Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Síndrome de Burnout? Veja os principais sintomas e como evitar

10/08/2020 às 09:42 Dicas

O que é Síndrome de Burnout? Veja os principais sintomas e como evitar

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? Bom, ela também é conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional. Você já teve momentos de cansaço excessivo e estresse prolongado durante o trabalho?

É possível que você já tenha sofrido com o Burnout.

A sobrecarga emocional e física são os sintomas mais impactantes deste problema. E isso geralmente se devido a um forte nível de estresse por conta da pressão e responsabilidade do dia a dia de trabalho.

Aqui, você vai entender melhor sobre esta síndrome, entendendo os seus principais sintomas e como evitá-los.

Conceito de Burnout

A síndrome de Burnout se caracteriza por desgaste emocional e físico que prejudica o trabalho de uma pessoa, levando-a ao que chamamos de esgotamento profissional.

Este tipo de distúrbio foi mencionado pela primeira vez em 1974 pelo psicólogo americano Freudenberger. Esse foi o ponto inicial para a realização de diversos estudos sobre o assunto.

E antes de continuar é preciso entender que Burnout não é estresse. Se sentir estressado é algo mais comum pode ocorrer em diversas situações, basta gatilhos simples para isso. A questão do Burnout é bem mais profunda.

Lidar com a pressão do dia a dia faz parte da vida de qualquer profissional. Alguns conseguem se sair bem e outros sentem uma dificuldade imensa e se sentem pressionados.

Com o passar do tempo, é possível que estas pessoas desenvolva um quadro de síndrome de Burnout por conta do estresse excessivo e constante.

E estamos falando de uma sobrecarga gigantesca de estresse. Algo que em pouco tempo faça pessoas perder o interesse e a motivação em realizar suas atividades profissionais.

Algo que as faz se sentir cansadas ao extremo e sem forças para lidar com as responsabilidades do dia a dia.

Principais sintomas da Síndrome de Burnout

Para evitar o esgotamento profissional, é preciso estar atento aos sintomas que podem provocar o Burnout. A síndrome de Burnout não se desenvolve de um dia para o outro, sendo um problema que surge e vai se agravando com o tempo até impedir a nossa rotina de trabalho. Conheça os principais sintomas abaixo:

  • Enxaqueca e dores musculares frequentes – A pressão da rotina afeta o nosso sistema nervoso e faz com que passamos a conviver com dores musculares e enxaquecas constantes.
  • Cansaço constante – como já dito acima, o Burnout gera uma sensação de cansaço cada vez maior.
  • Procrastinação – O cansaço e a falta de motivação fazem com que pessoas que sofrem com a síndrome de Burnout comecem a procrastinar.
  • Necessidade de isolamento – a síndrome de Burnout nos leva a fugir das responsabilidades e isso revela uma necessidade de se isolar do convívio social.
  • Se sentir incapaz – O Burnout nos leva a nos sentir incapazes e impotentes de realizar os seus próprios projetos.

Como evitar a Síndrome de Burnout?

Reconheceu alguns sintomas da síndrome de Burnout em você? Então é hora de refletir sobre isto e procurar ajuda profissional.

Abaixo mostraremos algumas ações simples que farão toda a diferença para que você vença o Burnout e volte a ter uma boa performance no trabalho.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Encontre o seu propósito

Não podemos ver o nosso trabalho apenas como o nosso “ganha-pão”, como a nossa obrigação. Por isso, nós recomendamos que você busque um propósito para o seu trabalho.

Independente do segmento e da sua função, o seu trabalho favorece alguém, ajuda um público a resolver um problema.

Se você trabalha com a venda de produtos para atividades físicas, por exemplo, não foque apenas na venda, foque no propósito de poder ajudar mais pessoas a se exercitar e melhorar a qualidade de vida.

Se você vende um serviço como a fotografia, por exemplo, foque no que o seu trabalho pode ajudar pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas.

Tire um tempo para cuidar de si mesmo

Isso é muito importante! Cuidar da nossa saúde física e mental é muito importante para manter o equilíbrio no dia a dia. Levar uma rotina voltada ao sedentarismo, má alimentação e desmotivação é um gatilho para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout.

Por isso, busque focar em você todos os dias. Implemente hábitos mais saudáveis que podem lhe ajudar a ter mais disposição e melhorar a sua qualidade de vida.

Também foque em manter a sua mente sã, isso é fundamental para suportar o estresse do dia a dia e encarar os desafios.

A síndrome de Burnout se desenvolve porque olhamos pouco para nós mesmos. Você não é uma máquina! É importante que você se conheça, entenda suas capacidades e seus limites, somente assim você poderá potencializar a sua performance.

Para mais dicas de como aliviar ou amenizar os sintomas da sindrome de burnout, leia esse nosso artigo e descubra ainda mais.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

A Formação Practitioner em PNL do IBND é completa e pode lhe ajudar a transformar positivamente a sua vida e a de outras pessoas.

Nosso método de ensino foca em maximizar o aprendizado, fazendo com que você possa aplicar os resultados da PNL com excelência. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®