Recolocação profissional: conheça nossas dicas

24/03/2021 às 14:38 Coaching

Recolocação profissional: conheça nossas dicas

O mercado de trabalho está cada vez exigente com os profissionais, que precisam dar o melhor de si e mostrarem que, de fato, são produtivos. A grande questão é que nem sempre uma recolocação profissional é fácil e acontece da noite para o dia. Afinal de contas, a concorrência é cada vez maior nas organizações.

Por isso, elaboramos esse post que traz dicas de ouro sobre recolocação profissional. Saiba o que fazer para que esse processo seja o mais breve possível e que o seu currículo seja um dos mais disputados pelas empresas. Pensou em recolocação profissional de sucesso para conseguir o emprego dos sonhos? Está lendo o artigo certo.

Saiba reconhecer seus pontos fortes e fracos

Um profissional que deseja voltar para o mercado de trabalho, precisa saber reconhecer quais são seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. O autoconhecimento é perfeito para que esse processo se torne mais assertivo e realista.

Uma boa dica é fazer uma lista com todas as suas habilidades técnicas e comportamentais e uma outra com tudo aquilo que precisa ser aprimorado, para que a sua recolocação profissional aconteça o quanto antes. Pode acreditar, isso é fundamental!

Tenha foco em uma área

Ficar “atirando” para todos os lados no mercado de trabalho não é bem-visto e não ajuda em nada na hora de arrumar um emprego. Se você quiser uma recolocação profissional de sucesso, mantenha o seu foco na área que mais tenha afinidade.

Não adianta querer trabalhar com contabilidade se você detesta números ou optar pela área de atendimento ao público se você não tem paciência com pessoas. Por isso, direcione seus esforços para a área que sempre atuou ou escolha uma nova área que você goste de verdade.

Estude, estude, estude

Um profissional que está procurando uma recolocação no mercado de trabalho, precisa estar atualizado dentro da sua área. Dessa forma, procure por cursos, palestras, workshops e tudo mais que possa te capacitar para disputar uma vaga em uma grande empresa.

Quanto mais conhecimentos e habilidades você tiver, maiores serão as chances do seu currículo ser selecionado. Tudo que agregar valor à sua bagagem profissional, no que diz respeito ao conhecimento, pode ser de grande valia na hora da entrevista.

Tenha um bom networking

Ter uma rede de contatos é fundamental para se conseguir uma recolocação profissional nos dias de hoje. Quanto mais pessoas ligadas à sua área de atuação você conhecer, mais chances terá de encurtar o caminho até o emprego dos sonhos. Ter resiliência também ajuda bastante. 

O famoso networking é uma ferramenta e tanto para retornar ao mercado de trabalho. Se você ainda não tem uma rede de contatos profissionais, é melhor começar a montar uma. Ex-colegas de faculdade ou de empresas que você já atuou, ex-professores, amigos ou conhecidos, são bons exemplos de contatos que podem te ajudar.

Atualize o seu currículo

O seu currículo é a tradução da sua vida profissional. Por isso, esse importante documento precisa estar sempre atualizado e organizado de forma que tudo que está escrito possa ser compreendido. Quando menos se espera, pode aparecer uma oportunidade de enviá-lo, certo? Dessa forma, ele precisa estar sempre em dia.

Muitos profissionais ainda se esquecem de atualizar o currículo na hora de procurar um emprego e acabam não sendo selecionados, muitas vezes, por esse motivo. Não se esqueça de disponibilizar o seu currículo atualizado nas redes sociais como o LinkedIn. As plataformas digitais são bastante usadas por recrutadores.

Esteja preparado para as entrevistas

Todo profissional que deseja retornar ao mercado de trabalho deve estar preparado para as temidas entrevistas que possam aparecer. Se você foi convocado para uma entrevista, procure se informar ao máximo sobre a empresa, faça uma lista com as possíveis perguntas feitas pelos entrevistadores e treine suas respostas.

Passar vergonha na frente dos outros por falta de informação pode abalar a sua confiança em si mesmo. O fato é que você deve estar preparado para quaisquer entrevistas que possam aparecer. Mantenha a calma acima de tudo e seja você a todo momento. Simples assim!

Procure uma consultoria especializada

Isso é importantíssimo para quem deseja uma recolocação profissional, principalmente se já estiver fora do mercado de trabalho há bastante tempo. Uma consultoria especializada, como um guia de carreira, por exemplo, pode ser de grande valia na hora de fortalecer a sua marca pessoal.

Dessa forma, se você está cheio de dúvidas quanto à sua carreira ou está inseguro de voltar para o mercado de trabalho, uma boa dica é procurar orientação e apoio de uma consultoria especializada. Isso pode ser de extrema valia. Afinal de contas, ter um norte nesse importante assunto é sempre bem-vindo.

Pensamento positivo, sempre

Por mais que não pareça, mas manter a motivação sempre em alta e o pensamento positivo, podem te ajudar a ter uma recolocação profissional de sucesso. Acreditar em si mesmo e ter confiança em suas ações, principalmente na hora das entrevistas, podem te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga.

Não sinta vergonha do seu perfil e da sua experiência profissional, pelo contrário, acredite que tudo dará certo e que a sua recolocação no mercado de trabalho acontecerá em breve. Foco nesse objetivo e boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK