Precisa de mais inspiração? Conheça as marcantes frases de Peter Drucker

30/03/2021 às 17:40 Coaching

Precisa de mais inspiração? Conheça as marcantes frases de Peter Drucker

Algumas pessoas se destacam tanto em sua área de atuação, que acabam se tornando uma referência de prestígio e respeito no mundo inteiro. Peter Drucker é um ótimo exemplo. Por isso, preparamos esse post que vai te mostrar 10 frases marcantes desse gênio da administração e do mundo dos negócios e que tinha bastante autoconhecimento. Pronto para aprender mais? Vamos lá!

Quem foi Peter Drucker?

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909-2005) nasceu na Áustria e foi um renomado professor, escritor e consultor administrativo. Considerado uma referência de respeito para estudantes da área e até para grandes empresários, Peter Drucker é mestre na ciência que aborda a relação e gestão das pessoas dentro das organizações, como um todo.  

Com diversos artigos publicados e mais de 30 livros escritos sobre administração, muitos deles sendo best-sellers em todo o mundo, Peter Drucker também é uma das principais referências sobre o complexo mundo corporativo. Suas ideologias são massivamente estudadas em diversas universidades de renome internacional.

Peter Drucker: frases

Agora que você sabe quem foi Peter Drucker, conheça 10 marcantes frases do pai da administração e faça bom uso delas no dia a dia em sua empresa:

 1-   “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito”.

Essa frase nos mostra que toda ação dentro de qualquer empresa, precisa ser meticulosamente bem planejada e estar 100% alinhada com os objetivos definidos, para não se perder tempo e dinheiro com algo que não precisava ser feito. Todos os esforços precisam trazer resultados positivos para a organização.

2-   “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas”.

Essa célebre afirmação retrata o papel de um bom líder dentro do ambiente corporativo. De nada adianta o gestor ser um profissional experiente e com uma bagagem curricular invejável, se a maioria das suas ações no dia a dia são errôneas ou insensatas. Toda a equipe ficará prejudicada e, por consequência, a organização. É o famoso efeito cascata.

3-   “Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa”.

Peter Drucker nos mostra que, para qualquer negócio prosperar, é preciso ter a coragem de se arriscar em tomar uma decisão que seja sensata e, sobretudo, condizente com a realidade. Em suma, ter coragem de tomar a decisão certa no momento oportuno. Esse é um dos grandes segredos das empresas de sucesso.

4-   “A única fonte de lucro é o cliente”.

Ainda tem muito empresário por aí que acha que o cliente é apenas um mero detalhe para o seu negócio. Mas Peter Drucker mostra justamente o contrário. Ele diz que o cliente é o pilar de sustentação de qualquer empresa. Sem ele, nenhum negócio sobrevive, independente do segmento de atuação. Desenvolver o mindset também é importante. 

5-   “Uma decisão só se torna eficaz quando os comprometimentos com a ação são incluídos na decisão desde o início”.

Para o pai da administração moderna, uma decisão só vai trazer resultados positivos para qualquer empresa, se as ações forem condizentes com o que foi decidido. Tomar uma decisão e ficar de braços cruzados ou não ser comprometido com a mesma, não leva a lugar algum. Pelo contrário, os resultados podem ser negativos e desanimadores.

6-   “Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido”.

Aqui, Peter Drucker faz menção às consequências de cada decisão tomada dentro das empresas. Elas podem ser boas ou ruins no futuro. Por isso, qualquer tomada de decisão nos negócios precisa ser muito bem pensada, pois o preço a se pagar pode ser bem alto.

7-   “O gerente que quer ser eficaz e que quer sua organização eficaz está continuamente policiando todos os programas, todas as atividades, todas as tarefas”.

Todo empreendedor que deseja que o seu negócio prospere no mercado, precisa monitorar constantemente tudo o que está sendo feito. Somente dessa forma, a eficácia se mostrará presente no dia a dia de qualquer organização. O acompanhamento de perto é fundamental.

8-   “As reuniões são, por definição, uma concessão a uma organização deficiente. Ou se trabalha, ou faz reuniões. Não dá para fazer as 2 coisas ao mesmo tempo”.

Peter Drucker nos ensina que reuniões constantes são pouco saudáveis para qualquer negócio e remete à falta de organização. Ou seja, somente o trabalho é que traz resultados positivos para uma empresa. As reuniões são necessárias, mas se forem em demasia, podem ser prejudiciais.

9- “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”.

Essa frase nos ensina que, um planejamento de longo prazo não está ligado às decisões que serão tomadas no futuro, mas sim com as consequências futuras, sejam elas positivas ou negativas, que as decisões tomadas hoje poderão trazer para toda a organização. E isso faz todo o sentido!

10- “O que pode ser medido, pode ser melhorado”.

Para Peter Drucker, tudo que pode ser mensurado dentro de uma organização, pode ser aprimorado ou melhorado. Dessa forma, os resultados da sua empresa podem ser melhorados significativamente. Sempre existe a possibilidade de aperfeiçoamento em tudo aquilo que pode ser medido.

Está vendo como os ensinamentos desse gênio da administração moderna fazem todo sentido e servem de referência para qualquer empresário de sucesso? Agora é com você.

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK