Principais técnicas de negociação

21/12/2021 às 13:42 PNL

Principais técnicas de negociação

Todo empreendedor que se preze e deseja fazer a sua empresa prosperar, precisa saber negociar com os clientes. Por mais que a hora de bater o martelo seja bastante delicada, é preciso se valer de algumas estratégias para aumentar as chances de sucesso. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar 8 técnicas de negociação que podem ser infalíveis na hora das vendas. Preparado para aprender um pouco mais? Então confere aí! 

Tenha o máximo de conhecimento sobre o seu produto

Um vendedor que não conhece bem o que está vendendo (seja um produto ou serviço), certamente não vai passar muita segurança para os clientes. Por isso, tenha o máximo de conhecimento sobre os benefícios, qualidades e funcionamento dos produtos que a sua empresa está vendendo.

Quanto mais conhecimento o empreendedor tiver, mais confiança em comprar os clientes terão. A informação é algo valioso na hora de vender alguma coisa, por isso, se você ainda fica na dúvida a respeito das vantagens dos seus produtos, é melhor se inteirar sobre elas. Fazer um curso de PNL pode aprimorar a sua comunicação no dia a dia, na gestão da sua empresa.

Defina um limite mínimo de preço

Quando o assunto é técnicas de negociação, definir um limite mínimo de preço é uma alternativa sensata. Afinal de contas, o empreendedor precisa ter uma margem de lucro, por isso, é preciso definir um preço mínimo de venda que seja interessante para o mesmo. 

É claro que o vendedor não pode ir logo falando o preço mínimo do produto ou serviço que está negociando. A grande questão é mencionar um valor mais alto e fazer a negociação com o cliente até chegar no preço mínimo, se for o caso. Agora se o cliente aceitar o seu preço sem choramingar um desconto, bata o martelo na hora! 

Ofereça um atendimento personalizado

Essa é uma das técnicas de negociação que acabam dando certo no final. Na hora de comprar, todo mundo gosta de ser bem atendido, certo? Por isso, nada mais sensato do que oferecer  um atendimento personalizado e exclusivo para cada cliente que entrar em sua empresa. 

Um atendimento primoroso demonstra interesse em atender as necessidades do cliente e transmite muito mais confiança para ele na hora da compra. Sentir segurança na hora de comprar de um negócio é fundamental, por isso, investir em um atendimento diferenciado é essencial. Descubra o que é amadurecimento.

Antecipe-se sempre

Um vendedor experiente sempre tem uma “carta debaixo da manga”. Muitos clientes costumam fazer objeções a respeito do produto que desejam ou ao preço do mesmo. Por isso, o empreendedor deve ter argumentos convincentes para não criar uma situação embaraçosa. Ficar gaguejando quando o cliente pergunta algo é complicado! 

A questão é que não devem existir empecilhos que atrapalhem o fechamento da venda. Por isso, se antecipar a eles é uma ótima saída. Em suma, tenha sempre uma resposta convincente que faça os clientes fecharem negócio com a sua empresa.

Técnicas de negociação: saiba ouvir

Mais uma das técnicas de negociação que sempre dão certo, mas que muitos empreendedores não a colocam em prática. Saber ouvir mais e falar menos pode trazer bons resultados para a sua empresa. Muitas vezes, os clientes fornecem informações valiosas na hora da venda. 

E elas podem ser extremamente úteis para uma abordagem mais eficaz. Por isso, ouça mais e fale menos. Deixe o cliente dizer o que precisa e elabore uma proposta irrecusável com base em tudo aquilo que acabou de escutar. Ficar falando o  tempo todo pode desestimular o cliente. Conheça os segredos de uma mente milionária.

Compartilhe informações com o cliente

Muitas vezes, compartilhar informações a respeito do seu negócio pode dar mais confiança para o cliente bater o martelo.  Essa atitude, além de demonstrar seriedade da parte do empreendedor, mostra que a empresa é idônea e pode gerar mais engajamento do cliente com o negócio. E isso é sempre bem-vindo! 

Só tome o devido cuidado para não falar demais e compartilhar informações que possam comprometer o seu negócio ou serem usadas contra você. Tenha bom senso para compartilhar com os clientes somente aquilo que não possa prejudicar a sua empresa no futuro. 

Sugira um valor

Mais uma das técnicas de negociação que também costuma trazer bons resultados. Muitos vendedores, por medo de uma recusa imediata por parte do cliente, têm receio de sugerir um valor para o seu produto. Mas quando o empreendedor dá o primeiro valor, ele pode servir como referência para que a negociação prossiga. 

Mas é preciso ter o mínimo de sensatez para não oferecer um preço baixo demais (o que não é interessante) ou alto demais (o que pode fazer o cliente desistir na hora). Faça uma pesquisa no mercado antes de definir o valor médio do seu produto ou serviço. Lembre-se: o preço precisa ser atrativo para ambas as partes. 

Não perca tempo na hora de fechar o negócio

Se os ventos estiverem favoráveis a você e demonstrarem que o cliente está propenso a fechar o negócio com a sua empresa, não perca mais tempo negociando e comece logo a discutir sobre as formas de pagamento. Ficar falando pelos cotovelos pode fazer o cliente recuar ou ficar indeciso. 

Não seja uma pessoa burocrática para não perder a chance de concretizar mais uma venda. Quando o assunto é técnicas de negociação, ser enfático pode encorajar o cliente a comprar na sua mão. Boa sorte e ótimas vendas! 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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