A hipnose pode ajudar a administrar os sintomas da TPM?

01/12/2021 às 18:44 PNL

A hipnose pode ajudar a administrar os sintomas da TPM?

Mulheres, já imaginou que alivio seria passar pelo período menstrual sem precisar sofrer com as dores terríveis da cólica e das sensações desagradáveis provocadas pela TPM? Felizmente, hoje em dia isso já é possível através de técnicas de Hipnose para TPM. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 mulheres sofrem com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). O problema é considerado uma síndrome, visto que ela prejudica uma grande maioria das mulheres, provocando dores e potencializando sentimentos negativos. 

Quer entender como a Hipnose para TPM é eficiente? Então, antes de tudo vamos falar um pouco sobre ciclo menstrual e no que consiste a Tensão Pré-Menstrual. 

Vamos para o conteúdo!

Entendendo o ciclo menstrual 

O ciclo menstrual tem em média 28 dias. A cada fase de ciclo o corpo passa por muitas transformações que são necessárias e importantes para que a natureza feminina cumpra o seu curso. 

São os últimos dias desse ciclo que correspondem à menstruação propriamente dita, quando o organismo passa por uma limpeza interna, descartando o revestimento uterino na forma de sangue menstrual. 

Dias antes, porém, a mente pode trazer à tona emoções das semanas e dias anteriores guardados no inconsciente — uma parte da mente que diz muito sobre quem somos, em nosso estado mais natural. 

A TPM não deve ser vista como um problema. Contudo, é um forte indicativo de que talvez o equilíbrio e bem-estar precisam ser trabalhados.

Mas, afinal, o que é a Tensão Pré-Menstrual (TPM)? 

Cunhado pela médica britânica Katharina Dalton, na década de 50, a TPM, segundo descobertas da britânica, descobriu-se, agrava quadros depressivos durante o período precedente à menstruação.

Durante esse período, sintomas psicológicos e físicos podem ser notados, e podem desaparecer no primeiro dia do fluxo menstrual e, em algumas mulheres, somente com o fim do fluxo. 

A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Contudo, fatores externos e de nossa mente também podem intensificar a Tensão Pré-Menstrual, e é neste ponto que a Hipnose para TPM entra em ação.

Os sintomas da TPM 

Acredita-se que 150 tipos de sintomas estejam ligados à TPM. Os principais sintomas da síndrome incluem a sensibilidade emocional, depressão, compulsão, ansiedade, retenção de líquidos, dor de cabeça, enjoos, cólicas, sonolência, cansaço e diversos outros, que irão variar em cada mulher. 

Os sintomas gerados pela TPM podem ser divididos em físicos e psicológicos. E entre as áreas mais afetadas por esta síndrome, as atividades de lazer e os relacionamentos sociais e profissionais despontam. Desta forma, a síndrome não atinge só a mulher, mas também seu parceiro, seus familiares e colegas de trabalho.

Cabe lembrar que os sintomas possuem um evento causador inicial relacionado a uma emoção. Desta forma, muitas vezes, sanando a emoção, é possível amenizar os sintomas ou eliminá-los. 

E para identificar este evento causador inicial, nada mais eficiente do que o trabalho feito através da hipnoterapia!

Hipnose para TPM: realmente funciona? Como é feita? 

Nas sessões de hipnose para TPM, o hipnoterapeuta recorrerá a métodos sugestivos que levem a cliente a reagir de maneira leve frente aos sintomas da TPM. 

Desta forma, ela aprenderá a ressignificar a forma como lida com possíveis dores e sentimentos, aceitando este momento natural com maior leveza,  entendendo que se trata de algo passageiro e que faz parte da sua biologia feminina. 

A hipnose tem o poder de reprogramar a mente, diminuindo ou modificando a sensação e intensidade do que é sentido neste período do ciclo menstrual. 

Portanto, se você sofre com a Tensão Pré-Menstrual, a hipnose para TPM pode ser de grande auxílio para você. 

Quer saber mais sobre o universo da hipnose? Conheça a formação em hipnose oferecida pelos profissionais experts do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK