Precisa inovar mas está sem motivação? Conheça a história da fundadora da Magazine Luiza

15/06/2020 às 17:05 Dicas

Precisa inovar mas está sem motivação? Conheça a história da fundadora da Magazine Luiza

Inspire-se na trajetória de sucesso de Luiza Helena Trajano, que é considerada uma das personalidades mais influentes do Brasil

Nesse mercado altamente competitivo, a palavra “inovação” pode ser o grande diferencial de um empreendimento de sucesso. Deixar o tradicional de lado e investir em algo novo, é sempre é uma atitude inteligente. Mas e quando falta aquela inspiração para inovar?

Para te dar uma força, preparamos esse post que vai te mostrar a trajetória da fundadora das lojas Magazine Luiza, que apostou na inovação para alavancar os seus negócios, o que a tornou referência em todo o Brasil. Aproveite ao máximo a leitura!

Talento para os negócios desde pequena

Desde cedo, a futura empreendedora de sucesso já demonstrava que tinha talento para os negócios. Luiza Helena Trajano começou a sua trajetória profissional precocemente.

Com 12 anos de idade, já trabalhava como balconista na pequena loja dos seus tios, durante as férias da escola.

O gosto pelo comércio foi tanto que, Luiza Helena, já com 18 anos, foi efetivada como funcionária da loja dos tios. Aos poucos, o empreendimento foi se consolidando na cidade de Franca (SP) com a preciosa ajuda dessa jovem que sempre acreditou na inovação.

O tempo passou e Luiza Helena chegou a se formar como administradora de empresas e bacharel em Direito, trabalhando em praticamente todas as áreas da empresa.  

Em meados de 1991, sua tia a convidou para assumir a direção da sua loja. Sem pensar duas vezes, ela aceitou o convite.

Luiza Helena Trajano no comando de um império

Depois que Luiza Helena assumiu a presidência, muita coisa mudou para melhor, graças a sua visão inovadora de futuro. Com muito esforço, trabalho duro e determinação, as lojas Magazine Luiza foram se expandindo para todo o Brasil e acabaram se tornando referência em varejo.

O ápice de sua carreira de sucesso aconteceu em 2008, quando Luiza Helena Trajano se torna presidente da rede de lojas, o que a fez estampar diversas capas de revistas.

A inovação e o talento nato para os negócios sempre foram os principais diferencias dessa empreendedora.

Já em 2016, Frederico Trajano, filho de Luiza, acabou virando CEO das lojas Magazine. E isso foi um marco, pois a terceira geração da família estava no comando de uma empresa que, cada vez mais, se reinventava no mercado para se destacar da concorrência.

Inovação e proximidade com clientes e colaboradores

Durante os anos que Luiza Helena esteve no comando das lojas Magazine Luiza, ele ganhou um imenso destaque por ser uma pessoa inovadora e bastante próxima dos clientes mas, principalmente, dos funcionários.

Bem no início da sua gestão, em 1992, Luiza teve uma ideia que nenhum empresário teve até então e criou as lojas virtuais.

Elas funcionavam da seguinte maneira: o cliente ia até a loja física e fazia suas compras através de um computador disponibilizado para isso, com a ajuda de um vendedor.

Dessa forma, os clientes tinham acesso aos produtos que não estavam expostos nas vitrines. Essa modalidade de compras ainda pode ser vista em lojas com pouco volume de vendas, geralmente situadas em pequenas cidades.

E esse catálogo virtual existe até hoje graças a mente inovadora de Luiza Helena. O cliente pode escolher a mercadoria que deseja, mesmo que ela não esteja disponível em estoque.

Essa forma de vender fez uma verdadeira revolução no mercado de vendas online.

Liquidação Fantástica: mais uma inovação

Essa é mais uma prova que Luiza Helena Trajano era de fato a inovação em pessoa. A Liquidação Fantástica era um tipo de “queima de estoque” de todos os produtos do mostruário que era sempre realizada em janeiro, já que é um mês com baixo volume de vendas.

O sucesso da inovação foi tão grande que até os concorrentes começaram a fazer o mesmo. Na verdade, a famosa liquidação é feita até hoje em grande parte das lojas do varejo.

Tudo isso, graças a inovação de uma das mulheres mais influentes do Brasil, de acordo com a renomada revista Forbes. 

Durante toda a sua gestão, Luiza Helena visitava regularmente suas lojas, conversava com os clientes e até respondia grande parte dos e-mails de reclamações que chegavam.

Todas essas atitudes não eram vistas em grandes empresários da concorrência.

O sucesso das lojas Magazine foi tão grande que a própria companhia tem a sua cultura organizacional, que é bastante admirada pelos seus funcionários. Como era de se esperar, Luiza Helena Trajano foi comtemplada com diversas premiações e homenagens ao longo de toda a sua invejável carreira.

Se falta inspiração ou motivação para inovar, conheça algumas lições de empreendedorismo que a própria Luiza Helena Trajano nos ensina:

Menos reclamação, mais ação

São diversos os desafios do dia a dia. Cabe ao empreendedor saber como agir diante deles.

Os obstáculos podem dar mais coragem ou desanimar de vez. Para ela, a primeira opção é a mais inteligente.

Cliente: o bem mais precioso de qualquer empresa

Para Luiza Helena Trajano, inovação e foco total no cliente devem andar de mãos dadas.

Afinal, o sucesso depende diretamente desses dois fatores. Inovar sem foco no cliente é a mesma coisa que jogar dinheiro fora.

Tenha atenção às críticas, pois elas são valiosas

Segundo a proprietária das lojas Magazine Luiza, as críticas dos clientes são muito mais importantes do que os elogios.

Elas que são as verdadeiras responsáveis pelo crescimento de qualquer negócio. É através das críticas que podemos ver o que precisa ser aprimorado.

Uma equipe de sucesso é composta de várias estrelas

Mesmo que o empreendedor seja talentoso no que faz, isso não é suficiente. De acordo com Luiza Helena, para se alcançar o verdadeiro sucesso, é necessário contar com outras pessoas determinadas e comprometidas.

Somente dessa forma, uma empresa pode prosperar.

Aprenda com seus erros

Somos humanos e passíveis dos mais variados erros. Por isso, para essa empreendedora de sucesso, aprender com eles é uma das formas mais inteligentes de acertar na sua próxima “cartada”.

Aprenda com seus erros e saia no lucro, em todos os sentidos.

Venha para o IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional.

Os cursos de PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos. Aqui, o seu sucesso e a sua felicidade são os compromissos que teremos com você. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®