3 livros sobre Autoconhecimento que você tem que ler

02/01/2020 às 16:28 Livros

3 livros sobre Autoconhecimento que você tem que ler

Você se conhece? Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas responde superficialmente. A maioria delas acha que conhece o próprio jeito de ser, mas na verdade não o conhecem e acabam sofrendo com isso.

É preciso entender a maravilha que o autoconhecimento pode fazer em nossas vidas.

Se você ainda não teve nenhuma experiência com o autoconhecimento, nós sugerimos que você passe por um processo de coaching.

Porém, se você quiser começar a pesquisar e aprender em sua casa, agora mesmo, leia algum livro sobre o assunto.

 Neste artigo, separamos várias obras que você tem que ler para compreender melhor a si mesmo.

 

Os livros que citaremos no texto são de autores renomados, especialistas na área de desenvolvimento humano e pode agregar muito em todos os âmbitos da sua vida.

O que é autoconhecimento?

Antes de partir para as dicas, precisamos explicar melhor o que é autoconhecimento, afinal nem todos sabem o que significa. Bom, o autoconhecimento pode ser definido como a capacidade de compreender a si mesmo.

O que isso quer dizer? É simples! Quem desenvolve o autoconhecimento conhece o seu jeito de ser, seus motivos para agir ou pensar de tal forma.

E se tornando consciente de seus atos e pensamentos, ele pode desenvolver outras habilidades como o autodesenvolvimento, onde buscar melhorar nas áreas necessárias para o seu crescimento.

Dessa maneira, uma pessoa com essa capacidade tem mais clareza sobre a sua própria vida. Ela consegue enxergar seus objetivos e sonhos, definir as suas prioridades para conseguir ajustar nos pontos necessários para o seu próprio desenvolvimento.

Assim, ela consegue maximizar o seu desempenho, despertando todo o seu potencial.

Entendeu melhor o que é autoconhecimento? Acredito que sim! Então agora vamos às dicas de livros sobre o assunto que você tem que ler, confira abaixo:

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

Esse best-seller do autor americano Mark Manson é o primeiro da nossa lista. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se pode parecer impactante, algo que não tem nada a ver com autoconhecimento, mas você verá que sua percepção inicial está errada.

No livro, Mark Manson enfatiza que a busca pelo pensamento positivo 24 horas por dias não é o que define o nosso sucesso.

Basicamente, o autor mostra que se sentir positivo o tempo todo também pode gerar fracassos e sufocar a nossa capacidade de crescer.

Manson mostra que situações ruins podem ser proveitosas para o nosso desenvolvimento.

Para ele, o erro da nossa sociedade é buscar a felicidade todo o tempo, em outras palavras, você não pode fracassar, você não pode errar. E isso em vez de libertar, sufoca.

Esse livro vai na contramão da maioria dos livros de autoajuda, porque busca mostrar como podemos tirar proveito de situações ruins, sem se acomodar, para que consigamos nos conhecer melhor e acelerar o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Vale muito a leitura!

O Poder do Agora

Esse livro é do escritor alemão Eckhart Tolle. Em O Poder do Agora, Tolle aborda a necessidade de focar no nosso presente.

Segundo o autor, nós passamos a maior parte da vida pensando no passado e fazendo planos para o futuro, e com isso nos esquecemos do agora.

Fazendo isso estamos adiando as nossas conquistas dia após dia, já que para alcançar objetivos precisamos agir e não só pensar e planejar.

E Tolle ainda vai além, ele explica que, ao pensar somente no passado e no futuro, perdemos a chance de aproveitar o que temos e sermos felizes.

Muitas pessoas condicionam a sua felicidade às conquistas, na maioria das vezes, materiais. Logo, se não conquistamos o que queremos, não somos felizes. A vida não se resume a isso. O Poder do Agora é um dos principais livros sobre o autoconhecimento.

Nessa obra, Tolle deixa claro que se vivêssemos no agora, não só seriamos mais felizes com nós mesmos, como nos conheceríamos melhor e poderíamos traçar um caminho mais assertivo para os nossos objetivos através das ações diárias.

Focar no estado presente é muito abordado em nosso Curso de PNL.

O Poder do Hábito

Esse livro é do jornalista americano Charles Duhigg e enfatiza como os hábitos podem influenciar positiva ou negativamente em nossas vidas.

O autoconhecimento se baseia no aprimoramento contínuo, logo passa por mudanças de hábitos. Todos nós temos hábitos que nos ajudam e nos prejudicam.

No livro, Duhigg mostra diversos exemplos pessoais e de outras pessoas, que mostram como a mudança de hábitos levou a uma mudança em suas vidas. Nada melhor para aprendermos do que os exemplos, não é mesmo?

O Poder do Hábito é um dos maiores best-sellers sobre autoconhecimento do mundo. Essa obra mostra como podemos identificar hábitos ruins e substituí-los por hábitos bons.

Essa é uma das bases do autoconhecimento para o autodesenvolvimento, identificar pontos de melhoria, para que possamos trabalhar em seu aprimoramento.

O livro O Poder do Hábito é uma obra excelente para nos despertar para a importância de pequenas coisas.

Conheça outros livros recomendados por nós

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de PNL.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK