Por que a hipnose para idosos pode ser importante?

20/09/2021 às 22:07 Hipnose

Por que a hipnose para idosos pode ser importante?

A terceira idade, apesar de ser uma fase muito importante da vida, costuma vir acompanhada de diversos desafios que podem comprometer tanto a saúde física quanto a emocional. Afinal de contas, o estresse, problemas familiares, traumas e tudo que foi vivido da infância até o presente momento se acumulam. 

Neste contexto, a saúde mental pode ser afetada e, por isso, pode ser necessário buscar soluções para alcançar uma melhor qualidade de vida. E dentre essas opções, a Hipnose para idosos pode ser um tratamento eficiente, tanto antes quanto depois do aparecimento de doenças psíquicas.

Por meio deste tratamento alternativo é possível aprender a lidar de forma saudável e consciente com as mudanças inevitáveis do envelhecimento e com as experiências acumuladas e não tratadas ao longo da vida. 

Vamos entender mais sobre a Hipnose para idosos e conferir casos onde ela pode ser eficiente? Continue fazendo a sua leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)!

Vamos falar sobre acessibilidade?

Quando falamos em processos terapêuticos envolvendo os cuidados com idosos, a questão da acessibilidade não pode ser deixada de lado. Afinal, embora as dificuldades de locomoção e outros aspectos decorrentes do envelhecimento não sejam necessariamente presentes, isto não invalida a necessidade de planejar o espaço para receber os clientes. 

Profissionais de saúde e futuros hipnólogos, o seu espaço de atendimento é adequado para receber pessoas que possam precisar de adaptações para uso pleno do espaço? 

As cadeiras possuem uma altura confortável para o seu cliente se sentar e se levantar sem ter que realizar grandes esforços? As instalações permitem que o seu cliente circule com facilidade e segurança? Ou o seu espaço é estreito, com muitos móveis e tapetes? É preciso estar atento a detalhes como esses antes de um atendimento. 

Alguns casos onde a hipnose para idosos é eficiente 

Como sabemos, a hipnose ajuda a identificar traumas de infância e da vida adulta facilitando ao cliente em transe hipnótico o aprendizado com eles. Por consequência, ela também auxilia o indivíduo na convivência diante das adversidades da vida de uma perspectiva muito mais positiva.

Neste sentido, a Hipnose para idosos pode ser um método terapêutico auxiliar para diversas das mais comuns condições mentais da terceira idade.

Bipolaridade 

A bipolaridade é uma doença caracterizada pelas alterações no comportamento, onde a pessoa acometida passa por fases de muita euforia e momentos de intensa depressão. Podendo as crises variarem de acordo com a intensidade (leve, moderada ou grave), frequência de episódios e duração.

A mudança repentina de comportamento e humor acaba dificultando a realização de atividades simples e comuns do dia a dia como trabalhar ou estudar. 

Alzheimer 

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade, sendo uma das doenças mais comuns da terceira idade. Esta doença neurodegenerativa causa alterações de comportamento, no humor e perda brusca da memória que podem se intensificar com o avanço da doença.

Apesar de não possuir um tratamento específico, a hipnose para alzheimer pode ser uma excelente alternativa para ajudar a pessoa acometida a ter mais qualidade de vida e se sentir mais segura e amparada.

Depressão 

A depressão é uma das doenças mentais que mais atinge os idosos, seja ela reativa (quando o tempo de duração é pequena) ou maior (nos casos que duram mais de duas semanas). 

Dentre os sinais clínicos da doença, a tristeza, ansiedade, apatia, irritabilidade, cansaço, pessimismo, insônia, etc., são os mais comuns entre pacientes seniors. E, embora não exista uma causa definida que desencadeia a depressão na terceira idade, há fatores que podem contribuir, tal como as intensas mudanças advindas deste período de vida.  

Esquizofrenia 

Outra doença mental que pode afetar indivíduos da terceira idade é a esquizofrenia, uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial e que se caracteriza pela perda do contato com a realidade e a indiferença a tudo que se encontra ao redor. 

Além disso, em casos mais graves, o idoso pode apresentar delírios e alucinações. A pessoa esquizofrênica pode ser entendida como um indivíduo com vários “Eus”, e essa divisão acaba por distorcer as percepções da realidade.

Através dos estados de transe e dos diálogos com o inconsciente, a Hipnose promove uma conversa entre essas partes, construindo pontes de integração e favorecendo um sistema íntegro do cliente, ou seja, inteiro.

Os benefícios da hipnose para os idosos

Quando uma doença é diagnosticada, é possível aliar o tratamento tradicional e, por vezes, medicamentoso a métodos alternativos que visem potencializar resultados. Tal como é o caso da Hipnose para idosos que ajudará o indivíduo a manter uma mente positiva e saudável para envelhecer com mais bem estar e qualidade de vida. 

Durante as sessões de hipnoterapia é possível identificar o que está afetando o idoso emocionalmente. Consequentemente, torna-se viável trabalhar para achar uma maneira de suprir suas necessidades emocionais. 

Um idoso, por exemplo, que acabou de se aposentar pode se sentir desanimado e inútil, não conseguindo lidar bem com a situação atual. 

Durante a hipnose, busca-se identificar a causa e fazer com que o cliente perceba que a aposentadoria foi a causa do seu sofrimento emocional, afinal, nem sempre isso pode ser evidente ao idoso. Identificado a raiz do problema, o hipnólogo poderá direcionar o cliente a novos caminhos. 

Da mesma forma, a Hipnose para idosos é eficiente, pois:

  • Incentiva atitudes positivas e de gratidão;

  • Estimula mudança de postura e de pensamento;

  • Promove a autoestima e autoconfiança;

  • Ajuda o cliente a estipular novas metas e objetivos;

  • Melhora a interação social;

  • Ajuda na compreensão e resolução de problemas;

  • Identifica os eventos causadores de doenças como a depressão, por exemplo;

  • Ajuda a recuperar o controle emocional, etc.

Quer usar a Hipnose para idosos no atendimento aos seus clientes? No curso de hipnose do IBND você irá aprender a usar esta ferramenta poderosa de forma prática para potencializar resultados e, efetivamente, ajudar os seus pacientes. Conheça!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK