Principais Ensinamentos do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”

03/05/2020 às 17:20 Livros

Principais Ensinamentos do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”

O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” teve a sua primeira edição publicada em 1937 e ainda hoje é um dos best-sellers mais vendidos no mundo. O sucesso da obra se deve ao fato dela tocar em um ponto crucial para o convívio social, abordando as melhores formas de se relacionar com outras pessoas.

O autor do livro, Dale Carnegie foi um escritor e orador norte-americano bastante reconhecido na época em assuntos e autoajuda. Originalmente, o texto foi escrito para uma apostila de um curso de relacionamento pessoal ministrado por Carnegie. Isso ainda em 1929, em um período de um mundo abalado pela grande depressão de 1929.

A apostila fez tanto sucesso que não demorou muito para que a apostila virasse o livro que é um dos campeões de vendas no segmento de relacionamento pessoal. Na época, o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” vendeu mais de 3 milhões de exemplares em língua inglesa. Atualmente, já foram vendidos mais de 50 milhões de exemplares do livro.

E para lhe ajudar a entender um pouco melhor sobre os ideais de convivência de Dale Carnegie, fizemos uma lista com os principais ensinamentos do best-seller, confira abaixo:

Se coloque no lugar do outro, pratique a empatia!

Muitas das dicas que o Carnegie dá ao longo do livro buscam mostrar aos leitores a importância de praticar a empatia. Para o autor, a melhor maneira de se relacionar com os outros é buscar compreender as pessoas.

Por isso, se colocar no lugar do outro é importante para conseguir entender opiniões e argumentos dos outros. Dessa forma, você deixa de lado atitudes comuns entre os humanos como os julgamentos, as críticas e as acusações. A empatia é uma habilidade importantíssima em qualquer âmbito da sua vida.

Implemente a técnica de rapport

Dale Carnegie não buscava apenas ter relações sociais mais amigáveis, ele também busca maneiras de influenciar as pessoas, sempre visando o que podemos chamar de “cooperação voluntária”.

Atualmente, a técnica de rapport é bastante usada por vendedores e empresários. Essa técnica é uma das principais ferramentas que aprendemos no curso de PNL. Na época, Carnegie já incentivava a prática da empatia pensando no rapport.

O rapport consiste em fazer um espelhamento das pessoas. Basicamente, a técnica não se baseia em uma imitação caricata da outra pessoa, mas no espelhamento de alguns pontos importantes, como entonação de voz, posterior, olhar, gestos, etc. Esse fator é fundamental para influenciar pessoas a fazer o que você precisa.

O PNL é uma metodologia de desenvolvimento altamente eficaz.

A única forma de ganhar uma discussão é evita-la

Carnegie enfatizava que as pessoas são diferentes umas das outras, cada um tem seus próprios pensamentos, opiniões e jeito de ser. Com isso, não há uma fórmula única para ganhar discussões.

E antes de mais nada, o autor não dizia que debater opiniões não era saudável, pelo contrário, mas que ficar debatendo um mesmo ponto sem haver uma concordância aumenta as chances de discussão, o que gera um ganho de energia desnecessário. Por isso, Carnegie acreditava que não se pode ganhar uma discussão.

Para ele, quando perdíamos uma discussão, perdíamos mesmo e se ganhássemos, estaríamos perdendo da mesma forma. Você deve estar se perguntando: se eu ganho uma discussão porque eu perdi? Carnegie dizia que ao ganhar uma discussão, estamos enfraquecendo as opiniões de outra pessoa e fazendo com que ela se sinta inferior com isso.

E com isso, nós simplesmente não ganhamos nada. Uma pessoa que perde uma discussão não se convence de uma hora para outra e não age diferente, ela se inferioriza em um breve momento e continua a conservar a sua opinião anterior e não a nossa.

Por isso em uma discussão acalorada não há vencedor. Existem apenas duas pessoas de “cabeça quente” tentando provar que estão certas para alimentar o próprio ego. Para Carnegie, isso não é nada produtivo.

Reconheça rapidamente e enfatize seus erros

Sempre que você perceber que está errado, independente do motivo, você deve reconhecer o erro e enfatizá-lo com um pedido de desculpas e não com uma justificativa. Carnegie aponta que é muito importante saber reconhecer os próprios erros.

Ao fazer isso, aliviamos a nossa consciência por tirar a culpa dos nossos pensamentos e também podemos enxergar soluções para não voltar a cometer o mesmo errado. Carnegie dizia que temos de ser enfáticos em relação aos nossos erros e trabalhar pouco a pouco o nosso poder de convencimento quando estamos com a razão. Esse é o segredo.

Consiga um “Sim” imediatamente

Sócrates é um dos filósofos mais lembrados pelo seu poder de convencimento. O filósofo grego era famoso por utilizar um método baseado em obter o máximo de respostas “sim”. A tática de Sócrates consistia em formular perguntas a seus oponentes que não abriam espaço para discordância.

O método de Sócrates era até bem simples, ele começava um diálogo e fazia perguntas consecutivas, até que sem perceber, a outra pessoa já estava concordando com o seu ponto de vista. Carnegie enfatiza a importância de realizar perguntas que possam ser respondidas com a palavra “Sim” e como isso é importante para convencer e influenciar pessoas.

No curso de PNL e no curso de Vendas nós aprendemos uma técnica para acordo condicional e para dizer o tão esperado SIM

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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