento da produtividade. 

Por isso, se a sua empresa ainda não tem uma cultura organizacional bem definida, você pode estar perdendo excelentes chances de ter equipes mais produtivas e empenhadas na execução das tarefas diárias. A hipnose é uma ótima aliada para o aumento da produtividade. 

Tomada de decisões mais assertivas

Você sabia que uma cultura empresarial bem elaborada e difundida entre os colaboradores pode contribuir para tomadas de decisões com mais assertividade? Isso acontece porque todos os funcionários estão por dentro dos objetivos e valores da organização, e podem basear suas decisões nessas duas variáveis.

E quando as decisões dentro do ambiente de trabalho são mais assertivas no dia a dia, as chances de todo o negócio prosperar e alcançar o sucesso podem ser enormes. O fato é que a cultura organizacional é que rege as ações dos colaboradores. 

Clima organizacional mais agradável

Não restam dúvidas de que uma cultura empresarial bem clara para todos os funcionários, também pode criar um clima de trabalho bem mais agradável, todos os dias. Cada colaborador exercendo bem a sua função e a sinergia presente em todas as equipes, tudo pode fluir de forma natural.

E quando estamos inseridos em um ambiente de trabalho acolhedor, sem aquela competitividade excessiva, brigas, discussões, estresse e procrastinação, a convivência pode ficar muito mais harmônica e tranquila. Mas para que tudo isso aconteça, é preciso de uma cultura organizacional fortalecida. 

Estabelece melhorias na comunicação interna

Quando todos os funcionários têm pleno conhecimento da cultura empresarial do local de trabalho e concordam em agir de acordo com ela, até a comunicação entre os setores também pode sofrer melhorias. Quando se trabalha com a máxima seriedade em prol dos valores de uma organização, o diálogo entre os colaboradores parece fluir com mais naturalidade. 

E quando a comunicação interna de uma empresa é eficiente, todos os processos ficam mais assertivos, sem aqueles retrabalhos chatos. O resultado é a prosperidade da organização como um todo, devido a ausência de uma comunicação interna sem falhas ou ruídos. 

Melhora a imagem da empresa no mercado

Quando existe uma cultura empresarial forte dentro de qualquer negócio, a sua imagem no mercado também pode se fortalecer. A organização ganhará muito mais prestígio e credibilidade entre os clientes, que não pensarão duas vezes antes de comprar dela. 

Dessa forma, se a sua empresa está procurando uma maneira de ganhar mais destaque ou vender mais, que tal implantar uma cultura organizacional com valores, visão e missão bem definidos e deixar seus funcionários bem informados a respeito dela? 

Deixa líderes e gestores mais capacitados

Uma cultura empresarial também pode contribuir positivamente para uma maior capacitação de gestores e líderes. Como ocupam cargos de confiança, esses colaboradores terão mais incentivo para investir em sua capacitação profissional para enfrentar os desafios com mais assertividade. 

Agora que você conheceu a importância da cultura empresarial, chegou a hora de implantar uma em seu negócio e alcançar todos os objetivos dele. Foco e boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK