Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Possíveis aplicações da hipnose e os beneficios proporcionados por esta técnica

04/05/2021 às 09:16 Hipnose

Possíveis aplicações da hipnose e os beneficios proporcionados por esta técnica

Hipnose não é somente entretenimento, e provavelmente você já deve ter notado isso logo ao ler o título deste conteúdo. Porém é importante frisar desde já e deixar claro de uma vez por todas que as aplicações da hipnose no mercado e em nossas vidas pessoais são vastas e podem ser de grande utilidade para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Se pedirmos a uma pessoa que não sabe absolutamente nada sobre hipnose para ela pensar numa imagem que se relaciona a esta técnica, muito provavelmente ela pensaria numa espécie de mágico em cima do palco ou numa pessoa segurando um pendulo em frente à pessoa a ser hipnotizada.

Obviamente, nenhuma destas ideias está errada, mas são rasas e superficiais. O universo da hipnose é vasto e vai muito além da hipnose de palco que tem como função central a diversão e entretenimento, como muitas pessoas leigas no assunto costumam pensar até hoje.

Mas este pensamento comum entre muitas pessoas acerca da hipnose possui um grande culpado: o mercado audiovisual!

O retrato da hipnose no cinema

Quantos filmes você consegue se lembrar que tem como temática central ou mesmo secundária, a hipnose?

Grandes produções tais como a comédia O Amor é Cego (2001), o suspense Contato de 4º grau (2009), o filme de ação Truque de Mestre (2013) e o filme de terror Corra! (2017) retratam a hipnose sob um ponto de vista equivocado e até mesmo um pouco insultante para os profissionais de hipnologia.

Carregado de misticismo, religiosidade, espiritualismo e, sobretudo, a ideia de controle mental total, a técnica retratada no cinema muitas vezes deixa de lado – propositalmente –  a noção das diversas aplicações da hipnose que são extremamente benéficas aos profissionais da saúde e a nossa vida.

Portanto, para que você amplie sua mente através do conhecimento aprofundado da hipnose, vejamos algumas aplicações desta técnica. Preparado? Então vamos lá!

Hipnose: descubra como e em que casos ela pode ser aplicada!

A história da hipnose é marcada por nomes de muitos profissionais como médicos, psicólogos, neurologistas e até mesmo por profissionais que não se inserem no campo da saúde, mas que marcaram e transformaram a técnica no que ela é hoje. E na jornada de estudos e pesquisas acerca da hipnose muitas coisas foram descobertas.

Por se tratar de um método peculiar, as aplicações da hipnose se encaixam em diversos campos. Conheça alguns dos principais caminhos e reflexos que esta técnica pode proporcionar:

Fobias

Você sabia que cerca de 10% da população mundial são vitimas de algum tipo de fobia? Este medo irracional por alguma coisa é, no mínimo, muito desagradável e pode impactar negativamente em diversos âmbitos da vida de uma pessoa, seja no contexto pessoal, profissional ou social.

Se uma pessoa tem medo de andar de carro, por exemplo, pode encontrar uma alternativa para superar essa fobia na hipnose. Mas de que forma é feito este atendimento?

Em primeiro lugar, o hipnólogo irá sugerir que o cliente vivencie a situação e que tente manter o controle dela por alguns segundos. Vencida esta etapa, o tempo vai aumentando até chegar ao período necessário para que a viagem de carro se complete e o cliente se liberte do medo.

Quer sabe mais a fundo como acontece o tratamento das fobias mais comuns através da hipnose? Leia o artigo sobre este tema aqui e nosso blog!

Ansiedade, depressão e síndrome do pânico

Sabemos que doenças de caráter psiquiátrico assombram a vida de muitas pessoas, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos, e como estamos lidando com um estado emocional afetado, deixar de buscar um tratamento pode favorecer a piora no quadro, levando a situações gravíssimas.

Neste ponto, a hipnose pode entrar como um tratamento alternativo que ajuda a melhorar a questão emocional, ajudando a levar à cura num menor espaço de tempo.

Buscando, em primeiro lugar, a origem que desencadeou a doença psíquica, a hipnose para depressão, a hipnose para ansiedade e demais patologias já se mostrou bastante eficiente e benéfica na vida de inúmeros clientes que buscam nesta técnica dar fim as suas dores emocionais.

Cirurgias e demais procedimentos médicos

Muitas pessoas ficam apavoradas somente ao pensar em ir ao dentista ou ao médico para realizar procedimentos como cirurgias, tomar injeções, etc., e, neste sentido, a hipnose pode ser a melhor aliada.

Muitos clientes que buscam pela hipnose, o fazem no sentido de buscar um relaxamento para que consiga lidar com este tipo de situação de forma mais leve e fácil. Com a ajuda desta técnica, é possível aprender a lidar, por exemplo, com o barulho da máquina usada pelos profissionais em odontologia de forma tranquila.

Ademais, uma das aplicações da hipnose, pode ser a de substituir anestesias.  Por isso, hoje a hipnose na odontologia é amplamente aceita e utilizada por muitos profissionais. Porém, cabe lembrar que esta aplicação para controlar ou mesmo eliminar dores varia muito de pessoa para pessoa.

Aplicações da hipnose para o desenvolvimento pessoal

Buscar o seu desenvolvimento pessoal é sinônimo de buscar potencializar as suas habilidades. Dessa forma, é possível alavancar sua carreira profissional e melhorar continuamente como ser humano.

Uma das maneiras pelas quais é possível encontrar caminhos para o seu desenvolvimento é através de uma vertente da hipnose que conhecemos como Hipnose Ericksoniana, que é capaz de explorar os inconsciente, ajudando a lidar com conflitos e desafios diários. Assim, a hipnose pode te ajudar a:

  • · Buscar o equilíbrio interior;

  • · Desenvolver a sua criatividade;

  • · Melhorar a resolução de problemas;

  • · Eliminar hábitos destrutivos como fumar, roer unhas, etc.;

  • · Desenvolver o empoderamento;

  • · Melhorar a sua comunicação através da PNL

Quer aprender na prática como utilizar a hipnose a seu favor?

Se você atua na área da saúde como terapeuta, psicólogo, psiquiatra, dentista, etc., e quer aprender na prática as aplicações da hipnose e, assim, alcançar resultados mais expressivos com os seus clientes, o curso de hipnose do IBND pode ser um excelente caminho!

Conheça agora as formações do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento e busque a sua qualificação no mercado!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®